Banca já custou 17 mil milhões de euros aos contribuintes

Mário Cruz / Lusa

Desde 2007, as ajudas do Estado à banca já custaram cerca de 17,1 mil milhões de euros aos contribuintes portugueses. O único ano pior do que 2017 foi 2014.

Segundo o que o Instituto Nacional de Estatística revelou esta segunda-feira, a injeção de capital na Caixa Geral de Depósitos (CGD), no início de 2017, fez resvalar o défice público no final do ano passado de 0,9% do produto interno bruto (PIB) para 3%.

Assim, o investimento de capital na CGD, de 3,9 mil milhões de euros, mais os juros que os contribuintes têm de continuar a suportar pelas ajudas à banca da última década, ascenderam, no final do ano passado, a 4,5 mil milhões de euros.

No total, a fatura dos contribuintes com a crise a estabilização do sistema financeiros ascende a 17,1 mil milhões de euros, desde 2017, que equivale a quase 9% do PIB a preços atuais, estima o Diário de Notícias.

O único pior ano que 2017 foi 2014, quando o BES faliu e os contribuintes foram novamente chamados. Nesse ano, os apoios foram na ordem dos 5,1 mil milhões para acudir ao colapso do BES, tendo o défice disparado para 7,2%.

O ano de 2010 arrecada o terceiro lugar, quando o Estado apoiou com 1,8 mil milhões de euros a queda do BPN, fatura que não para de crescer todos os anos.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, contestou a decisão do Eurostat aceite pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que considerou “errada”.

O Estado, justificou, é o único acionista único do “banco público”, que fez um “investimento” que “não é uma ajuda estatal” e que esta medida “extraordinária” serve para garantir a estabilidade do sistema. Esta “operação financeira” faz parte de “um plano sério” e irá gerar “retorno” para o acionista Estado, assegurou o ministro.

O tratamento mais “condigno” era que o custo com a CGD fosse apenas à dívida (como foi) e não ao défice (como acabou por acontecer). Ainda assim, Mário Centeno afirma que o diálogo co a Eurostat não ficará por aqui.

Esta posição é contrariada pelo INE, que segue as recomendações europeias, defendendo que “o tratamento estatístico mais adequado para esta recapitalização seria como operação financeira”, que não gera défice, só dívida. Para o Eurostat, é despesa de capital e também gera défice.

Estes números, refere o DN, serão confirmados a 23 de abril, quando o Eurostat divulgar as estimativas “preliminares” de défice e dívida para todos os países da União Europeia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Lembram-se das afirmações perentórias do governador do BdP (e afins) aquando do colapso do BES?
    E não há forma de, publicamente, lhe(s) chamarem ALDRABÃO(BÕES) e pedirem responsabilidades?
    Desde que no “poleiro”, cá no “burgo”, todos podem fazer tudo e mais sete botas que ninguém lhes pede prestação de contas.
    Somos, de facto, África do norte…

RESPONDER

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …