Avião militar russo sobrevoou Portugal para tirar fotografias a áreas estratégicas

Skeeze / Pixabay

Aeronave Tupolev Tu-154 da Força Aérea da Rússia

Um avião militar da Rússia sobrevoou o espaço aéreo de Portugal continental e do arquipélago dos Açores para fotografar áreas estratégicas.

Descolando de Lisboa em direção ao arquipélago dos Açores, a aeronave militar russa, Tupolev 154, “executou fotografia sobre as ilhas”, confirmou o Estado-Maior-General das Forças Armadas à Rádio Renascença. Os voos foram realizados no âmbito do tratado de controlo de armamento “Open Skies”, do qual Portugal é um dos países signatários.

Está previsto que os países incluídos no tratado assinado pelos membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa possam realizar voos de reconhecimento sobre os territórios de outros membros para recolher informações militares.

O objetivo do tratado é “melhorar a abertura e transparência e facilitar a verificação de controlo de armamentos” e “contribuir para o desenvolvimento e o reforço da paz”.

“Como se pode constatar pelo espírito do Tratado, não são ações de vigilância mas missões de verificação e observação aérea, onde a postura dos militares da Federação Russa é extremamente profissional e não hostil”, explicou o gabinete do Estado-Maior-General das Forças Armadas à RR.

Foram feitos dois voos durante a estadia da comitiva russa, que chegou à capital portuguesa na segunda-feira e parte de volta para a Rússia esta sexta-feira. Este é o número de voos que Portugal pode receber por ano. Por outro lado, pode fazer voos deste tipo noutro país uma vez por ano.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

    • Perfeito, amigo leitor Ricardo. Muito bom! Vamos aguardar que Portugal possa sobrevoar e fotografar a Base Naval de Kaliningrado, onde o submarino nuclear russo explodiu e radioativou meia Európa! Ou então a fronteira com a Románia com suas concentrações de tropas…Estão bem desaforados estes russos!

    • Oh Ricardo…… Tantos!!! …. A Tugalândia, País Alice das Maravilhas, República Socialista dos Trogloditas e República Cleptocrática dos Otários!!!!! Além de voos de reconhecimento sobre os melhores offshores!!!! Que “inteligente acordo”!!!!!!!!! Será que quem assinou é da N+W+O e traidor da Pátria e do Povo??!!!

        • Ah?!
          Komunista? O Putin?!
          Tentativa de piada ou ignorância? Ou estupidez?
          Exacto… provavelmente todas!…
          Quando acordares para a realidade, pode ser que percebas porque o Putin é considerado por muitos analistas, o homem mais rico do mundo!

  1. Qual foi o resultado de tão profissional espinonagem autorizada ao abrigo de um tratado qualquer, penso que Open Skyes mas também podia ser Open Stores?
    Quantos depósitos de “munições de boca” foram encontrados ?
    Quantos armazéns de cápsulas vazias de tinto, branco, Sagres, Superbok e Scotch, (tudo para reciclagem), foram contabilizados ?
    Quantos postos de plantão ou reforço estavam vazios por falta de guarnição ?
    As fragatas ainda estão todas? E os F16 e os Submarinos? Os Leopard II ainda estão em St.a Margarida?

  2. Evidentemente trata-se de um inegável voyeurismo institucionalizado. Sabe-se lá o que estes russos estão a fografar…Seja mulheres à vontade, em seus terraços, seja seus amigos a fugir pelos telhados discretos. Um verdadeiro escándalo! Um escárnio! Sou contra!

  3. Quando será a vez de um avião militar português sobrevoar a Rússia para tirar fotografias? Deve haver por aqui qualquer coisa que não bate certo!

    • Portugal não tem o mesmo tipo de capacidade militar que a Rússia. Nao realidade, desconheço o interesse da Rússia em fotografar áreas militares dum país pobre, sem qualquer capacidade militar relevante…

      • Qualquer pessoa minimamente informada percebe que o interesse da Rússia nada tem a ver com o país ser rico ou pobre, mas sim com a posição geoestratégica de Portugal.

  4. Os F16 estão todos em Beja. A pista em Monte Real está em obras. Por isso de certeza que os viram lá. Pelo menos 4, pois temos dois na Holanda. O resto está dentro de hangar.

  5. Deviam ter mandado a os aviões de combate a “incêndios” travar a invasão russa…. se é que já não foram todos “tomar banho” nas barragens…..!!!!!!!!!!!!!

  6. Será que foram eles que encontraram o material furtado de Tancos e informaram o ex-governo do António Costa?
    Cuidadinho com o Putin e as suas tropas.

RESPONDER

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …