Banco de Portugal passou a miragem para Centeno. “A partir de agora são capazes de lhe fazer a vida negra”

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças ficou mais longe do cargo de Governador do Banco de Portugal (BdP) na sequência da injecção de mais fundos públicos no Novo Banco. A opinião é partilhada por vários economistas que defendem que Mário Centeno “fez o que tinha de fazer”, apesar de, assim, se afastar “praticamente em definitivo” do cargo.

Esta ideia é revelada pelos economistas João Duque e Filipe Pinhal em declarações ao jornal Sol.

“Como é que António Costa vai meter uma pessoa com quem se pegou no Banco de Portugal? Para lhe fazer a vida negra“, constata João Duque, notando que “Centeno fez aquilo que qualquer pessoa honesta faz”. “Paga e não põe em causa a reputação da instituição que representa que é o Estado”, diz o economista, considerando que “o resto é folclore político“.

Centeno autorizou a transferência de 850 milhões de euros dos cofres do Estado para injectar no Novo Banco ao abrigo do contrato de venda da instituição financeira ao Fundo Lone Star, bem como cumprindo o que foi aprovado no Orçamento de Estado de 2020.

Mas, assim, terá ficado afastado do cargo de Governador do BdP “praticamente em definitivo”, como asseveram os economistas ao Sol.

“Não sei se são supersticiosos ou não, mas o dia 13 foi mesmo azarado para Marcelo, Costa e Rio, tudo acontecendo como postula a velhinha Lei de Murphy: se alguma coisa pode correr mal, correrá. E correrá da pior maneira, no pior momento e do modo que cause o maior dano possível”, analisa Filipe Pinhal no Sol.

“A partir de agora são capazes de fazer a vida negra a Mário Centeno“, considera ainda Filipe Pinhal que também acredita que o ministro viu goradas as suas possibilidades de rumar para o BdP já em Julho.

João Duque acredita que Centeno poderá chegar ao cargo dentro de cinco ou sete anos. “Ir directo do Ministério das Finanças para o BdP até seria promíscuo“, refere. Contudo, não seria nada de novo, tendo já acontecido no passado com figuras como Silva Lopes e Miguel Beleza que passaram da pasta das Finanças para o BdP.

Carlos Costa apadrinha Centeno como seu sucessor

Quem vê com bons olhos a ida de Centeno para o BdP é o actual Governador da instituição, Carlos Costa. “Tem todas as condições para ser um grande governador do BdP”, sustenta em entrevista ao Expresso.

Carlos Costa trata de fazer também um auto-elogio ao trabalho que realizou no BdP, notando que se chegar ao cargo, Centeno “vai receber uma máquina que está rejuvenescida, com muito maiores competências, com uma estruturação muito forte, com um sentido de missão e um foco muito claro”.

A relação entre Carlos Costa e Centeno tem sido descrita como “tensa” devido a factos ocorridos quando o actual ministro era um alto quadro do BdP. Nessa altura, candidatou-se a director do departamento de Estudos Económicos, mas acabou por ser chumbado por um júri, com Carlos Costa a validar esse chumbo.

O Governador desvaloriza o caso, salientando no Expresso que “não houve qualquer corte de relações ou qualquer menorização da capacidade científica e técnica do professor Mário Centeno, pelo contrário houve uma valorização“.

“Tínhamos grandes candidatos e todos eles foram devidamente valorizados na sua componente científica e académica. Não foram capazes de demonstrar as qualidades que se pretendiam em matéria de gestão de pessoas”, sustenta ainda Carlos Costa, realçando que, depois do chumbo para o cargo, “Centeno foi convidado” por si “para ser assessor ou consultor do Governador e nessa qualidade recebeu um mandato para promover uma conferência internacional”.

Carlos Costa também valida a transferência dos 850 milhões de euros para o Novo Banco, reportando-se às “obrigações que resultam do contrato”. “Se houvesse alguma forma de minimizar os custos para o Fundo de Resolução ele certamente teria estado muito atento”, nota o Governador sobre Centeno.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois, agora vem a lume que existia um contrato.
    Mas então, o PM não sabia doi contrato quando respondeu às perguntas no parlamento?

    É a pessegada do costume…. só areia para os olhos do contribuinte…..

RESPONDER

O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram. Uma equipa de cientistas …

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …