Um Big Brother secreto está a vigiar Baltimore a partir do ar

Bloomberg

Imagens recolhidas pelo sistema de vigilância aérea de Baltimore

Imagens recolhidas pelo sistema de vigilância aérea de Baltimore

A cidade norte-americana de Baltimore está a testar desde janeiro um sistema de vigilância aérea que transmite às autoridades imagens em tempo real para ajudar a combater a criminalidade.

De acordo com a Bloomberg, o dispositivo tem estado em funcionamento desde o início do ano em Baltimore, mas a polícia manteve o projeto em segredo – nem mesmo o Presidente da Câmara tinha conhecimento deste Big Brother, de acordo com o Guardian.

O sistema foi criado pela Persistent Surveillance Systems, com base em tecnologia desenvolvida para cenários militares.

O método consiste num avião com um módulo de múltiplas câmaras que registam imagens de alta resolução de toda a cidade, permitindo facilmente seguir o movimento de veículos e pessoas, o que já permitiu apanhar vários criminosos.

A resolução das imagens não permite identificar pessoas, apenas seguir as suas movimentações, algo que tem que ser feito de forma manual.

As imagens ficam armazenadas durante 45 dias, caso não sejam utilizadas para nenhuma investigação, e podem ser acedidas apenas pelos analistas da Persistent Surveillance Systems, que comunicam as suas conclusões a “investigadores, procuradores, advogados de defesa e magistrados”.

Todos os que têm acesso a estas imagens têm os seus passos guardados – “cada movimento do teclado e cada coordenada à qual fizeram zoom para espreitar mais de perto” -, e fazem-no, regra geral, quando existem alertas por parte da polícia ou com base em algoritmos.

O sistema levanta as óbvias questões de privacidade, mas também traz à baila protestos sobre tratamento diferenciado da polícia, em especial em caso de abusos.

Os entrevistados da Bloomberg recordam que as imagens das câmaras de vigilância nos edifícios da cidade não têm sido suficientes para esclarecer situações de abuso por parte da polícia, como o caso de Freddie Gray, que em abril de 2015 morreu durante o transporte numa carrinha da polícia.

No caso, que foi concluído há poucas semanas com a absolvição dos agentes envolvidos, o polícia terá conduzido a carrinha de forma brusca e violenta, deixando o detido com o pescoço partido – algo que poderia ter sido confirmado com a ajuda de um sistema deste género.

AF, ZAP / Os Velhotes dos Marretas

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …