“Baleia Azul”: Jogo que incentiva jovens a cometer suicídio já chegou a Portugal

Uma rapariga de 18 anos foi encontrada com vários ferimentos junto à linha férrea do Algarve, em Albufeira, depois de seguir as regras do jogo “Baleia Azul” que incita jovens à automutilação e ao suicídio.

Segundo o Correio da Manhã, a jovem terá saltado de um viaduto e o alerta foi dado depois de os seus gritos terem sido ouvidos numa casa nas proximidades. A rapariga foi resgatada pelos bombeiro com ferimentos na cara e vários cortes numa perna que formavam a palavra “sim”.

Este polémico jogo surgiu na Rússia e propõe cerca de 50 desafios obscuros para os jovens participantes, que incluem isolamento, auto-mutilação e, por último, incentivo ao suicídio.

Ver filmes de terror, subir a telhados, cortar os lábios ou furar a palma da mão são alguns dos passos exigidos – e as provas do cumprimento das tarefas (fotografias ou vídeos) devem ser enviadas ao “curador”.

“Situações que convocam perigo e dão excitação podem ser apelativas para jovens sem projetos próprios, porque as coisas não correm bem a nível familiar, escolar ou relacional. Cortarem-se pode ser uma forma de alívio, porque passam da dor psicológica para a física”, afirmou ao CM a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos.

A especialista adiantou que se os adolescentes jogarem este jogo “os pais devem ficar preocupados, porque pode haver uma problemática de sofrimento“.

As autoridades recomendam que os pais verifiquem a atividade dos filhos na Internet e dialoguem com os adolescentes sobre este jogo e outros perigos.

No Brasil e na Rússia, as autoridades já estão a investigar vários casos em que jovens terão posto fim à vida a mando dos administradores do jogo.

Em fevereiro, Yulia Konstantinova, de 15 anos, e Veronika Volkova, de 16, saltaram de um prédio em Ust-Ilimsk, na Rússia. As duas jovens russas são apenas dois exemplos de mais de uma centena de jovens que cederam às regras e concluíram este desafio.

Konstantinova deixou um recado na rede social Vkontakte antes de se suicidar, que dizia “Fim”, e partilhou a foto de uma baleia azul.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Este mundo está perdido. A educação dos filhos é tão reles nos dias que correm, que os filhos não sabem filtram a merda que anda a circular pelos vários métodos de divulgação de informação. Temos que voltar à TV com 2 canais, telefone fixo, etc.
    Não sou nenhum vidente como muitos que andam por ai para ver que com o andar da carruagem o ser humano está em contagem decrescente para a sua auto destruição.?

    • Concordo consigo, porém, o que o Zé disse está também correcto.
      Vejamos, hoje os jovens estão cada vez mais desligados dos valores e padrões morais nos quais uma sociedade deve assentar o seu desenvolvimento. Há muita informação e formação académica porém, há também cada vez mais canalhice, mais “salve-se quem puder”, mais falta de palavra.
      O Zé diz, e bem, que por muita formação e informação que os jovens tenham há depois o fator intrínseco que os leva a estes e outros caminhos menos bons. Sem duvida. A culpa, a meu ver, está nesta sociedade consumista que se construiu, onde os pais “matam-se” a trabalhar para proporcionar todo o conforto aos filhos mas descuram, por falta de tempo, a vertente humana. Isto conduz a fragilidades emocionais e de construção de personalidade, que depois tem como resultado a manipulação fácil de cabecinhas, e o resultado está á vista.

  2. Qual será a razão que após tantos suicídios, ainda não se conseguiu descobrir o administrador desta vergonhosa trampa, será que os governos do mundo inteiro não têm gente competente para eliminar esta ameaça, ou não se preocupam, ou pior, são complacentes com estes acontecimentos?
    Parece-me que alguém criou um vírus de Inteligência Artificial cujo objectivo é descobrir até que ponto as pessoas se deixam manipular e largou-o à solta pela net, e se de facto for isso, pergunto, se fazem estas barparidades a eles próprios, o que farão quando lhes pedirem para fazer mal a terceiros???

  3. No final do jogo pensam que fazem “reset” ou reinstalam o jogo e recomeçam… Ou talvez tenham 3 vidas, ou vão ganhando vidas extras pelo caminho. Não sei se no final dá para escrever o nome e o “score”. Alguém que me diga quando chegar ao fim do jogo.

  4. Os media deviam dar mais tempo de antena a isto, não é?
    Assim mais jovens vão ficar a saber disto e a probabilidade de haver mais mortes aumenta!!! Que lindo!
    Sabem quantos suicidios são registados por dia na ponte 25 de abril? e de quantos se ouve falar?
    Não se deve dar tempo de antena a assuntos deste tipo para não incentivar…

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …