//

Banksy leiloa obra a favor do serviço de saúde britânico. Pode chegar aos 3 milhões de libras

DR

Game Changer, obra de Banksy

A obra Game Changer é uma homenagem do artista britânico aos profissionais de saúde do seu país. Agora, esta vai ser leiloada e a Christie’s espera que possa ultrapassar os três milhões de libras (3,5 milhões de euros).

A pintura do artista do Reino Unido foi inspirada na pandemia de covid-19. Na obra pode observar-se uma criança que brinca com a sua nova boneca favorita – uma enfermeira com capa de super-heroína –, enquanto o Batman e o Homem Aranha espreitam no caixote do lixo.

Com o título Game Changer, a pintura é uma homenagem de Banksy aos profissionais de saúde que têm estado na linha da frente do combate à pandemia. A obra vai ser leiloada na Christie’s, em Londres, no próximo dia 23 de março.

O dinheiro da venda irá reverter para o serviço nacional de saúde britânico (National Health Service), que poderá vir a receber, segundo a estimativa da casa de leilões, entre 2,5 e 3,5 milhões de libras.

Banksy ofereceu o trabalho a um hospital de Southampton, na costa sul do Reino Unido, em maio do ano passado. A obra ia acompanhada com um bilhete que dizia: “Obrigado por tudo o que estão a fazer. Espero que isto alegre um pouco o lugar, mesmo sendo a preto e branco”. O único pormenor colorido do desenho é o símbolo da Cruz Vermelha no uniforme da super-enfermeira.

Segundo o Público, a pintura foi levada esta segunda-feira para a Christie’s, onde poderá ser apreciada por potenciais compradores até ao próximo dia 15. No entanto, uma reprodução de Game Changer ficará permanentemente exposta no hospital de Southampton.

Banksy, cuja identidade continua a ser fonte de controvérsia, já tinha leiloado o tríptico Mediterranean Sea View no Verão passado, na Sotheby’s, para apoiar um hospital em Belém, na Palestina.

Também em agosto de 2020, o artista britânico também financiou o navio Louise Michel para resgatar migrantes no Mediterrâneo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.