//

Mínimo histórico. Banco de Inglaterra baixa taxas de juro para 0,25% em resposta ao Covid-19

bankofengland / Flickr

Mark Carney, governador do Banco de Inglaterra

Numa reunião de emergência realizada na terça-feira, o Banco de Inglaterra (BoE) decidiu cortar a taxa diretora para o mínimo histórico de 0,25%, que entra em vigor esta quarta-feira.

O Banco de Inglaterra anunciou esta quarta-feira um corte nas taxas de juro para 0,25% de forma a ajudar a economia britânica a enfrentar a epidemia do novo coronavírus.
A decisão foi tomada de forma “unânime” após uma reunião de emergência e divulgada em comunicado, no qual se indica que as taxas baixam de 0,75% para 0,25%.

Por outro lado, o Banco de Inglaterra afirmou que vai encorajar os bancos a concederem empréstimos às empresas e famílias, sublinhando que “a atividade provavelmente enfraquecerá significativamente no Reino Unido nos próximos meses”.

O anúncio surge horas antes da apresentação do Orçamento pelo Governo. A 3 de março, a Reserva Federal dos Estados Unidos decidiu baixar a taxa de juro de referência da economia norte-americana em meio ponto percentual. Esta foi a maior descida de uma só vez desde 2008, e levou a taxa de juro de referência para um intervalo entre 1% e 1,25%.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos. Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.