Banco de Portugal passou a miragem para Centeno. “A partir de agora são capazes de lhe fazer a vida negra”

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças ficou mais longe do cargo de Governador do Banco de Portugal (BdP) na sequência da injecção de mais fundos públicos no Novo Banco. A opinião é partilhada por vários economistas que defendem que Mário Centeno “fez o que tinha de fazer”, apesar de, assim, se afastar “praticamente em definitivo” do cargo.

Esta ideia é revelada pelos economistas João Duque e Filipe Pinhal em declarações ao jornal Sol.

“Como é que António Costa vai meter uma pessoa com quem se pegou no Banco de Portugal? Para lhe fazer a vida negra“, constata João Duque, notando que “Centeno fez aquilo que qualquer pessoa honesta faz”. “Paga e não põe em causa a reputação da instituição que representa que é o Estado”, diz o economista, considerando que “o resto é folclore político“.

Centeno autorizou a transferência de 850 milhões de euros dos cofres do Estado para injectar no Novo Banco ao abrigo do contrato de venda da instituição financeira ao Fundo Lone Star, bem como cumprindo o que foi aprovado no Orçamento de Estado de 2020.

Mas, assim, terá ficado afastado do cargo de Governador do BdP “praticamente em definitivo”, como asseveram os economistas ao Sol.

“Não sei se são supersticiosos ou não, mas o dia 13 foi mesmo azarado para Marcelo, Costa e Rio, tudo acontecendo como postula a velhinha Lei de Murphy: se alguma coisa pode correr mal, correrá. E correrá da pior maneira, no pior momento e do modo que cause o maior dano possível”, analisa Filipe Pinhal no Sol.

“A partir de agora são capazes de fazer a vida negra a Mário Centeno“, considera ainda Filipe Pinhal que também acredita que o ministro viu goradas as suas possibilidades de rumar para o BdP já em Julho.

João Duque acredita que Centeno poderá chegar ao cargo dentro de cinco ou sete anos. “Ir directo do Ministério das Finanças para o BdP até seria promíscuo“, refere. Contudo, não seria nada de novo, tendo já acontecido no passado com figuras como Silva Lopes e Miguel Beleza que passaram da pasta das Finanças para o BdP.

Carlos Costa apadrinha Centeno como seu sucessor

Quem vê com bons olhos a ida de Centeno para o BdP é o actual Governador da instituição, Carlos Costa. “Tem todas as condições para ser um grande governador do BdP”, sustenta em entrevista ao Expresso.

Carlos Costa trata de fazer também um auto-elogio ao trabalho que realizou no BdP, notando que se chegar ao cargo, Centeno “vai receber uma máquina que está rejuvenescida, com muito maiores competências, com uma estruturação muito forte, com um sentido de missão e um foco muito claro”.

A relação entre Carlos Costa e Centeno tem sido descrita como “tensa” devido a factos ocorridos quando o actual ministro era um alto quadro do BdP. Nessa altura, candidatou-se a director do departamento de Estudos Económicos, mas acabou por ser chumbado por um júri, com Carlos Costa a validar esse chumbo.

O Governador desvaloriza o caso, salientando no Expresso que “não houve qualquer corte de relações ou qualquer menorização da capacidade científica e técnica do professor Mário Centeno, pelo contrário houve uma valorização“.

“Tínhamos grandes candidatos e todos eles foram devidamente valorizados na sua componente científica e académica. Não foram capazes de demonstrar as qualidades que se pretendiam em matéria de gestão de pessoas”, sustenta ainda Carlos Costa, realçando que, depois do chumbo para o cargo, “Centeno foi convidado” por si “para ser assessor ou consultor do Governador e nessa qualidade recebeu um mandato para promover uma conferência internacional”.

Carlos Costa também valida a transferência dos 850 milhões de euros para o Novo Banco, reportando-se às “obrigações que resultam do contrato”. “Se houvesse alguma forma de minimizar os custos para o Fundo de Resolução ele certamente teria estado muito atento”, nota o Governador sobre Centeno.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois, agora vem a lume que existia um contrato.
    Mas então, o PM não sabia doi contrato quando respondeu às perguntas no parlamento?

    É a pessegada do costume…. só areia para os olhos do contribuinte…..

RESPONDER

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …

Bebés alimentados por biberões ingerem milhões de micro plásticos por dia, sugere estudo

Um novo estudo vem agora alertar para os perigos da puericultura moderna. De acordo com a pesquisa, os bebés que são alimentados com biberões engolem milhões de partículas de micro plástico por dia. Normalmente os biberões …

Cortaram a água nas instalações da Tesla na Alemanha. Havia contas por pagar

A empresa pública alemã WSE cortou (e já restabeleceu) o fornecimento de água nas instalações da Tesla em Grünheide, onde nascerá a primeira gigafactory europeia da empresa, devido à falta de pagamento das contas. Na semana …

Trabalhadores remotos estão a encher pequenas cidades (que agora têm os problemas das grandes)

A pandemia de covid-19 está a levar a um novo fenómeno: a migração para "comunidades de passagem" - pequenas cidades próximas a grandes terras e estações de esqui - à medida que mais pessoas começam …

EUA vão retirar Sudão da "lista negra" de países apoiantes do terrorismo

O Sudão vai ser retirado da lista de países apoiantes do terrorismo, anunciou na segunda-feira o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, numa medida que permitirá ao país africano voltar a ter acesso a …

Trump testou positivo à covid-19 e Fauci não ficou nada surpreendido

Anthony Fauci, o principal especialista norte-americano em doenças infeciosas, revelou esta semana que não ficou nada surpreendido com o facto de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter testado positivo à covid-19.  Em entrevista ao …

Benfica castigado com um jogo de interdição da Luz

O Benfica foi punido com um jogo de interdição do Estádio da Luz e uma multa de 10.200 euros pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por apoio a claques não …

Homem muda a matrícula do carro para ficar "invisível", mas acaba com multas pendentes de 12 mil dólares

Um especialista em segurança cibernética norte-americano, conhecido como Droogie, trocou a matrícula do seu carro e pôs em prática um plano para tentar tornar o veículo indetetável nos leitores de matrículas e sistemas de bilhetes. …

Fenprof diz que já são mais de 330 as escolas com casos positivos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou que já são mais de 330 as escolas em que confirmou existirem casos de covid-19 e acusou o Ministério da Educação de “esconder informação” solicitada a este propósito. Os …

Boeing 737 Max novamente seguro para voar, diz regulador europeu

O 737 Max da Boeing, avião suspenso desde março de 2019 devido a dois acidentes que resultaram na morte de 346 pessoas, é novamente seguro para voar, afirmou o diretor executivo da Agência Europeia para …