Autoridades russas investigam jogo online que já levou mais de cem jovens ao suicídio

(dr) The Siberian Times

Yulia Konstantinova, jovem russa de 15 anos que é uma das vítimas do jogo "Blue Whale"

Yulia Konstantinova, jovem russa de 15 anos que é uma das vítimas do jogo “Blue Whale”

Chama-se “Blue Whale” (“Baleia Azul” em português) e é, porventura, o jogo online mais sinistro e perturbador de sempre.

Ao que consta, os adolescentes são desafiados a cumprir diversas tarefas de automutilação, como cortar a pele e cravar palavras e símbolos nos braços, incluindo a baleia que dá nome ao jogo (“Blue Whale”).

Quem entende participar fica ainda sujeito à privação de sono, bem como a ver filmes de terror sem parar. Ao 50.º dia, o jogador recebe instruções para terminar com a própria vida e, se a “lavagem cerebral” tiver funcionado, avança sem medo.

(dr) The Siberian Times

Automutilação é uma das tarefas para concluir o jogo "Blue Whale"

Automutilação é uma das tarefas para concluir o jogo “Blue Whale”

Como exemplo, saiba que Yulia Konstantinova, de 15 anos, e Veronika Volkova, de 16, saltaram do topo de um prédio em Ust-Ilimsk, na Rússia, no último domingo. As duas são apenas dois exemplos de mais de uma centena que cederam às regras e concluíram o desafio.

As autoridades russas já estão a investigar o caso e descobriram que Konstantinova deixou um recado na rede social Vkontakte pouco antes de se suicidar e que dizia “Fim”. Depois, ainda partilhou a foto de uma baleia azul.

Sabe-se ainda que o suposto administrador do grupo, Phillip Budeikin, de 21 anos, foi recentemente preso.

No entanto, apesar de terem diminuído, os casos de automutilação e suicídio relacionados com o jogo ainda se mantêm. Os dois últimos casos provocaram uma onda de choque na Rússia, mas a verdade é que o desafio continua a afetar muitos jovens.

// Move

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …

“O que aí vem ainda será pior”, avisa Costa e Silva

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, acredita que "o que vem aí será pior". Em declarações ao jornal …

Países Baixos processam Rússia por envolvimento no derrube do voo MH17

O Governo dos Países Baixos anunciou que vai processar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) “pelo seu envolvimento na destruição do voo MH17”, abatido em 2014 quando sobrevoava a Ucrânia. A …

Barba-Negra encalhou o seu navio pirata de propósito (e já se sabe porquê)

O pirata britânico Barba-Negra deliberadamente encalhou o seu navio pirata, Queen Anne's Revenge, propõe um investigador. A embarcação estaria em péssimas condições. Edward Teach, mais conhecido como Barba-Negra, é talvez o mais famoso pirata de todos …

Peritos alertam DGS sobre alto risco de infeções no outono. Governo já prepara plano de ataque

Os peritos que trabalham diretamente com a Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a evolução da pandemia em Portugal alertam o órgão liderado por Graças Freitas que o deverá começar a subir significativamente no outono. A …

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …