“Baleia Azul”: Jogo que incentiva jovens a cometer suicídio já chegou a Portugal

Uma rapariga de 18 anos foi encontrada com vários ferimentos junto à linha férrea do Algarve, em Albufeira, depois de seguir as regras do jogo “Baleia Azul” que incita jovens à automutilação e ao suicídio.

Segundo o Correio da Manhã, a jovem terá saltado de um viaduto e o alerta foi dado depois de os seus gritos terem sido ouvidos numa casa nas proximidades. A rapariga foi resgatada pelos bombeiro com ferimentos na cara e vários cortes numa perna que formavam a palavra “sim”.

Este polémico jogo surgiu na Rússia e propõe cerca de 50 desafios obscuros para os jovens participantes, que incluem isolamento, auto-mutilação e, por último, incentivo ao suicídio.

Ver filmes de terror, subir a telhados, cortar os lábios ou furar a palma da mão são alguns dos passos exigidos – e as provas do cumprimento das tarefas (fotografias ou vídeos) devem ser enviadas ao “curador”.

“Situações que convocam perigo e dão excitação podem ser apelativas para jovens sem projetos próprios, porque as coisas não correm bem a nível familiar, escolar ou relacional. Cortarem-se pode ser uma forma de alívio, porque passam da dor psicológica para a física”, afirmou ao CM a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos.

A especialista adiantou que se os adolescentes jogarem este jogo “os pais devem ficar preocupados, porque pode haver uma problemática de sofrimento“.

As autoridades recomendam que os pais verifiquem a atividade dos filhos na Internet e dialoguem com os adolescentes sobre este jogo e outros perigos.

No Brasil e na Rússia, as autoridades já estão a investigar vários casos em que jovens terão posto fim à vida a mando dos administradores do jogo.

Em fevereiro, Yulia Konstantinova, de 15 anos, e Veronika Volkova, de 16, saltaram de um prédio em Ust-Ilimsk, na Rússia. As duas jovens russas são apenas dois exemplos de mais de uma centena de jovens que cederam às regras e concluíram este desafio.

Konstantinova deixou um recado na rede social Vkontakte antes de se suicidar, que dizia “Fim”, e partilhou a foto de uma baleia azul.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Que jogo tão esperto! Por que razão os criadores do jogo não o jogam até ao fim, e são depois os patetas a fazê-lo?

  2. Este mundo está perdido. A educação dos filhos é tão reles nos dias que correm, que os filhos não sabem filtram a merda que anda a circular pelos vários métodos de divulgação de informação. Temos que voltar à TV com 2 canais, telefone fixo, etc.
    Não sou nenhum vidente como muitos que andam por ai para ver que com o andar da carruagem o ser humano está em contagem decrescente para a sua auto destruição.?

    • Concordo consigo, porém, o que o Zé disse está também correcto.
      Vejamos, hoje os jovens estão cada vez mais desligados dos valores e padrões morais nos quais uma sociedade deve assentar o seu desenvolvimento. Há muita informação e formação académica porém, há também cada vez mais canalhice, mais “salve-se quem puder”, mais falta de palavra.
      O Zé diz, e bem, que por muita formação e informação que os jovens tenham há depois o fator intrínseco que os leva a estes e outros caminhos menos bons. Sem duvida. A culpa, a meu ver, está nesta sociedade consumista que se construiu, onde os pais “matam-se” a trabalhar para proporcionar todo o conforto aos filhos mas descuram, por falta de tempo, a vertente humana. Isto conduz a fragilidades emocionais e de construção de personalidade, que depois tem como resultado a manipulação fácil de cabecinhas, e o resultado está á vista.

  3. Qual será a razão que após tantos suicídios, ainda não se conseguiu descobrir o administrador desta vergonhosa trampa, será que os governos do mundo inteiro não têm gente competente para eliminar esta ameaça, ou não se preocupam, ou pior, são complacentes com estes acontecimentos?
    Parece-me que alguém criou um vírus de Inteligência Artificial cujo objectivo é descobrir até que ponto as pessoas se deixam manipular e largou-o à solta pela net, e se de facto for isso, pergunto, se fazem estas barparidades a eles próprios, o que farão quando lhes pedirem para fazer mal a terceiros???

  4. No final do jogo pensam que fazem “reset” ou reinstalam o jogo e recomeçam… Ou talvez tenham 3 vidas, ou vão ganhando vidas extras pelo caminho. Não sei se no final dá para escrever o nome e o “score”. Alguém que me diga quando chegar ao fim do jogo.

  5. Os media deviam dar mais tempo de antena a isto, não é?
    Assim mais jovens vão ficar a saber disto e a probabilidade de haver mais mortes aumenta!!! Que lindo!
    Sabem quantos suicidios são registados por dia na ponte 25 de abril? e de quantos se ouve falar?
    Não se deve dar tempo de antena a assuntos deste tipo para não incentivar…

RESPONDER

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …