/

Avião militar russo sobrevoou Portugal para tirar fotografias a áreas estratégicas

20

Skeeze / Pixabay

Aeronave Tupolev Tu-154 da Força Aérea da Rússia

Um avião militar da Rússia sobrevoou o espaço aéreo de Portugal continental e do arquipélago dos Açores para fotografar áreas estratégicas.

Descolando de Lisboa em direção ao arquipélago dos Açores, a aeronave militar russa, Tupolev 154, “executou fotografia sobre as ilhas”, confirmou o Estado-Maior-General das Forças Armadas à Rádio Renascença. Os voos foram realizados no âmbito do tratado de controlo de armamento “Open Skies”, do qual Portugal é um dos países signatários.

Está previsto que os países incluídos no tratado assinado pelos membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa possam realizar voos de reconhecimento sobre os territórios de outros membros para recolher informações militares.

O objetivo do tratado é “melhorar a abertura e transparência e facilitar a verificação de controlo de armamentos” e “contribuir para o desenvolvimento e o reforço da paz”.

“Como se pode constatar pelo espírito do Tratado, não são ações de vigilância mas missões de verificação e observação aérea, onde a postura dos militares da Federação Russa é extremamente profissional e não hostil”, explicou o gabinete do Estado-Maior-General das Forças Armadas à RR.

Foram feitos dois voos durante a estadia da comitiva russa, que chegou à capital portuguesa na segunda-feira e parte de volta para a Rússia esta sexta-feira. Este é o número de voos que Portugal pode receber por ano. Por outro lado, pode fazer voos deste tipo noutro país uma vez por ano.

  ZAP //

20 Comments

    • Perfeito, amigo leitor Ricardo. Muito bom! Vamos aguardar que Portugal possa sobrevoar e fotografar a Base Naval de Kaliningrado, onde o submarino nuclear russo explodiu e radioativou meia Európa! Ou então a fronteira com a Románia com suas concentrações de tropas…Estão bem desaforados estes russos!

    • Oh Ricardo…… Tantos!!! …. A Tugalândia, País Alice das Maravilhas, República Socialista dos Trogloditas e República Cleptocrática dos Otários!!!!! Além de voos de reconhecimento sobre os melhores offshores!!!! Que “inteligente acordo”!!!!!!!!! Será que quem assinou é da N+W+O e traidor da Pátria e do Povo??!!!

      • Queres dizer Komunista dictatorial?!!!! Tu cumpres os mandamentos de Lenine….. à risca…. e os de Estaline por consequência….

        • Ah?!
          Komunista? O Putin?!
          Tentativa de piada ou ignorância? Ou estupidez?
          Exacto… provavelmente todas!…
          Quando acordares para a realidade, pode ser que percebas porque o Putin é considerado por muitos analistas, o homem mais rico do mundo!

  1. Qual foi o resultado de tão profissional espinonagem autorizada ao abrigo de um tratado qualquer, penso que Open Skyes mas também podia ser Open Stores?
    Quantos depósitos de “munições de boca” foram encontrados ?
    Quantos armazéns de cápsulas vazias de tinto, branco, Sagres, Superbok e Scotch, (tudo para reciclagem), foram contabilizados ?
    Quantos postos de plantão ou reforço estavam vazios por falta de guarnição ?
    As fragatas ainda estão todas? E os F16 e os Submarinos? Os Leopard II ainda estão em St.a Margarida?

  2. Evidentemente trata-se de um inegável voyeurismo institucionalizado. Sabe-se lá o que estes russos estão a fografar…Seja mulheres à vontade, em seus terraços, seja seus amigos a fugir pelos telhados discretos. Um verdadeiro escándalo! Um escárnio! Sou contra!

  3. Quando será a vez de um avião militar português sobrevoar a Rússia para tirar fotografias? Deve haver por aqui qualquer coisa que não bate certo!

    • Portugal não tem o mesmo tipo de capacidade militar que a Rússia. Nao realidade, desconheço o interesse da Rússia em fotografar áreas militares dum país pobre, sem qualquer capacidade militar relevante…

      • Qualquer pessoa minimamente informada percebe que o interesse da Rússia nada tem a ver com o país ser rico ou pobre, mas sim com a posição geoestratégica de Portugal.

  4. Os F16 estão todos em Beja. A pista em Monte Real está em obras. Por isso de certeza que os viram lá. Pelo menos 4, pois temos dois na Holanda. O resto está dentro de hangar.

  5. Deviam ter mandado a os aviões de combate a “incêndios” travar a invasão russa…. se é que já não foram todos “tomar banho” nas barragens…..!!!!!!!!!!!!!

  6. Será que foram eles que encontraram o material furtado de Tancos e informaram o ex-governo do António Costa?
    Cuidadinho com o Putin e as suas tropas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE