BANIF prepara-se para fechar

Barcex / Wikimedia

Segundo uma notícia que a TVI está a avançar, está tudo preparado para o encerramento do BANIF, num processo que envolverá despedimentos e perdas para os accionistas e depositantes acima dos 100 mil euros.

A TVI apurou que está tudo preparado para o encerramento do BANIF, que deixará os seus activos valiosos à Caixa Geral de Depósitos.

Segundo o Público, o Governo está a trabalhar para durante esta semana apresentar uma solução para o Banif que, independentemente da via escolhida, passará por expurgar do balanço os activos tóxicos, criando um “banco mau”.

O processo de encerramento do banco acarretará perdas para os accionistas, adianta a estação televisiva, e os depositantes poderão perder o valor dos seus depósitos acima dos 100 mil euros.

A RTP, no entanto, adianta que os depósitos acima dos 100 mil euros estarão garantidos.

Segundo a TVI, haverá despedimentos – muitos despedimentos.

A semana passada o BCE e a Comissão Europeia deram ao banco um prazo de até quarta-feira para resolver a sua situação financeira.

O banco está desde Dezembro de 2014 em situação de incumprimento com o Estado português.

Há três anos o banco foi nacionalizado por Passos Coelho, com uma injecção de fundos públicos de 700 milhões, que teriam de ser devolvidos até final de 2017, e um empréstimo de 400 milhões, dos quais 275 milhões já foram liquidados.

A última parcela, de 125 milhões de euros, deveria ter sido paga ao Tesouro em Dezembro de 2014.

A única esperança de evitar o encerramento do banco funchalense, avança a TVI, seria conseguir vendê-lo à Fosun até essa data, mas tudo indica que não haverá condições para que tal aconteça.

Até porque a própria Fosun se encontra em situação complicada, com o seu proprietário e presidente, o milionário chinês Guo Guangchang, detido para interrogatório no início da semana passada e que esteve desaparecido durante o resto da semana, tendo reaparecido publicamente apenas esta segunda-feira, num evento da empresa.

Governo garante que “a decisão não está tomada”

Num comunicado enviado ao fim da noite às redacções, o Ministério das Finanças reagiu à notícia e recorda que ainda decorre o processo de negociações, que está a ser acompanhado pela Direcção Geral da Concorrência, em Bruxelas.

O Governo garante que não está tomada qualquer decisão, e que está a acompanhar a evolução deste processo, acrescenta o comunicado, “de forma a garantir a confiança no sistema bancário” e a protecção dos depositantes e dos contribuintes.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. É mais um que o Banco de Portugal deixa passar….foi o BPN ..o BPP, o BES e agora o BANIF. Eu ainda estou para perceber qual o papel do Banco de Portugal nisto tudo! Então não deveria fiscalizar, supervisionar e corrigir as asneiras dos bancos?!?!’ Já não percebo nada…ou melhor até percebo mas é melhor nem escrever…

  2. Não é de admirar!Quando o Banco de Portugal através do seu Departamento de Supervisão,que em minha opinião deveria autónomamente fiscalizar o cumprimento ou não da Lei pelas instituições bancárias e quando solicitado envia aos bancos infractores que se pronunciem pela queixa e enviam a sua resposta e a arquivam está tudo dito.Mas a procissão ainda vai no adro.Não alarmam mas andam alarmados!Na calha estão o Montepio,o BCP e por fim a própria Caixa.Sim a CGD.Está completamente descapitalizada e só se segura em pé com as injecções do Orçamento.Já lhe venderam a carne suculenta (seguros e saude) agora aos contribuintes só lhes vai restar comer os ossos.
    Só não percebo porque é que os pobres endinheirados continuam a depositar nestas agências de gatunagem

  3. Para o mais distraídos, o Banco de Portugal esta a fazer o seu trabalho, daí a noticia!!
    Se assim não fosse, só se saberiam dos problemas quando fosse tarde demais (e não é o caso, pois os problemas já são conhecidos há muito tempo), e, o Estado tem 60% do banco por alguma razão…

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …