Um Big Brother secreto está a vigiar Baltimore a partir do ar

Bloomberg

Imagens recolhidas pelo sistema de vigilância aérea de Baltimore

Imagens recolhidas pelo sistema de vigilância aérea de Baltimore

A cidade norte-americana de Baltimore está a testar desde janeiro um sistema de vigilância aérea que transmite às autoridades imagens em tempo real para ajudar a combater a criminalidade.

De acordo com a Bloomberg, o dispositivo tem estado em funcionamento desde o início do ano em Baltimore, mas a polícia manteve o projeto em segredo – nem mesmo o Presidente da Câmara tinha conhecimento deste Big Brother, de acordo com o Guardian.

O sistema foi criado pela Persistent Surveillance Systems, com base em tecnologia desenvolvida para cenários militares.

O método consiste num avião com um módulo de múltiplas câmaras que registam imagens de alta resolução de toda a cidade, permitindo facilmente seguir o movimento de veículos e pessoas, o que já permitiu apanhar vários criminosos.

A resolução das imagens não permite identificar pessoas, apenas seguir as suas movimentações, algo que tem que ser feito de forma manual.

As imagens ficam armazenadas durante 45 dias, caso não sejam utilizadas para nenhuma investigação, e podem ser acedidas apenas pelos analistas da Persistent Surveillance Systems, que comunicam as suas conclusões a “investigadores, procuradores, advogados de defesa e magistrados”.

Todos os que têm acesso a estas imagens têm os seus passos guardados – “cada movimento do teclado e cada coordenada à qual fizeram zoom para espreitar mais de perto” -, e fazem-no, regra geral, quando existem alertas por parte da polícia ou com base em algoritmos.

O sistema levanta as óbvias questões de privacidade, mas também traz à baila protestos sobre tratamento diferenciado da polícia, em especial em caso de abusos.

Os entrevistados da Bloomberg recordam que as imagens das câmaras de vigilância nos edifícios da cidade não têm sido suficientes para esclarecer situações de abuso por parte da polícia, como o caso de Freddie Gray, que em abril de 2015 morreu durante o transporte numa carrinha da polícia.

No caso, que foi concluído há poucas semanas com a absolvição dos agentes envolvidos, o polícia terá conduzido a carrinha de forma brusca e violenta, deixando o detido com o pescoço partido – algo que poderia ter sido confirmado com a ajuda de um sistema deste género.

AF, ZAP / Os Velhotes dos Marretas

PARTILHAR

RESPONDER

Cérebros de pessoas que pintam com os pés revelam uma adaptação neurológica brilhante

https://vimeo.com/361083247 Numa nova investigação que demonstra o quão flexível é o nosso cérebro, cientistas mostraram que os cérebros das pessoas que pintam com os pés estão a mapear os membros inferiores quase como se fossem mãos. No …

Afinal, o universo pode ser 2 mil milhões de anos mais novo do que pensávamos

Novos cálculos sugerem que o universo pode ser dois mil milhões de anos mais novo do que aquilo que se pensava. Contudo, é difícil saber com exatidão a sua verdadeira idade. Os cientistas calculam a idade …

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …