Bactéria que “come” carne já matou 2 pessoas. Pode estar em água salgada e no marisco cru

A bactéria da espécie Vibrio vulnificus que provoca uma infecção que “come” a carne humana matou dois idosos nos EUA, nos últimos dias. A situação está a causar alguma preocupação, temendo-se que a bactéria se espalhe cada vez mais devido ao aquecimento global.

Esta bactéria tende a tornar-se cada vez mais comum em diferentes pontos do globo devido ao aquecimento das águas do oceano, de acordo com alguns especialistas. Um estudo recente, divulgado no mês passado, aponta que as alterações climáticas podem ajudar a disseminar a bactéria até latitudes onde não é habitual.

Há várias espécies de bactéria Vibrio que provocam sintomas como diarreia, cólicas, náuseas, vómitos e febre. Mas a vulnificus pode causar infecções sanguíneas graves, levando ao desenvolvimento de fasceíte necrotizante, uma doença que provoca a morte dos tecidos humanos.

Estas bactérias multiplicam-se em águas salgadas ou salobras e o aquecimento dos oceanos, motivado pelas alterações climáticos, cria um “caldo” perfeito para a sua expansão.

Costumavam encontrar-se ao longo da costa do Golfo e na Baía de Chesapeake, o maior estuário dos EUA que se situa entre os Estados de Maryland e da Virgínia e que desemboca no Oceano Atlântico. Mas já está a infectar pessoas na Florida, na zona do Golfo do México.

O Business Insider reporta a morte de um idoso devido a complicações relacionadas com a infecção provocada pela bactéria. O homem terá sido contaminado na Florida, nas águas da Praia Destin, no condado de Okaloosa.

Este idoso, que foi fazer uma visita à filha, apresentava sintomas como febre, arrepios de frio e cólicas quando regressou a casa no Tennessee. Quando a mulher o levou ao hospital, encontraram-lhe “um ponto negro terrivelmente inchado nas costas” que duplicou de tamanho nas horas seguintes, segundo relatos da filha do idoso. Ele acabou por morrer 48 horas depois de ter sido infectado.

Uma rapariga de 12 anos terá sido infectada pela mesma bactéria uma semana antes perto da referida zona da Florida. Neste caso, os médicos conseguiram evitar a amputação da sua perna com uma cirurgia de urgência.

A NBC News reportou também que uma mulher de 77 anos morreu devido à bactéria depois de ter feito um corte na perna, numa queda na água na praia de Coquina, também na Florida, na zona do Golfo do México.

A mulher foi diagnosticada com fasceíte necrotizante e morreu durante a operação de amputação da perna, numa tentativa de lhe salvar a vida, após ter sofrido dois enfartes e uma falha generalizada dos órgãos.

Os médicos alertam que há problemas de saúde que podem agudizar a infecção, nomeadamente doenças de fígado, diabetes e hepatite. Há casos onde a amputação de membros é a única forma de evitar a morte. Nas situações menos graves, pode ser ultrapassada com antibióticos.

A bactéria, que também já foi encontrada na Europa, pode ser contraída depois de entrar em águas contaminadas com uma ferida aberta ou após comer mariscos crus ou mal cozinhados provenientes de águas contaminadas. Fica, assim, o especial cuidado para estas situações.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Sim porque a Florida nunca foi um local quente. Mais uma “noticia” usada apenas para promover a conspiração do aquecimento global

  2. Mas se a Terra Entrou numa Era Glaciar, o aquecimento “global” deixa de fazer sentido nesta Noticia…
    So querem criar medo com falta de interpretação. “likes e gostos com tanta falta de conhecimento”
    Parem de especular e deixar as pessoas na incerteza dos FACTOS.

  3. Não saber é humano, não querer saber é ser ignorante, ver preto e dizer que é branco é ser “burro”.
    Homo sapiens desde os primórdios especialista na doutrina especulativa.

  4. A “fasceíte necrotizante” é uma epidemia a nível mundial! Vejam só o Trump, Bolsonaro, Orban, etc. Todos cheios de fasceíte.

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …