Avião com equipa brasileira despenha-se na Colômbia: 75 mortos e 6 sobreviventes

(dr) Twitter

-

O avião com 81 passageiros, entre os quais a equipa de futebol brasileira Chapecoense, caiu na noite desta segunda-feira, quando se dirigia a Medellín, na Colômbia. O balanço oficial das autoridades aponta para 75 vítimas mortais e seis sobreviventes.

Segundo um comunicado da Aeronáutica Civil da Colômbia, “uma aeronave procedente da Bolívia da empresa Lamia, com matrícula CP2933 RJ 80 acidentou-se em Cerro El Gordo, nas proximidades do município de La Unión, Antioquia”, com 81 passageiros a bordo, entre os quais a equipa de futebol brasileira Chapecoense.

A bordo seguiam 22 futebolistas, 28 acompanhantes e equipa técnica, 22 jornalistas e nove membros da tripulação, informou a Aviação Civil em Comunicado.

O aeroporto de Medellin referiu que o avião “declarou-se em emergência” às 22h00 locais (03h00 em Lisboa) “por falhas técnicas”, segundo aquilo que transmitiu à torre de controlo.

As autoridades colombianas informaram que o avião se despenhou quando se dirigia ao aeroporto de Medellín. O último balanço oficial aponta para 75 mortos e seis sobreviventes.

Entre a lista de sobreviventes encontram-se os jogadores Alan Ruschel, Jackson Follmann e Helio Zampier Neto, a assistente de bordo Ximena Suárez, o técnico Erwin Tumiri e o jornalista Rafael Hensel.

Entretanto, o jogador Marcos Danilo Padilha, que também tinha sido encontrado com vida, não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

O ex-guarda-redes do Sporting, Marcelo Boeck, transferido para esta equipa brasileira na época passada, escapou ao acidente porque pediu dispensa do jogo para celebrar o seu aniversário.

A equipa brasileira ia disputar, na quarta-feira, com os colombianos do Atlético Nacional, a primeira mão da final da Taça Sul-Americana.

Em comunicado, a Confederação Sul-Americana de Futebol já anunciou que, “até novo aviso”, ficam suspensas todas as atividades que tutela e o seu presidente, Alejandro Domínguez, está a caminho da cidade colombinana para acompanhar a situação.

Já foi divulgado um vídeo com os membros da equipa, no interior da aeronave, pouco tempo antes da viagem começar.

O Presidente da Câmara de Medellín, Frederico Gutierrez, disse a uma rádio local que esta “é uma tragédia de grandes proporções”.

O Presidente do Brasil, Michel Temer, reagiu à notícia, prometendo acionar “todos os meios” à sua disposição para prestar auxílio.

“Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade”, escreveu no Twitter.

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, também já mostrou a sua homenagem às famílias das vítimas e com o Brasil. “Uma tragédia que nos deixa de luto”, escreveu na mesma rede social.

O Chapecoense é uma equipa de Chapecó, no município de Santa Catarina, no sul do Brasil, e estava a passar uma das melhores fases de sempre.

Vários clubes e jogadores de todo o mundo estão a prestar a sua homenagem nas redes sociais, utilizando a hashtag #ForçaChape.

ZAP / Bom Dia / Futebol 365

3 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente mais um acidente de avião e tantas vítimas, de lamentar é que todos os noticiários só falam praticamente dos jogadores de futebol como se os outros passageiros não fossem humanos e estou mais do que certo que este acidente não daria tanto que falar não fosse o caso da equipa de futebol como vítima.

RESPONDER

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A estação espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …

"0 tiros disparados". PSP publica (e depois retira) post polémico sobre tiroteio

O post partilhado no Facebook da PSP, que parecia fazer alusão ao tiroteio que, na semana passada, provocou a morte de uma mulher, já foi retirado desta rede social. "0 tiros disparados", podia ler-se. A PSP …

PJ descarta abuso sexual na Queima das Fitas de Porto e Braga. Autores dos vídeos ainda por apurar

A Polícia Judiciária descartou o crime de abuso sexual nos dois casos, mas mantém a investigação aos crimes de de gravação ilícita e devassa da vida privadas. Dois jovens envolvidos numa cena de sexo num autocarro …

Negociações para formar Governo fracassam na Alemanha

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou no domingo em Berlim o fracasso das negociações da CDU com os liberais do FDP e com Os Verdes para a formação de um novo governo. Desde as eleições …

Armada argentina duvida que chamadas de satélite sejam do submarino desaparecido

No sábado, bases navais da Argentina anunciaram ter recebido contactos por telefone-satélite que poderiam ter sido feitos a partir do submarino militar argentino Ara San Juan. De acordo com o Diário de Notícias, sete chamadas de …

Morreu o infame Charles Manson

Na sequência dos assassínios brutais que levou a cabo com a sua seita, Charles Manson tinha sido condenado à morte em 1971. Um dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos, Charles Manson, líder de uma seita …

Portugal prepara-se para o regresso dos seus jihadistas

As autoridades portuguesas estão a preparar-se para o regresso dos jihadistas que partiram de Portugal para combater nas fileiras do Estado Islâmico. Polícia e entidades de apoio social estão a receber formação para prevenir a …

Criminologista espanhol encontrou a "mulher de roxo" do caso Maddie

A polícia inglesa procurava a "mulher de roxo", que tinha saído da Praia da Luz com o marido - um pedófilo condenado que entretanto morreu -  na mesma altura do desaparecimento de Madeleine McCann, em …