Bactéria que “come” carne já matou 2 pessoas. Pode estar em água salgada e no marisco cru

A bactéria da espécie Vibrio vulnificus que provoca uma infecção que “come” a carne humana matou dois idosos nos EUA, nos últimos dias. A situação está a causar alguma preocupação, temendo-se que a bactéria se espalhe cada vez mais devido ao aquecimento global.

Esta bactéria tende a tornar-se cada vez mais comum em diferentes pontos do globo devido ao aquecimento das águas do oceano, de acordo com alguns especialistas. Um estudo recente, divulgado no mês passado, aponta que as alterações climáticas podem ajudar a disseminar a bactéria até latitudes onde não é habitual.

Há várias espécies de bactéria Vibrio que provocam sintomas como diarreia, cólicas, náuseas, vómitos e febre. Mas a vulnificus pode causar infecções sanguíneas graves, levando ao desenvolvimento de fasceíte necrotizante, uma doença que provoca a morte dos tecidos humanos.

Estas bactérias multiplicam-se em águas salgadas ou salobras e o aquecimento dos oceanos, motivado pelas alterações climáticos, cria um “caldo” perfeito para a sua expansão.

Costumavam encontrar-se ao longo da costa do Golfo e na Baía de Chesapeake, o maior estuário dos EUA que se situa entre os Estados de Maryland e da Virgínia e que desemboca no Oceano Atlântico. Mas já está a infectar pessoas na Florida, na zona do Golfo do México.

O Business Insider reporta a morte de um idoso devido a complicações relacionadas com a infecção provocada pela bactéria. O homem terá sido contaminado na Florida, nas águas da Praia Destin, no condado de Okaloosa.

Este idoso, que foi fazer uma visita à filha, apresentava sintomas como febre, arrepios de frio e cólicas quando regressou a casa no Tennessee. Quando a mulher o levou ao hospital, encontraram-lhe “um ponto negro terrivelmente inchado nas costas” que duplicou de tamanho nas horas seguintes, segundo relatos da filha do idoso. Ele acabou por morrer 48 horas depois de ter sido infectado.

Uma rapariga de 12 anos terá sido infectada pela mesma bactéria uma semana antes perto da referida zona da Florida. Neste caso, os médicos conseguiram evitar a amputação da sua perna com uma cirurgia de urgência.

A NBC News reportou também que uma mulher de 77 anos morreu devido à bactéria depois de ter feito um corte na perna, numa queda na água na praia de Coquina, também na Florida, na zona do Golfo do México.

A mulher foi diagnosticada com fasceíte necrotizante e morreu durante a operação de amputação da perna, numa tentativa de lhe salvar a vida, após ter sofrido dois enfartes e uma falha generalizada dos órgãos.

Os médicos alertam que há problemas de saúde que podem agudizar a infecção, nomeadamente doenças de fígado, diabetes e hepatite. Há casos onde a amputação de membros é a única forma de evitar a morte. Nas situações menos graves, pode ser ultrapassada com antibióticos.

A bactéria, que também já foi encontrada na Europa, pode ser contraída depois de entrar em águas contaminadas com uma ferida aberta ou após comer mariscos crus ou mal cozinhados provenientes de águas contaminadas. Fica, assim, o especial cuidado para estas situações.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Sim porque a Florida nunca foi um local quente. Mais uma “noticia” usada apenas para promover a conspiração do aquecimento global

  2. Mas se a Terra Entrou numa Era Glaciar, o aquecimento “global” deixa de fazer sentido nesta Noticia…
    So querem criar medo com falta de interpretação. “likes e gostos com tanta falta de conhecimento”
    Parem de especular e deixar as pessoas na incerteza dos FACTOS.

  3. Não saber é humano, não querer saber é ser ignorante, ver preto e dizer que é branco é ser “burro”.
    Homo sapiens desde os primórdios especialista na doutrina especulativa.

  4. A “fasceíte necrotizante” é uma epidemia a nível mundial! Vejam só o Trump, Bolsonaro, Orban, etc. Todos cheios de fasceíte.

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …