/

Avião russo colide com bando de pássaros e aterra de emergência em campo de milho

Sergei Ilnitsky / EPA

A aterragem de emergência de um avião num campo junto a um dos aeroportos de Moscovo, na Rússia, provocou hoje pelo menos 23 feridos, anunciaram as autoridades russas.

Um avião de passageiros da Ural Airlines, transportando 226 passageiros e uma tripulação de sete pessoas, colidiu com um bando de pássaros quando fazia a descolagem do aeroporto Zhukovsky, em Moscovo. O voo tinha como destino Simferopol.

Os motores do avião começaram a falhar depois da colisão com os pássaros, e o piloto fez uma aterragem de emergência num campo de milho, a cerca de um quilómetro do aeroporto.

As autoridades russas informaram que 23 pessoas, incluindo nove crianças, foram hospitalizadas com ferimentos. As autoridades russas abriram já uma investigação ao acidente. De acordo com informações da Rosaviatsia, agência federal russa de aviação, as aves provocaram “importantes perturbações no funcionamento” da aeronave.

Imagens captadas por um drone mostram a aeronave imobilizada no campo de milho. No vídeo são visíveis as marcas deixadas pelo Airbus A-321 durante a manobra de aterragem de emergência.

Um outro vídeo, recolhido por um dos passageiros a partir do interior da aeronave, capta o momento em que o avião pousa no campo de milho — uma aterragem que os meios de comunicação russos estão a apelidar de “milagrosa”.

Em declarações a uma televisão estatal russa, um passageiro citado pela Reuters disse que o avião começou a abanar de forma violenta pouco depois da descolagem. “As luzes na parte direita do avião começaram a piscar e cheirava a queimado. Depois aterramos e toda a gente começou a fugir”, relatou o passageiro.

O jornal russo Komsomolskaya Pravda descreve o piloto, Damir Yusupov, como um herói, por ter “conseguido salvar a vida de 233 pessoas aterraando com grande perícia um avião sem trem de aterragem e com o motor direito a falhar, num campo de milho”.

O piloto é já comparado nas redes sociais ao capitão Chesley Sully Sullenberger, piloto do voo da US Airways que em 2009 aterrou com sucesso no rio Hudson, em Manhattan, após um acidente causado por um bando de pássaros, salvando todos os passageiros e tripulantes.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.