Bancos tomam medidas para apoiar os clientes

Banco de Espanha

A criação de uma moratória de capital e juros para os créditos às famílias e às empresas só deverá chegar no final do mês. No entanto, os bancos portugueses estão já a tomar algumas medidas para apoiar os clientes.

A Caixa Geral de Depósitos é o banco que, até agora, apresentou mais medidas. Para as famílias, é apresentada a possibilidade de estabelecer a carência de juros, até seis meses, para clientes com crédito à habitação ou crédito pessoal (como cartões de crédito).

Além disso, todos os clientes com pensão até 1,5 vezes o salário mínimo e os jovens até aos 26 anos estão isentos de comissões durante este período de crise. Os titulares das contas Caixa (contas pacote) passam a beneficiar de isenção de custos em transferências através dos canais digitais e os clientes que não possuem um cartão de débito podem pedir um, sem custos no primeiro ano.

O Público realça ainda que, até 31 de maio, o banco público passa a isentar o pagamento da mensalidade dos terminais de pagamento automático (TPA) aos comerciantes com faturação inferior a 7.500 euros.

O Millennium BCP anunciou a suspensão da taxa de serviço mínima a pagar pelos comerciantes na aceitação de pagamentos com cartões. Esta medida isenta o comerciante e beneficia os particulares que poderão pagar compras mais pequenas com cartão.

Está ainda suspensa a comissão suportada pelos comerciantes nos pagamentos por MBWay.

O Santander isentou de comissões todos os pagamentos efetuados por plataformas digitais (app ou netbanco), por um período de um mês. Para facilitar os pagamentos com a tecnologia contactless, o banco vai proceder à substituição de todos os cartões para a nova tecnologia sem qualquer tipo de comissões.

Além disso, acrescenta o diário, o banco Santander suspendeu a cobrança da mensalidade nos terminais de pagamento, isentou a cobrança do valor mínimo sobre as transações efetuadas e suspendeu a cobrança de todas as comissões do serviço MBWay nos POS.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …

Centeno quer que BdP possa vender bancos sem aval da Autoridade da Concorrência. Regulador está contra

As novas regras da banca preveem que o Banco de Portugal (BdP) possa alienar total ou parcialmente um banco a outra instituição sem ter de esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência. Porém, o regulador …

Ruben Amorim falou do "campeonato cheio de artistas", mas fintou arbitragem após novo empate

O Sporting empatou o segundo jogo consecutivo e Ruben Amorim acabou expulso já depois do apito final no jogo com o Famalicão (1-1). Fintando o tema da arbitragem, o treinador dos leões falou de um …