Um Big Brother secreto está a vigiar Baltimore a partir do ar

Bloomberg

Imagens recolhidas pelo sistema de vigilância aérea de Baltimore

Imagens recolhidas pelo sistema de vigilância aérea de Baltimore

A cidade norte-americana de Baltimore está a testar desde janeiro um sistema de vigilância aérea que transmite às autoridades imagens em tempo real para ajudar a combater a criminalidade.

De acordo com a Bloomberg, o dispositivo tem estado em funcionamento desde o início do ano em Baltimore, mas a polícia manteve o projeto em segredo – nem mesmo o Presidente da Câmara tinha conhecimento deste Big Brother, de acordo com o Guardian.

O sistema foi criado pela Persistent Surveillance Systems, com base em tecnologia desenvolvida para cenários militares.

O método consiste num avião com um módulo de múltiplas câmaras que registam imagens de alta resolução de toda a cidade, permitindo facilmente seguir o movimento de veículos e pessoas, o que já permitiu apanhar vários criminosos.

A resolução das imagens não permite identificar pessoas, apenas seguir as suas movimentações, algo que tem que ser feito de forma manual.

As imagens ficam armazenadas durante 45 dias, caso não sejam utilizadas para nenhuma investigação, e podem ser acedidas apenas pelos analistas da Persistent Surveillance Systems, que comunicam as suas conclusões a “investigadores, procuradores, advogados de defesa e magistrados”.

Todos os que têm acesso a estas imagens têm os seus passos guardados – “cada movimento do teclado e cada coordenada à qual fizeram zoom para espreitar mais de perto” -, e fazem-no, regra geral, quando existem alertas por parte da polícia ou com base em algoritmos.

O sistema levanta as óbvias questões de privacidade, mas também traz à baila protestos sobre tratamento diferenciado da polícia, em especial em caso de abusos.

Os entrevistados da Bloomberg recordam que as imagens das câmaras de vigilância nos edifícios da cidade não têm sido suficientes para esclarecer situações de abuso por parte da polícia, como o caso de Freddie Gray, que em abril de 2015 morreu durante o transporte numa carrinha da polícia.

No caso, que foi concluído há poucas semanas com a absolvição dos agentes envolvidos, o polícia terá conduzido a carrinha de forma brusca e violenta, deixando o detido com o pescoço partido – algo que poderia ter sido confirmado com a ajuda de um sistema deste género.

AF, ZAP / Os Velhotes dos Marretas

PARTILHAR

RESPONDER

Mapa de férias pode ser decidido até 10 dias após o fim do estado de emergência

As empresas e os trabalhadores poderão decidir o mapa de férias deste ano até 10 dias após o fim do estado de emergência, que termina a 17 de abril, sem prejuízo de haver renovação. Esta quinta-feira, …

9886 casos confirmados e 246 vítimas mortais em Portugal

O boletim epidemiológico da DGS desta sexta-feira revela que há mais 852 infetados pelo coronavírus em Portugal. face ao dia anterior. O número de vítimas mortais é agora de 246. Segundo o Relatório da Direção Geral …

Donos da ANA adiam investimentos e deixam Montijo em risco

O grupo Vinci Airports, que controla a gestora aeroportuária nacional, vai adiar investimentos e o novo aeroporto do Montijo poderá ser uma das baixas. Como seria de esperar, a pandemia de covid-19 está a ter um …

Bancos com mil milhões de euros em pedidos de moratórias em média numa semana

Uma semana depois de a legislação da moratória pública ter entrado em vigor, os bancos nacionais já têm uma estimativa do número de pedidos de particulares e de empresas. De acordo com o Jornal Económico, os …

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro ou …

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto oferece 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …