/

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para “desinfetar” a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro (C), candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o “Rei Sol” e admite ficar na Invicta nos próximos quatro anos, mas sem acordos para assumir pelouros com Rui Moreira.

Apesar de as sondagens não lhe serem propriamente favoráveis, Tiago Barbosa Ribeiro candidata-se para ser o próximo presidente da Câmara Municipal do Porto. Se Rui Moreira vencer o terceiro mandato no próximo dia 26, o candidato socialista não fará qualquer acordo com o independente para assumir pelouros.

A Habitação é uma das prioridades da sua candidatura e o Público escreve que não seria estranho para o PS ocupar esse pelouro num executivo de Moreira. Manuel Pizarro fê-lo no primeiro mandato do independente, mas Tiago Barbosa Ribeiro rejeita essa hipótese.

Independentemente do resultado, certo é que Barbosa Ribeiro fica no Porto os próximos quatro anos. Para já, e até às autárquicas, não hesita em lançar farpas a Rui Moreira.

Esta quinta-feira, os dois candidatos cruzaram-se-se numa ação de campanha no Bairro da Previdência, em Ramalde, mas não se olharam olhos nos olhos – uma distância política que o socialista quer manter no próximo mandato do grupo independente.

Munido de álcool gel para distribuir nas ações de rua – numa espécie de analogia em tom de crítica -, e ao lado do candidato à junta de freguesia Eduardo Serrão, Barbosa Ribeiro disse a um munícipe: “Deixo-lhe um frasco de álcool gel para desinfetar a Câmara, a junta e as mãos.”

Na apresentação do seu programa, e sem mencionar o nome de Rui Moreira, deixou também claro que não tem “nenhuma tentação em ser rei”. “Muito menos Rei Sol.”

Enamorado pelo PS, considera serem elogios as fragilidades que os opositores lhe têm apontado nesta corrida autárquica. “Não me preocupa a idade de quem protagoniza boas ideias. Preocupa-me mais quem está a apresentar velhas ideias como sendo novas e não acrescentam nada novo. Ser o candidato do PS não é uma crítica é um grande elogio”, disse, citado pelo Observador.

Desde que abraçou o projeto, o candidato socialista tem tentado afastar o fantasma de ter sido uma segunda ou terceira aposta do partido para a Câmara do Porto.

Recorde-se que Barbosa Ribeiro não foi a primeira escolha de António Costa para a Invicta. O seu candidato era o secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, que, perante a falta de consenso, acabou por desistir da candidatura.

A desistência deixou Costa mal na fotografia. Um dirigente do PS no Porto acusou-o de ter cedido “a egos em detrimento dos interesses da cidade”.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.