Bancário do BPN condenado a sete anos de prisão por burlar clientes

-

Uma pena de sete anos de prisão efectiva por uma conduta “extremamente grave” que “contribui para que as pessoas comecem a guardar o dinheirinho debaixo do colchão”. Foi nestes termos que um juiz condenou um ex-gerente bancário de uma agência do BPN por ter enganado vários clientes.

O Tribunal de Santa Maria da Feira condenou Fernando Gonçalves, ex-gerente bancário do BPN em Oliveira de Azeméis, a uma pena de sete anos de prisão efectiva e a uma indemnização de cinco milhões de euros à instituição.

O homem de 50 anos foi considerado culpado de 27 crimes de burla qualificada, de 31 de falsificação de documentos e de um crime de infidelidade. Em cúmulo jurídico, foi-lhe fixada uma pena única de sete anos de prisão, mas a soma das penas parcelares aplicadas ascendeu a 111 anos.

Em causa está o facto de o ex-bancário ter enganado clientes que depositavam dinheiro na agência do BPN, convencendo-os de que estavam a fazer depósitos a prazo com taxas de juro apetecíveis. Mas, na verdade, aplicava o dinheiro em produtos financeiros de risco, tendo acumulado um prejuízo de 1,5 milhões de euros.

Quando os clientes burlados pretendiam levantar o dinheiro, Fernando Gonçalves forjava documentos com assinaturas falsas e movimentava contas de outros clientes, tendo em vista assegurar a liquidez solicitada pelo resgate/reembolso da aplicação.

Este esquema em pirâmide, em que o ex-bancário compensava as perdas com a angariação de outros clientes, terá decorrido entre 2002 e 2007.

Neste período, o ex-gerente terá recebido prémios de produtividade e terá sido promovido com base nos bons resultados das burlas que cometeu.

“A conduta deste senhor é extremamente grave porque contribui para que as pessoas comecem a guardar o dinheirinho debaixo do colchão“, disse o juiz aquando da leitura da sentença.

“Este homem não está verdadeiramente arrependido. Achou que foi apanhado pelas circunstâncias”, considerou também o magistrado, notando que a sua “actuação não dignifica a entidade bancária nem o sistema bancário português”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Aqui está um belo exemplo da Justiça em Portugal.
    Mereceu a cadeia? Sim, é inquestionável que sim mas, e todos aqueles gatunos, administradores do BPN, que enterraram o Banco e (e todos nós) com os seus roubos e fraudes? Estão aí, livres que nem passarinhos e, ainda por cima, indignados com o arquivamento. Outros publicam livros de intrigas institucionais. Uma vergonha.
    É sempre a mesma trampa, este (provavelmente, obrigado por ordens superiores a vender produtos de treta/tóxicos) leva com 7 prisão efectiva, sem apelo nem agravo, os mandões e gatunos principais, ficam á solta. Justiça de m.e.r.d.a.

  2. Incrível! Este homem “rouba” 1,5 milhões de euros e é condenado a 7 anos de prisão e o pagamento de 5 milhões (?). E senhores como o Oliveira Costa (BPN) e muuuuitos outros andam cá fora! A isto é que se chama “dois pesos e duas medidas”. E ainda querem (?) devolver a credibilidade e transparência (idoneidade) à “justiça” portuguesa…

  3. Há muita diferença entre bancário e banqueiro em portugal e mais diferença faz quando se trata de ladrões o ladrão banqueiro é sempre condecorado pelo presidente da república portuguesa e o ladrão bancário fica de castigo e sem banco onde possa roubar.

  4. O que é verdadeiramente incrivel é ver os comentários do Juiz na leitura da sentença. “Conduta grave que contribui para que as pessoas comecem a guardar o dinheirinho debaixo do colchão”. Francamente!. Só falta dizer que este bancário é o culpado dos males todos da Banca em Portugal. Será que o Juiz sofre de amnésia, como o Oliveira Costa, Dias Loureiro, o Arlindo de Carvalho entre outros administradores do BPN, pertencentes ao “nuncleo dos amigalhaços” do “Velhaco Silva”?
    O que contribui para desconfiarmos dos Bancos é as atitudes de desleixo de supervisão do BdP, a corja de vigaristas que afundou o BPN, o BES, o BANIF, em todos eles, vigarices em grande escala que não estão, certamente, na escala dum gerente de balcão. Estão no nível de topo da hierárquia, dos “mestres da mafiosice” e a esses, os verdadeiros gatunos, nunca nada acontece.

    • Caro Bazuka: Ladrão que rouba um pão, vai logo para a prisão. Rico que rouba um milhão… Recebe condecoração!

  5. Desculpem-me a linguagem, mas a “raia míuda” é prontamente (e bem), condenada, mas os “cães grandes” continuam à solta, temos mesmo uma justiça da caca….!!!!

    • Eu não sei se os cães são grandes ou pequenos… eles são é matreiros. E de resto até podemos nem estar na presença de cães, mas talvez mais de porcos, versão orwelliana…

  6. E entre 2002 e 2007 o banco não fez auditorias? Ou será que os auditores também molhavam a sopa no caldinho? E o Banco de Portugal não devia conferir as auditorias aos bancos? E essa coisa do cúmulo jurídico é mesmo o cúmulo, de 111 anos passa para 7 anos, e com bom comportamento está cá fora em 3 anos…

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …