Bactéria zombie gera surto de antrax na Sibéria

O governo russo declarou estado de emergência depois do reaparecimento de uma bactéria adormecida há 75 anos que já provocou a morte de uma criança e infetou mais de 90 pessoas.

A bactéria rara Bacillus anthracis, responsável pela doença infecciosa aguda conhecida por antrax, apareceu na região de Yamal-Nenets, na Sibéria Ocidental, e “nasceu” da carcaça de uma rena que morreu há mais de 70 anos, na epidemia que atacou a Sibéria em 1941.

O corpo do animal abrigou vários micróbios, que passaram sete décadas inativos devido ao frio, mas acordaram quando o cadáver começou a descongelar com a onda de calor que atingiu a Sibéria nas últimas semanas.

De acordo com as autoridades regionais, no início desta semana foram confirmados 21 casos de antrax, um número que rapidamente subiu para 90, das quais 45 são crianças.

Um menino de 12 anos que contraiu a bactéria morreu no hospital na segunda-feira.

Segundo o jornal Siberian Times, a área do surto foi isolada e toda a população – humana e animal – que saiu da região está em quarentena.

Entre os animais, até agora, morreram mais de duas mil renas devido à infecção.

Os seres humanos podem ser infetados pelo contacto com os esporos através da respiração, da ingestão de alimentos contaminados ou ao lidar com animais doentes.

O tratamento da infeção é feito com antibióticos como a penicilina e a ciprofloxacina.

Em 2001 e 2002, esporos de antrax de alta virulência foram introduzidos sob a forma de pó em envelopes enviados a várias figuras públicas nos EUA, tornando a infeção mundialmente conhecida.

Perante este cenário assustador, conta o Washigton Post, as orientações dos investigadores russos são as típicas dos apocalipses zombies da ficção: estar em alerta constante e monitorizar os cemitérios onde as vítimas da doença, que atacou a Sibéria em 1941, tenham sido enterradas.

E se tudo correr mal, nada melhor que seguir os conselhos do plano de emergência do Pentágono para o dia do Apocalipse Zombie.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …