Bactéria que “come” carne já matou 2 pessoas. Pode estar em água salgada e no marisco cru

A bactéria da espécie Vibrio vulnificus que provoca uma infecção que “come” a carne humana matou dois idosos nos EUA, nos últimos dias. A situação está a causar alguma preocupação, temendo-se que a bactéria se espalhe cada vez mais devido ao aquecimento global.

Esta bactéria tende a tornar-se cada vez mais comum em diferentes pontos do globo devido ao aquecimento das águas do oceano, de acordo com alguns especialistas. Um estudo recente, divulgado no mês passado, aponta que as alterações climáticas podem ajudar a disseminar a bactéria até latitudes onde não é habitual.

Há várias espécies de bactéria Vibrio que provocam sintomas como diarreia, cólicas, náuseas, vómitos e febre. Mas a vulnificus pode causar infecções sanguíneas graves, levando ao desenvolvimento de fasceíte necrotizante, uma doença que provoca a morte dos tecidos humanos.

Estas bactérias multiplicam-se em águas salgadas ou salobras e o aquecimento dos oceanos, motivado pelas alterações climáticos, cria um “caldo” perfeito para a sua expansão.

Costumavam encontrar-se ao longo da costa do Golfo e na Baía de Chesapeake, o maior estuário dos EUA que se situa entre os Estados de Maryland e da Virgínia e que desemboca no Oceano Atlântico. Mas já está a infectar pessoas na Florida, na zona do Golfo do México.

O Business Insider reporta a morte de um idoso devido a complicações relacionadas com a infecção provocada pela bactéria. O homem terá sido contaminado na Florida, nas águas da Praia Destin, no condado de Okaloosa.

Este idoso, que foi fazer uma visita à filha, apresentava sintomas como febre, arrepios de frio e cólicas quando regressou a casa no Tennessee. Quando a mulher o levou ao hospital, encontraram-lhe “um ponto negro terrivelmente inchado nas costas” que duplicou de tamanho nas horas seguintes, segundo relatos da filha do idoso. Ele acabou por morrer 48 horas depois de ter sido infectado.

Uma rapariga de 12 anos terá sido infectada pela mesma bactéria uma semana antes perto da referida zona da Florida. Neste caso, os médicos conseguiram evitar a amputação da sua perna com uma cirurgia de urgência.

A NBC News reportou também que uma mulher de 77 anos morreu devido à bactéria depois de ter feito um corte na perna, numa queda na água na praia de Coquina, também na Florida, na zona do Golfo do México.

A mulher foi diagnosticada com fasceíte necrotizante e morreu durante a operação de amputação da perna, numa tentativa de lhe salvar a vida, após ter sofrido dois enfartes e uma falha generalizada dos órgãos.

Os médicos alertam que há problemas de saúde que podem agudizar a infecção, nomeadamente doenças de fígado, diabetes e hepatite. Há casos onde a amputação de membros é a única forma de evitar a morte. Nas situações menos graves, pode ser ultrapassada com antibióticos.

A bactéria, que também já foi encontrada na Europa, pode ser contraída depois de entrar em águas contaminadas com uma ferida aberta ou após comer mariscos crus ou mal cozinhados provenientes de águas contaminadas. Fica, assim, o especial cuidado para estas situações.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Sim porque a Florida nunca foi um local quente. Mais uma “noticia” usada apenas para promover a conspiração do aquecimento global

  2. Mas se a Terra Entrou numa Era Glaciar, o aquecimento “global” deixa de fazer sentido nesta Noticia…
    So querem criar medo com falta de interpretação. “likes e gostos com tanta falta de conhecimento”
    Parem de especular e deixar as pessoas na incerteza dos FACTOS.

  3. Não saber é humano, não querer saber é ser ignorante, ver preto e dizer que é branco é ser “burro”.
    Homo sapiens desde os primórdios especialista na doutrina especulativa.

  4. A “fasceíte necrotizante” é uma epidemia a nível mundial! Vejam só o Trump, Bolsonaro, Orban, etc. Todos cheios de fasceíte.

RESPONDER

Reconstruções em Pedrógão. Gulbenkian exige indemnização de meio milhão por suspeita de ilegalidades

A Fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de euros por ilegalidades na reconstrução de casas de Pedrógão. Estão em causa cinco habitações. A fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de …

Austrália. Depois dos incêndios, chega o granizo (e já está a provocar estragos)

A Austrália está a recuperar dos enormes incêndios dos últimos meses. No entanto, a costa oriental do país debate-se agora com chuvas intensas que tem provocado inúmeras inundações. As fortes chuvas que caíram esta segunda-feira proporcionaram …

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …

Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta …

Joacine disposta a fazer "cedências necessárias". Livre diz que só por milagre as relações serão retomadas

O Livre decidiu retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira. A deputada única do partido admite fazer as cedências necessárias, mas o partido diz que só por milagre as relações entre os dois vão …