O “banco mais burro da Alemanha” voltou a transferir milhões de euros por engano

wecand / Flickr

Edifício sede do KfW em Frankfurt, Alemanha

O Banco de Desenvolvimento Estatal Alemão (KfW) voltou a enganar-se, transferindo quase 6 mil milhões de euros para vários bancos devido a uma “falha técnica”.

Em Setembro de 2008, o KfW transferiu por engano mais de 300 milhões de euros para o Lehman Brothers no dia em que o Banco de Investimento norte-americano entrou em bancarrota.

Desta vez, o erro sucedeu em Fevereiro passado, com a transferência de quase 6 mil milhões de euros para vários bancos, conforme reporta a agência de notícias financeiras Bloomberg.

De acordo com a agência, foi o Banco Central Alemão, Bundesbank, que alertou o KfW para a anomalia, depois de este ter ficado com as suas contas a descoberto.

A transferência por engano terá sido motivada pela ocorrência de “uma falha técnica que repetiu pagamentos únicos múltiplas vezes”, salienta a Bloomberg, citando uma fonte interna do banco que não se quis identificar.

O KfW já admitiu a falha, lamentando o incidente e realçando que foi motivado por um “erro humano devido a uma configuração errada”, conforme nota enviada por email à Bloomberg.

“O erro foi rapidamente identificado e eliminado e as quantidades pagas em excesso foram reivindicadas com sucesso”, garante também o banco estatal alemão que assegura que “o comportamento incorrecto do sistema” foi detectado “muito cedo no processo”, o que permitiu mitigar “imediatamente a acção indesejada”.

O KfW acrescenta que já lançou “auditorias internas e externas” de modo a “clarificar em detalhe as causas do incidente e a retirar as conclusões correspondentes”.

Este caso vem colocar novamente em evidência, e pelas piores razões, a instituição financeira alemã que, em 2008, na altura do erro com o Lehman Brothers, foi apelidada pela imprensa germânica como o “Banco mais burro da Alemanha”.

Num tom mais sério, a “falha técnica” assume contornos de preocupação, tanto mais depois de uma auditoria recente, efectuada pela Autoridade Federal de Supervisão Financeira da Alemanha (mais conhecida por BaFin), ter detectado que os sistemas informáticos do KfW são desadequados e expõem o banco a riscos de segurança, conforme reporta a Bloomberg.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É o tipo de burro que se faz de burro e pode ser que ninguém repare!
    Mais uma vez os alemães a demonstrarem que são correctissímos, cumpridores e que não falham, só os outros é que falham e roubam!

RESPONDER

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …