Avião-hospital pronto a levar doentes portugueses com covid-19 para a Alemanha

DR

Avião-hospital

Numa altura em que o número de internamentos nas UCI não pára de aumentar, o Governo já admitiu recorrer a ajuda internacional. O CM avança agora que vários médicos das Forças Armadas alemãs estão a avaliar um forma de auxiliar Portugal. Uma das opções é uma aeronave que pode transportar doentes.

Por fora, parecem aviões normais de transporte militar. Contudo, o seu interior é adaptado para mega-ambulâncias voadoras, capazes de transportar até 40 doentes em estado moderado, ou 16 em cuidados intensivos.

Estas aeronaves são de de dois modelos: o A400M usado pela Alemanha e o A330 MRTT já em serviço em França – e que será ainda utilizado por outros seis países europeus numa frota multinacional da NATO.

Os aviões-ambulâncias são uma das hipóteses em cima da mesa para aliviar os hospitais da Grande Lisboa. Fontes do Ministério da Defesa adiantaram ao CM que doentes infetados com covid-19, e que estão dependentes de cuidados intensivos, podem vir a ser transferidos para a Alemanha. Ao longo da pandemia, o país já ajudou desta forma França e Itália.

Os veículos de evacuação médica também têm sido fundamentais na transferência de doentes dentro dos próprios países. Em Portugal poderiam ser úteis, por exemplo, transportando doentes doentes de Lisboa (uma das cidades em que hospitais estão mais sobrecarregados) para Faro.

Segundo as mesmas fontes, a Alemanha é o aliado mais “habilitado e preparado” na evacuação aérea de doentes graves.

Um exemplo disso foi em 2019, quando foram retirados da ilha da Madeira, 12 alemães que sobreviveram com ferimentos graves ao despiste de autocarro que matou 29 turistas. Este processo também ocorreu com recurso a uma avião.

Agora, o ‘kit’ de Cuidados Intensivos, operado por 25 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros e técnicos, pode ser montado num dos aviões mais recentes.

Recorde-se que Portugal pediu profissionais para reforçar as equipas de enfermagem e de médicos intensivistas, equipamentos onde se verificam falhas pontuais, como seringas e ventiladores não invasivos, e vagas hospitalares para transferir doentes para fora do país.

Ainda esta semana, num entrevista à RTP, a ministra da Saúde, Marta Temido, assumiu que “o Governo português está a acionar todos os mecanismos de que dispõe, designadamente no quadro internacional, para garantir que presta a melhor assistência aos utentes”.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …