Avião com equipa brasileira despenha-se na Colômbia: 75 mortos e 6 sobreviventes

(dr) Twitter

-

O avião com 81 passageiros, entre os quais a equipa de futebol brasileira Chapecoense, caiu na noite desta segunda-feira, quando se dirigia a Medellín, na Colômbia. O balanço oficial das autoridades aponta para 75 vítimas mortais e seis sobreviventes.

Segundo um comunicado da Aeronáutica Civil da Colômbia, “uma aeronave procedente da Bolívia da empresa Lamia, com matrícula CP2933 RJ 80 acidentou-se em Cerro El Gordo, nas proximidades do município de La Unión, Antioquia”, com 81 passageiros a bordo, entre os quais a equipa de futebol brasileira Chapecoense.

A bordo seguiam 22 futebolistas, 28 acompanhantes e equipa técnica, 22 jornalistas e nove membros da tripulação, informou a Aviação Civil em Comunicado.

O aeroporto de Medellin referiu que o avião “declarou-se em emergência” às 22h00 locais (03h00 em Lisboa) “por falhas técnicas”, segundo aquilo que transmitiu à torre de controlo.

As autoridades colombianas informaram que o avião se despenhou quando se dirigia ao aeroporto de Medellín. O último balanço oficial aponta para 75 mortos e seis sobreviventes.

Entre a lista de sobreviventes encontram-se os jogadores Alan Ruschel, Jackson Follmann e Helio Zampier Neto, a assistente de bordo Ximena Suárez, o técnico Erwin Tumiri e o jornalista Rafael Hensel.

Entretanto, o jogador Marcos Danilo Padilha, que também tinha sido encontrado com vida, não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

O ex-guarda-redes do Sporting, Marcelo Boeck, transferido para esta equipa brasileira na época passada, escapou ao acidente porque pediu dispensa do jogo para celebrar o seu aniversário.

A equipa brasileira ia disputar, na quarta-feira, com os colombianos do Atlético Nacional, a primeira mão da final da Taça Sul-Americana.

Em comunicado, a Confederação Sul-Americana de Futebol já anunciou que, “até novo aviso”, ficam suspensas todas as atividades que tutela e o seu presidente, Alejandro Domínguez, está a caminho da cidade colombinana para acompanhar a situação.

Já foi divulgado um vídeo com os membros da equipa, no interior da aeronave, pouco tempo antes da viagem começar.

O Presidente da Câmara de Medellín, Frederico Gutierrez, disse a uma rádio local que esta “é uma tragédia de grandes proporções”.

O Presidente do Brasil, Michel Temer, reagiu à notícia, prometendo acionar “todos os meios” à sua disposição para prestar auxílio.

“Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade”, escreveu no Twitter.

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, também já mostrou a sua homenagem às famílias das vítimas e com o Brasil. “Uma tragédia que nos deixa de luto”, escreveu na mesma rede social.

O Chapecoense é uma equipa de Chapecó, no município de Santa Catarina, no sul do Brasil, e estava a passar uma das melhores fases de sempre.

Vários clubes e jogadores de todo o mundo estão a prestar a sua homenagem nas redes sociais, utilizando a hashtag #ForçaChape.

ZAP / Bom Dia / Futebol 365

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente mais um acidente de avião e tantas vítimas, de lamentar é que todos os noticiários só falam praticamente dos jogadores de futebol como se os outros passageiros não fossem humanos e estou mais do que certo que este acidente não daria tanto que falar não fosse o caso da equipa de futebol como vítima.

RESPONDER

Madonna cancelou concerto em Lisboa porque precisava de "descansar"

A artista cancelou o concerto deste domingo, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, o quinto de oito consecutivos na capital portuguesa, porque precisava de "descansar". "Lamentamos informar que Madonna não poderá atuar esta noite. O concerto …

Barcelona atento ao prodígio Joelson Fernandes

O jovem prodígio dos leões, que pelo segundo dia está a treinar com a equipa principal, está a ser seguido pelo Barcelona há algum tempo. De acordo com o jornal A Bola, Joelson Fernandes, "prodígio da …

Proprietários impedidos de construir em Tróia processam Estado

O jornal Público escreve esta segunda-feira que alguns proprietários de lotes no loteamento Soltróia, em Tróia, vão avançar com processos contra o Estado. O matutino conta que, poucos meses depois de os investidores comprarem …

China confirma que o coronavírus se transmite entre humanos

O vírus que se manifestou em grandes cidades chinesas é transmissível entre humanos, anunciou, esta segunda-feira, um especialista do Governo chinês em doenças infecciosas. O investigador Zhong Nanshan, especialista em doenças respiratórias da Comissão Nacional de …

Benfica prestes a garantir dois reforços do Boavista

O Benfica está prestes a garantir dois reforços do Boavista. Samu (extremo) e Helton Leite (guarda-redes) são os futebolistas na mira das águias, segundo avança o desportivo O Jogo. O jornal, que avança a notícia …

Ucrânia insiste na entrega das caixas negras do avião abatido pelo Irão

Kiev vai insistir para que Teerão lhe entregue as caixas negras do avião abatido pelo Irão em negociações, esta segunda-feira, com um ministro iraniano em visita à Ucrânia. O ministro dos Transportes iraniano, Mohammad Eslami, chegou …

Mota Soares. CDS tem de dialogar preferencialmente com o PSD

Pedro Mota Soares acredita que é do melhor interesse do CDS estabelecer diálogo com o PSD. Além disso, considera que o partido não deve permitir que seja eleito um Chefe de Estado mais à esquerda.  O …

Sporting chega a acordo para contratação de Sporar

O Sporting chegou a acordo com os eslovacos do Slovan Bratislava para a contratação do avançado esloveno Andraz Sporar, disse à Lusa fonte oficial dos leões. Andraz Sporar, de 25 anos, vai assinar um contrato até …

Aumentos da Função Pública acima dos 0,3% deverão ser nominais

Os aumentos que estão a ser estudados pelo Governo deverão ser nominais e contemplar as duas categorias remuneratórias mais baixas: os assistentes operacionais e os assistentes técnicos. Na semana passada, a ministra da Modernização do Estado e …

PSD de Loures pede demissão de Marta Temido por causa da não renovação de PPP

O PSD de Loures pediu, este domingo, a demissão da ministra da Saúde, num comunicado em que manifesta "profunda preocupação" com a não renovação da parceria público-privada (PPP) no Hospital Beatriz Ângelo. Para a concelhia do …