Bancos vão ter de reduzir remunerações dos administradores

europeancentralbank / Flickr

Mario Draghi, governador do Banco Central Europeu

Mario Draghi, governador do Banco Central Europeu

O presidente do BCE admitiu esta segunda-feira que a instituição poderá vir a obrigar os principais bancos da zona euro a cortar nas remunerações dos administradores e nos dividendos quando assumir a função de supervisor bancário único.

Mario Draghi esteve hoje na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Em resposta a um eurodeputado, Mario Draghi recordou que o BCE só assume em novembro as novas responsabilidades de supervisão bancária, mas admitiu que quando o fizer poderá vir a apertar as regras sobre remunerações.

“Quando acontecer, o BCE poderá pedir cortes de dividendos, de salários, como eu fiz no Banco de Itália quando fui governador“, disse Mario Draghi, em Bruxelas.

Draghi afirmou que, por agora, o que o BCE fez foi orientar os supervisores nacionais para que tomem esse tipo de práticas: “Alguns fizeram, mas nem todos”.

A partir de novembro deste ano, no âmbito do mecanismo único de supervisão – uma das três ‘pernas’ da futura União Bancária -, o BCE vai assumir a supervisão direta dos principais bancos europeus. Em Portugal, serão a Caixa Geral de Depósitos, o BPI, o BCP e agora o Novo Banco.

Já os supervisores nacionais ficam com a competência das instituições mais pequenas, mas sob o controlo do BCE.

De momento, o BCE está a avaliar o balanço dos cerca de 130 bancos que supervisionará diretamente – e que representam 80% dos ativos da zona euro – e realizará também testes de ‘stress’.

Draghi disse ainda que poderá obrigar os bancos a usar os lucros para reforçarem a sua base de capital.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …