“Baleia Azul”: Jogo que incentiva jovens a cometer suicídio já chegou a Portugal

Uma rapariga de 18 anos foi encontrada com vários ferimentos junto à linha férrea do Algarve, em Albufeira, depois de seguir as regras do jogo “Baleia Azul” que incita jovens à automutilação e ao suicídio.

Segundo o Correio da Manhã, a jovem terá saltado de um viaduto e o alerta foi dado depois de os seus gritos terem sido ouvidos numa casa nas proximidades. A rapariga foi resgatada pelos bombeiro com ferimentos na cara e vários cortes numa perna que formavam a palavra “sim”.

Este polémico jogo surgiu na Rússia e propõe cerca de 50 desafios obscuros para os jovens participantes, que incluem isolamento, auto-mutilação e, por último, incentivo ao suicídio.

Ver filmes de terror, subir a telhados, cortar os lábios ou furar a palma da mão são alguns dos passos exigidos – e as provas do cumprimento das tarefas (fotografias ou vídeos) devem ser enviadas ao “curador”.

“Situações que convocam perigo e dão excitação podem ser apelativas para jovens sem projetos próprios, porque as coisas não correm bem a nível familiar, escolar ou relacional. Cortarem-se pode ser uma forma de alívio, porque passam da dor psicológica para a física”, afirmou ao CM a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos.

A especialista adiantou que se os adolescentes jogarem este jogo “os pais devem ficar preocupados, porque pode haver uma problemática de sofrimento“.

As autoridades recomendam que os pais verifiquem a atividade dos filhos na Internet e dialoguem com os adolescentes sobre este jogo e outros perigos.

No Brasil e na Rússia, as autoridades já estão a investigar vários casos em que jovens terão posto fim à vida a mando dos administradores do jogo.

Em fevereiro, Yulia Konstantinova, de 15 anos, e Veronika Volkova, de 16, saltaram de um prédio em Ust-Ilimsk, na Rússia. As duas jovens russas são apenas dois exemplos de mais de uma centena de jovens que cederam às regras e concluíram este desafio.

Konstantinova deixou um recado na rede social Vkontakte antes de se suicidar, que dizia “Fim”, e partilhou a foto de uma baleia azul.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Este mundo está perdido. A educação dos filhos é tão reles nos dias que correm, que os filhos não sabem filtram a merda que anda a circular pelos vários métodos de divulgação de informação. Temos que voltar à TV com 2 canais, telefone fixo, etc.
    Não sou nenhum vidente como muitos que andam por ai para ver que com o andar da carruagem o ser humano está em contagem decrescente para a sua auto destruição.?

    • Concordo consigo, porém, o que o Zé disse está também correcto.
      Vejamos, hoje os jovens estão cada vez mais desligados dos valores e padrões morais nos quais uma sociedade deve assentar o seu desenvolvimento. Há muita informação e formação académica porém, há também cada vez mais canalhice, mais “salve-se quem puder”, mais falta de palavra.
      O Zé diz, e bem, que por muita formação e informação que os jovens tenham há depois o fator intrínseco que os leva a estes e outros caminhos menos bons. Sem duvida. A culpa, a meu ver, está nesta sociedade consumista que se construiu, onde os pais “matam-se” a trabalhar para proporcionar todo o conforto aos filhos mas descuram, por falta de tempo, a vertente humana. Isto conduz a fragilidades emocionais e de construção de personalidade, que depois tem como resultado a manipulação fácil de cabecinhas, e o resultado está á vista.

  2. Qual será a razão que após tantos suicídios, ainda não se conseguiu descobrir o administrador desta vergonhosa trampa, será que os governos do mundo inteiro não têm gente competente para eliminar esta ameaça, ou não se preocupam, ou pior, são complacentes com estes acontecimentos?
    Parece-me que alguém criou um vírus de Inteligência Artificial cujo objectivo é descobrir até que ponto as pessoas se deixam manipular e largou-o à solta pela net, e se de facto for isso, pergunto, se fazem estas barparidades a eles próprios, o que farão quando lhes pedirem para fazer mal a terceiros???

  3. No final do jogo pensam que fazem “reset” ou reinstalam o jogo e recomeçam… Ou talvez tenham 3 vidas, ou vão ganhando vidas extras pelo caminho. Não sei se no final dá para escrever o nome e o “score”. Alguém que me diga quando chegar ao fim do jogo.

  4. Os media deviam dar mais tempo de antena a isto, não é?
    Assim mais jovens vão ficar a saber disto e a probabilidade de haver mais mortes aumenta!!! Que lindo!
    Sabem quantos suicidios são registados por dia na ponte 25 de abril? e de quantos se ouve falar?
    Não se deve dar tempo de antena a assuntos deste tipo para não incentivar…

RESPONDER

Aerogel de sílica pode ser a substância necessária para tornar Marte habitável

Marte é um lugar bastante inóspito e a NASA recentemente mostrou que não é possível transformá-lo numa "segunda Terra". No entanto, investigadores de Harvard mostraram que camadas finas de aerogel de sílica podem aquecer a superfície …

Revelada a primeira fotografia de entrelaçamento quântico

Pela primeira vez na História, os cientistas capturaram uma fotografia de entrelaçamento quântico - um fenómeno tão estranho que o físico Albert Einstein o descreveu como "uma ação fantasmagórica à distância". A imagem foi capturada por …

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …