“Baleia Azul”: Jogo que incentiva jovens a cometer suicídio já chegou a Portugal

Uma rapariga de 18 anos foi encontrada com vários ferimentos junto à linha férrea do Algarve, em Albufeira, depois de seguir as regras do jogo “Baleia Azul” que incita jovens à automutilação e ao suicídio.

Segundo o Correio da Manhã, a jovem terá saltado de um viaduto e o alerta foi dado depois de os seus gritos terem sido ouvidos numa casa nas proximidades. A rapariga foi resgatada pelos bombeiro com ferimentos na cara e vários cortes numa perna que formavam a palavra “sim”.

Este polémico jogo surgiu na Rússia e propõe cerca de 50 desafios obscuros para os jovens participantes, que incluem isolamento, auto-mutilação e, por último, incentivo ao suicídio.

Ver filmes de terror, subir a telhados, cortar os lábios ou furar a palma da mão são alguns dos passos exigidos – e as provas do cumprimento das tarefas (fotografias ou vídeos) devem ser enviadas ao “curador”.

“Situações que convocam perigo e dão excitação podem ser apelativas para jovens sem projetos próprios, porque as coisas não correm bem a nível familiar, escolar ou relacional. Cortarem-se pode ser uma forma de alívio, porque passam da dor psicológica para a física”, afirmou ao CM a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos.

A especialista adiantou que se os adolescentes jogarem este jogo “os pais devem ficar preocupados, porque pode haver uma problemática de sofrimento“.

As autoridades recomendam que os pais verifiquem a atividade dos filhos na Internet e dialoguem com os adolescentes sobre este jogo e outros perigos.

No Brasil e na Rússia, as autoridades já estão a investigar vários casos em que jovens terão posto fim à vida a mando dos administradores do jogo.

Em fevereiro, Yulia Konstantinova, de 15 anos, e Veronika Volkova, de 16, saltaram de um prédio em Ust-Ilimsk, na Rússia. As duas jovens russas são apenas dois exemplos de mais de uma centena de jovens que cederam às regras e concluíram este desafio.

Konstantinova deixou um recado na rede social Vkontakte antes de se suicidar, que dizia “Fim”, e partilhou a foto de uma baleia azul.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Este mundo está perdido. A educação dos filhos é tão reles nos dias que correm, que os filhos não sabem filtram a merda que anda a circular pelos vários métodos de divulgação de informação. Temos que voltar à TV com 2 canais, telefone fixo, etc.
    Não sou nenhum vidente como muitos que andam por ai para ver que com o andar da carruagem o ser humano está em contagem decrescente para a sua auto destruição.?

    • Concordo consigo, porém, o que o Zé disse está também correcto.
      Vejamos, hoje os jovens estão cada vez mais desligados dos valores e padrões morais nos quais uma sociedade deve assentar o seu desenvolvimento. Há muita informação e formação académica porém, há também cada vez mais canalhice, mais “salve-se quem puder”, mais falta de palavra.
      O Zé diz, e bem, que por muita formação e informação que os jovens tenham há depois o fator intrínseco que os leva a estes e outros caminhos menos bons. Sem duvida. A culpa, a meu ver, está nesta sociedade consumista que se construiu, onde os pais “matam-se” a trabalhar para proporcionar todo o conforto aos filhos mas descuram, por falta de tempo, a vertente humana. Isto conduz a fragilidades emocionais e de construção de personalidade, que depois tem como resultado a manipulação fácil de cabecinhas, e o resultado está á vista.

  2. Qual será a razão que após tantos suicídios, ainda não se conseguiu descobrir o administrador desta vergonhosa trampa, será que os governos do mundo inteiro não têm gente competente para eliminar esta ameaça, ou não se preocupam, ou pior, são complacentes com estes acontecimentos?
    Parece-me que alguém criou um vírus de Inteligência Artificial cujo objectivo é descobrir até que ponto as pessoas se deixam manipular e largou-o à solta pela net, e se de facto for isso, pergunto, se fazem estas barparidades a eles próprios, o que farão quando lhes pedirem para fazer mal a terceiros???

  3. No final do jogo pensam que fazem “reset” ou reinstalam o jogo e recomeçam… Ou talvez tenham 3 vidas, ou vão ganhando vidas extras pelo caminho. Não sei se no final dá para escrever o nome e o “score”. Alguém que me diga quando chegar ao fim do jogo.

  4. Os media deviam dar mais tempo de antena a isto, não é?
    Assim mais jovens vão ficar a saber disto e a probabilidade de haver mais mortes aumenta!!! Que lindo!
    Sabem quantos suicidios são registados por dia na ponte 25 de abril? e de quantos se ouve falar?
    Não se deve dar tempo de antena a assuntos deste tipo para não incentivar…

RESPONDER

Dez milhões de crianças "podem nunca voltar à escola" após coronavírus

A pandemia de coronavírus causou uma "emergência educacional sem precedentes", com 9,7 milhões de crianças afetadas pelo encerramento de escolas em risco de nunca voltar às aulas, alertou na segunda-feira a Organização Não Governamental (ONG) …

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …