Banco de Leite Humano do S. João quer chegar a todos os bebés de risco do Norte

O Banco de Leite Humano do Norte, inaugurado esta segunda-feira no Hospital de São João (HSJ), no Porto, é o segundo no país e já tem leite para ser fornecido aos bebés.

“A aplicação de uma terapêutica substitutiva do leite materno quando ele não existe e que vai TER repercussões muito positivas, principalmente na grande prematuridade”, representa “um bem comum”, disse à TSF o diretor de neonatologia do Hospital de São João (HSJ), Henrique Soares.

O objetivo é que o banco “possa fornecer leite gratuitamente para todos os bebés de risco da região Norte”, indicou, sublinhando que a abertura deste equipamento é “uma conquista” para a região, que resulta de uma “luta de alguns anos”.

Na ausência do leite materno, o leite de dadora é uma opção que “mostrou ter propriedades que diminuem o risco de algumas patologias que são graves, principalmente na grande prematuridade”, afirmou Henrique Soares.

Também à TSF, a coordenadora do Banco de Leite Humano do Norte, Diana Silva, esclareceu que as dadoras são mães que estão a amamentar e que têm leite em excesso, doando-o gratuitamente. O leite é recolhido no próprio domicílio, armazenado e transportado em segurança até às instalações do São João.

As dadoras são mães com bebés com menos de seis meses, para o leite ser adequado a um bebé recém-nascido. Podem beneficiar os bebés prematuros, cujas mães não estão biologicamente preparadas para amamentar, e os bebés internados por longos períodos nos serviços de neonatologia.

O Banco de Leite humano do Norte nasce da requalificação da copa de leite do HSJ, onde é preparada a alimentação de bebés que não estão a ser amamentados, e resulta de um investimento de meio milhão de euros. A equipa junta farmacêuticos, especialistas em patologia clínica, nutricionistas, entre outros profissionais e técnicos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.