Banco de Portugal está a analisar sete ex-gestores da CGD

Mário Cruz / Lusa

O Banco de Portugal está a analisar sete antigos gestores da Caixa Geral de Depósitos que estão em exercício em entidades suas supervisionadas, para avaliar se abre um processo de reavaliação da idoneidade devido aos novos factos trazidos pela auditoria feita pela EY.

Dentro desse grupo, sabe o Expresso, encontra-se António de Sousa, que foi governador do supervisor, e cuja averiguação diz respeito ao período em que presidiu ao banco público, entre 2000 e 2004.

Novo Banco, BCP, Finantia, CGD, EuroBic e a ECS são as instituições onde se encontram alguns dos gestores no ativo sob averiguação pelo exercício de funções entre 2000 e 2015.

São os casos de António de Sousa, Vítor Fernandes e Jorge Cardoso, que estão no Novo Banco; de João Nuno Palma, no BCP; António Vila-Cova, que preside ao Finantia; Maria João Carioca, que regressou à Caixa; e José Fernando Maia de Araújo e Silva, que é administrador não executivo do EuroBic.

Dos 44 administradores que passaram pelo banco público naquele período apenas sete estão sob o exame destinado a analisar se faz sentido avaliar a sua idoneidade e experiência na banca comercial.

António de Sousa foi governador do BdP entre 1994 a 2000, ano em que transitou para a presidência da CGD. Por ter sido administrador da instituição entre 2004 e 2006, o atual governador, Carlos Costa, não vai participar nas decisões em torno do banco público.

O processo de averiguação a António de Sousa é desencadeado pelo facto de desempenhar funções em entidades supervisionadas pelo BdP na esfera da ECS. O grupo ECS foi fundado em 2006 e tem marcado presença forte na reestruturação de créditos e de ativos problemáticos que ficaram na mão dos bancos com a crise.

No caso de Vale do Lobo, por exemplo, que gerou perdas de 219 milhões de euros à Caixa de acordo com a versão preliminar da auditoria da EY, o banco público parqueou num fundo da ECS, em troca de unidades de participação, créditos problemáticos avaliados em 300 milhões de euros e aguarda que, até 2020, possa recuperar parte do dinheiro.

O que pesa na análise do BdP é uma incógnita. A presença em reuniões de conselhos de crédito e órgãos decisórios será um aspeto para o qual o supervisor vai olhar quando analisar os gestores e decidir se vai ou não avançar com a reavaliação destes casos.

Para isso, pesará a presença e envolvimento destes ex-administradores nos conselhos de crédito da Caixa entre 2000 e 2015, assim como quais as operações em causa.

“O Banco de Portugal está a considerar toda a informação contida na auditoria da EY à CGD e daí retirará as consequências que se imponham”, de acordo com um comunicado do supervisor da banca. Em 2017, a autoridade, tendo por base “factos supervenientes, instruiu 32 processos de eventual reavaliação da idoneidade de membros dos órgãos de administração e fiscalização de instituições supervisionadas”.

Ex-gestores da CGD já aprovados após auditoria

No verão passado, já houve a aprovação de antigos administradores do banco público para o exercício de funções noutras instituições financeiras, incluindo nomes que estão novamente sob análise. Maria João Carioca, João Nuno Palma e Daniel Traça receberam luz verde do supervisor da banca.

A primeira, que voltou à CGD em 2017, já tinha sido administradora executiva entre 2013 e 2016. É desde este ano, também vogal da administração do Caixa — Banco de Investimento, cargo para o qual também precisou de autorização para o exercício de funções.

Nesse período, Daniel Traça tinha estado na mesma equipa da Caixa, embora apenas como administrador não executivo, com funções de fiscalização e acompanhamento e sem responsabilidade na gestão quotidiana. Ascendeu à administração não executiva do Santander Totta no início de 2019.

Em julho de 2018, João Nuno Palma recebeu autorização para permanecer como administrador executivo do BCP, tendo também no currículo a passagem pela administração da CGD entre 2013 e 2015.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …