Autoridades russas investigam jogo online que já levou mais de cem jovens ao suicídio

(dr) The Siberian Times

Yulia Konstantinova, jovem russa de 15 anos que é uma das vítimas do jogo "Blue Whale"

Yulia Konstantinova, jovem russa de 15 anos que é uma das vítimas do jogo “Blue Whale”

Chama-se “Blue Whale” (“Baleia Azul” em português) e é, porventura, o jogo online mais sinistro e perturbador de sempre.

Ao que consta, os adolescentes são desafiados a cumprir diversas tarefas de automutilação, como cortar a pele e cravar palavras e símbolos nos braços, incluindo a baleia que dá nome ao jogo (“Blue Whale”).

Quem entende participar fica ainda sujeito à privação de sono, bem como a ver filmes de terror sem parar. Ao 50.º dia, o jogador recebe instruções para terminar com a própria vida e, se a “lavagem cerebral” tiver funcionado, avança sem medo.

(dr) The Siberian Times

Automutilação é uma das tarefas para concluir o jogo "Blue Whale"

Automutilação é uma das tarefas para concluir o jogo “Blue Whale”

Como exemplo, saiba que Yulia Konstantinova, de 15 anos, e Veronika Volkova, de 16, saltaram do topo de um prédio em Ust-Ilimsk, na Rússia, no último domingo. As duas são apenas dois exemplos de mais de uma centena que cederam às regras e concluíram o desafio.

As autoridades russas já estão a investigar o caso e descobriram que Konstantinova deixou um recado na rede social Vkontakte pouco antes de se suicidar e que dizia “Fim”. Depois, ainda partilhou a foto de uma baleia azul.

Sabe-se ainda que o suposto administrador do grupo, Phillip Budeikin, de 21 anos, foi recentemente preso.

No entanto, apesar de terem diminuído, os casos de automutilação e suicídio relacionados com o jogo ainda se mantêm. Os dois últimos casos provocaram uma onda de choque na Rússia, mas a verdade é que o desafio continua a afetar muitos jovens.

// Move

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …

Estado de emergência impede lojistas de terminarem contratos de arrendamento

Os lojistas que fecharam os seus estabelecimentos por causa da pandemia não podem acabar com os contratos de arrendamento por causa da queda das receitas. De acordo com o Diário de Notícias, o decreto-lei do Governo …

Hi Fly quer usar A380 na Portela para transportar equipamento, mas ANA não autoriza

Um estudo da fabricante de aviões Airbus dá o A380 como compatível no aeroporto de Lisboa. No entanto, a ANA alega que teria de fazer "obras avultadas" para autorizar a operação do A380 na Portela. A …