Banco de Portugal passou a miragem para Centeno. “A partir de agora são capazes de lhe fazer a vida negra”

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças ficou mais longe do cargo de Governador do Banco de Portugal (BdP) na sequência da injecção de mais fundos públicos no Novo Banco. A opinião é partilhada por vários economistas que defendem que Mário Centeno “fez o que tinha de fazer”, apesar de, assim, se afastar “praticamente em definitivo” do cargo.

Esta ideia é revelada pelos economistas João Duque e Filipe Pinhal em declarações ao jornal Sol.

“Como é que António Costa vai meter uma pessoa com quem se pegou no Banco de Portugal? Para lhe fazer a vida negra“, constata João Duque, notando que “Centeno fez aquilo que qualquer pessoa honesta faz”. “Paga e não põe em causa a reputação da instituição que representa que é o Estado”, diz o economista, considerando que “o resto é folclore político“.

Centeno autorizou a transferência de 850 milhões de euros dos cofres do Estado para injectar no Novo Banco ao abrigo do contrato de venda da instituição financeira ao Fundo Lone Star, bem como cumprindo o que foi aprovado no Orçamento de Estado de 2020.

Mas, assim, terá ficado afastado do cargo de Governador do BdP “praticamente em definitivo”, como asseveram os economistas ao Sol.

“Não sei se são supersticiosos ou não, mas o dia 13 foi mesmo azarado para Marcelo, Costa e Rio, tudo acontecendo como postula a velhinha Lei de Murphy: se alguma coisa pode correr mal, correrá. E correrá da pior maneira, no pior momento e do modo que cause o maior dano possível”, analisa Filipe Pinhal no Sol.

“A partir de agora são capazes de fazer a vida negra a Mário Centeno“, considera ainda Filipe Pinhal que também acredita que o ministro viu goradas as suas possibilidades de rumar para o BdP já em Julho.

João Duque acredita que Centeno poderá chegar ao cargo dentro de cinco ou sete anos. “Ir directo do Ministério das Finanças para o BdP até seria promíscuo“, refere. Contudo, não seria nada de novo, tendo já acontecido no passado com figuras como Silva Lopes e Miguel Beleza que passaram da pasta das Finanças para o BdP.

Carlos Costa apadrinha Centeno como seu sucessor

Quem vê com bons olhos a ida de Centeno para o BdP é o actual Governador da instituição, Carlos Costa. “Tem todas as condições para ser um grande governador do BdP”, sustenta em entrevista ao Expresso.

Carlos Costa trata de fazer também um auto-elogio ao trabalho que realizou no BdP, notando que se chegar ao cargo, Centeno “vai receber uma máquina que está rejuvenescida, com muito maiores competências, com uma estruturação muito forte, com um sentido de missão e um foco muito claro”.

A relação entre Carlos Costa e Centeno tem sido descrita como “tensa” devido a factos ocorridos quando o actual ministro era um alto quadro do BdP. Nessa altura, candidatou-se a director do departamento de Estudos Económicos, mas acabou por ser chumbado por um júri, com Carlos Costa a validar esse chumbo.

O Governador desvaloriza o caso, salientando no Expresso que “não houve qualquer corte de relações ou qualquer menorização da capacidade científica e técnica do professor Mário Centeno, pelo contrário houve uma valorização“.

“Tínhamos grandes candidatos e todos eles foram devidamente valorizados na sua componente científica e académica. Não foram capazes de demonstrar as qualidades que se pretendiam em matéria de gestão de pessoas”, sustenta ainda Carlos Costa, realçando que, depois do chumbo para o cargo, “Centeno foi convidado” por si “para ser assessor ou consultor do Governador e nessa qualidade recebeu um mandato para promover uma conferência internacional”.

Carlos Costa também valida a transferência dos 850 milhões de euros para o Novo Banco, reportando-se às “obrigações que resultam do contrato”. “Se houvesse alguma forma de minimizar os custos para o Fundo de Resolução ele certamente teria estado muito atento”, nota o Governador sobre Centeno.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois, agora vem a lume que existia um contrato.
    Mas então, o PM não sabia doi contrato quando respondeu às perguntas no parlamento?

    É a pessegada do costume…. só areia para os olhos do contribuinte…..

RESPONDER

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …