O “banco mais burro da Alemanha” voltou a transferir milhões de euros por engano

wecand / Flickr

Edifício sede do KfW em Frankfurt, Alemanha

O Banco de Desenvolvimento Estatal Alemão (KfW) voltou a enganar-se, transferindo quase 6 mil milhões de euros para vários bancos devido a uma “falha técnica”.

Em Setembro de 2008, o KfW transferiu por engano mais de 300 milhões de euros para o Lehman Brothers no dia em que o Banco de Investimento norte-americano entrou em bancarrota.

Desta vez, o erro sucedeu em Fevereiro passado, com a transferência de quase 6 mil milhões de euros para vários bancos, conforme reporta a agência de notícias financeiras Bloomberg.

De acordo com a agência, foi o Banco Central Alemão, Bundesbank, que alertou o KfW para a anomalia, depois de este ter ficado com as suas contas a descoberto.

A transferência por engano terá sido motivada pela ocorrência de “uma falha técnica que repetiu pagamentos únicos múltiplas vezes”, salienta a Bloomberg, citando uma fonte interna do banco que não se quis identificar.

O KfW já admitiu a falha, lamentando o incidente e realçando que foi motivado por um “erro humano devido a uma configuração errada”, conforme nota enviada por email à Bloomberg.

“O erro foi rapidamente identificado e eliminado e as quantidades pagas em excesso foram reivindicadas com sucesso”, garante também o banco estatal alemão que assegura que “o comportamento incorrecto do sistema” foi detectado “muito cedo no processo”, o que permitiu mitigar “imediatamente a acção indesejada”.

O KfW acrescenta que já lançou “auditorias internas e externas” de modo a “clarificar em detalhe as causas do incidente e a retirar as conclusões correspondentes”.

Este caso vem colocar novamente em evidência, e pelas piores razões, a instituição financeira alemã que, em 2008, na altura do erro com o Lehman Brothers, foi apelidada pela imprensa germânica como o “Banco mais burro da Alemanha”.

Num tom mais sério, a “falha técnica” assume contornos de preocupação, tanto mais depois de uma auditoria recente, efectuada pela Autoridade Federal de Supervisão Financeira da Alemanha (mais conhecida por BaFin), ter detectado que os sistemas informáticos do KfW são desadequados e expõem o banco a riscos de segurança, conforme reporta a Bloomberg.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É o tipo de burro que se faz de burro e pode ser que ninguém repare!
    Mais uma vez os alemães a demonstrarem que são correctissímos, cumpridores e que não falham, só os outros é que falham e roubam!

RESPONDER

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …