Pentágono está preparado para um apocalipse zombie

Sean Done Photography / Flickr

Zombie Walk Paris 2011

Zombie Walk Paris 2011

O Pentágono tem um plano de acção preparado para a eventualidade de o país ser invadido por mortos-vivos, e deixa um aviso: este assunto não é uma brincadeira.

A notícia foi avançada pela cadeia de elevisão CNN, que refere que embora o documento, designado CONOP 8888, não seja confidencial, estava guardado em instalações privadas do Pentágono.

O plano, inicialmente revelado pela revista norte-americana Foreign Policy, foi baptizado Counter-Zombie Dominance e é de 30 de abril de 2011. Os seus autores realçam que o estudo do conceito “não tem nada a ver com uma brincadeira”.

No documento, que é classificado como uma ferramenta de treino num cenário fictício, a noção de zombie foi usada para designar “um adversário convencional cuja ocorrência é totalmente impossível”, explicou Pamela Kunze, porta-voz do Comando Estratégico Americano, que acrescenta que o documento “não é um plano do Comando Estratégico”.

Impressionante

Apesar disso, o grau de detalhe com que o Pentágono se preparou para combater uma invasão de mortos-vivos é impressionante.

Em caso de um apocalipse zombie,  o documento do Pentágono explica que é necessário “concentrar todo o poder de fogo na cabeça do zombie, em especial no cérebro”, e que para neutralizar completamente a ameaça é “necessário queimar o corpo“.

O documento descreve os diferente tipos de zombies que podemos esperar encontrar: originados por vírus, radiação ou magia negra, canibais ou vegetarianos.

O plano detalha todas as fases de uma operação de combate aos invasores, desde a comunicação da ameaça às populações e posicionamento estratégico das forças militares até ao estabelecimento de postos de assistência médica.

O plano de contingência previsto para o caso de instalações de interesse estratégico estarem infiltradas pela ameaça zombie é usar robots controlados remotamente para recuperar o controlo das instalações.

E a minúcia do documento vai ao ponto de clarificar a cadeia de comando nomeada para lidar com a ameaça zombie, do Presidente dos Estados Unidos até às diferentes figuras da hierarquia militar, Departamento de Estado e Serviços Secretos.

Mas qual a razão de uma escolha tão extravagante para um cenário de treino? Saberá o Pentágono de alguma coisa que desconhecemos?

A explicação é simples: é a melhor forma de evitar que a opinião pública confunda um cenário de treino fictício com uma situação real, e politicamente muito mais correcto do que imaginar uma invasão de canadianos ou albaneses.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. vocês, ao menos verificam a idoneidade das vossas fontes? esta notícia é tão absurda que me parece apenas um chamariz. não me parece verdadeira, e se não for, a vergonha é vossa e quem vai acabar por perder leitores serão vocês. vou procurar verificar a credibilidade dela para ou fazer um pedido de desculpas ou deixar de vos subscrever.

  2. Boa noite..
    Eu acredito na fiabilidade desta notícia e sou tão de acordo, tanto como o pessoal da casa branca.. Caro Pentacúspide, você nem imagina o k se passa ‘lá fora’… esta ameaça tanto k pareça estúpida nunca devemos subestimar as experiências dos militares Americanos… Por alguma razão a Casa branca tem um plano para este tipo de invasão.
    Basta ter algum conhecimento dos episódios sempre ocultados pelos mesmos…

    Obrigado

  3. negócio e o seguinte sempre q chega uma doença ou uma contaminação em tdo mundo somos pegos de surpresa por q? por q a maioria das pessoas não acreditam no tal acontecimento ate que eles finalmente acontecem, ou vcs achama q o mundo acreditaria q nos teríamos uma doeça cmo a aids? então se o EUA esta se adiantando no assunto então temos q acreditar na possibilidade de algo assim acontecer, sem contar q tds nos sabemos q o governo não fala tdo para a população, de qualquer maneira se um apocalipse zumbi acontecer ja vai ter um país preparado pra isso, por q depois q a merda acontecer se reerguer e mto mais difícil.

  4. Bem devo avisar-vos que apesar de ser um Zombie não precisam de ter medo de mim ou tentar destruir o meu cérebro ou queimar-me.
    Isto porque … … SOU UM ZOMBIE VEGETARIANO
    Hahahahahahahah

  5. gostaria de saber, porque existe sempre alguém intelegente para criar droga-zombie, jogo baleia azul, etc; e nunca há gente intelegente para bloquiar definitivamente estes sites para impedir que hája mais vítimas inocentes ((( ??? )))!!!

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …