Avião com equipa brasileira despenha-se na Colômbia: 75 mortos e 6 sobreviventes

(dr) Twitter

-

O avião com 81 passageiros, entre os quais a equipa de futebol brasileira Chapecoense, caiu na noite desta segunda-feira, quando se dirigia a Medellín, na Colômbia. O balanço oficial das autoridades aponta para 75 vítimas mortais e seis sobreviventes.

Segundo um comunicado da Aeronáutica Civil da Colômbia, “uma aeronave procedente da Bolívia da empresa Lamia, com matrícula CP2933 RJ 80 acidentou-se em Cerro El Gordo, nas proximidades do município de La Unión, Antioquia”, com 81 passageiros a bordo, entre os quais a equipa de futebol brasileira Chapecoense.

A bordo seguiam 22 futebolistas, 28 acompanhantes e equipa técnica, 22 jornalistas e nove membros da tripulação, informou a Aviação Civil em Comunicado.

O aeroporto de Medellin referiu que o avião “declarou-se em emergência” às 22h00 locais (03h00 em Lisboa) “por falhas técnicas”, segundo aquilo que transmitiu à torre de controlo.

As autoridades colombianas informaram que o avião se despenhou quando se dirigia ao aeroporto de Medellín. O último balanço oficial aponta para 75 mortos e seis sobreviventes.

Entre a lista de sobreviventes encontram-se os jogadores Alan Ruschel, Jackson Follmann e Helio Zampier Neto, a assistente de bordo Ximena Suárez, o técnico Erwin Tumiri e o jornalista Rafael Hensel.

Entretanto, o jogador Marcos Danilo Padilha, que também tinha sido encontrado com vida, não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

O ex-guarda-redes do Sporting, Marcelo Boeck, transferido para esta equipa brasileira na época passada, escapou ao acidente porque pediu dispensa do jogo para celebrar o seu aniversário.

A equipa brasileira ia disputar, na quarta-feira, com os colombianos do Atlético Nacional, a primeira mão da final da Taça Sul-Americana.

Em comunicado, a Confederação Sul-Americana de Futebol já anunciou que, “até novo aviso”, ficam suspensas todas as atividades que tutela e o seu presidente, Alejandro Domínguez, está a caminho da cidade colombinana para acompanhar a situação.

Já foi divulgado um vídeo com os membros da equipa, no interior da aeronave, pouco tempo antes da viagem começar.

O Presidente da Câmara de Medellín, Frederico Gutierrez, disse a uma rádio local que esta “é uma tragédia de grandes proporções”.

O Presidente do Brasil, Michel Temer, reagiu à notícia, prometendo acionar “todos os meios” à sua disposição para prestar auxílio.

“Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade”, escreveu no Twitter.

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, também já mostrou a sua homenagem às famílias das vítimas e com o Brasil. “Uma tragédia que nos deixa de luto”, escreveu na mesma rede social.

O Chapecoense é uma equipa de Chapecó, no município de Santa Catarina, no sul do Brasil, e estava a passar uma das melhores fases de sempre.

Vários clubes e jogadores de todo o mundo estão a prestar a sua homenagem nas redes sociais, utilizando a hashtag #ForçaChape.

ZAP / Bom Dia / Futebol 365

3 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente mais um acidente de avião e tantas vítimas, de lamentar é que todos os noticiários só falam praticamente dos jogadores de futebol como se os outros passageiros não fossem humanos e estou mais do que certo que este acidente não daria tanto que falar não fosse o caso da equipa de futebol como vítima.

RESPONDER

-

Picada de carraça pode provocar alergia a carne

Com o início do verão, os médicos norte-americanos estão a observar cada vez mais casos de uma rara alergia a carne relacionada com uma picada do carraça estrela solitária- que provoca comichão, inchaço na pele …

Amazon Prime Air Drone

Amazon quer construir "colmeias gigantes" para drones

No passado dia 22 de junho, a Amazon, a gigante do comércio eletrónico, apresentou uma patente para a construção de torres, que se assemelham a colmeias gigantes, capazes de abastecer drones para entrega de produtos. Há …

-

EUA aprovam por lapso projecto-lei que permite às mulheres grávidas matar

No estado americano de Nova Hampshire, deputados republicanos aprovaram por lapso um projecto-lei que permite às mulheres grávidas cometerem homicídios sem qualquer punição. O caso aconteceu na sequência de uma formulação imprecisa no texto do projecto-lei, …

Um objeto de massa planetária, do tamanho de Marte, seria suficiente para produzir as perturbações observadas na distante Cintura de Kuiper.

Objeto misterioso do tamanho de Marte esconde-se no limite do Sistema Solar

Segundo um grupo de astrónomos, um "objeto de massa planetária" desconhecido, ainda por identificar, pode esconder-se nos confins do nosso Sistema Solar. Este objeto será diferente - e também muito mais próximo - do denominado …

Rescaldo do incêndio em Valongo, Pedrogao Grande

Uma semana depois, incêndio de Pedrógão Grande dado como extinto

O incêndio de Pedrógão Grande foi dado como extinto este sábado, a meio da tarde, uma semana depois de ter deflagrado, estando ainda no local cerca de 570 operacionais, segundo fontes da Proteção Civil. "O incêndio …

-

Parlamento britânico foi alvo de um ataque informático

O Parlamento britânico foi alvo na sexta-feira à noite de um ataque informático, revelou hoje o político liberal democrata Chris Rennard, elemento da Câmara dos Lordes (câmara alta), através da rede Twitter. Como consequência, segundo avançou …

-

Seis mortos em deslizamento de terra na China e mais de 100 desaparecidos

Pelo menos seis pessoas morreram num deslizamento de terras na província de Sichuan, no sudoeste da China, e mais de 100 permanecem desaparecidas, segundo os últimos dados fornecidos pelas autoridades locais. A aldeia isolada de Xinmo foi …

-

Bombeiros pedem suspensão da entrega de bens solidários

O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande apelou este sábado para que as pessoas suspendam por "alguns dias" a entrega de ajuda. "É um sufoco. É muita coisa. São toneladas e toneladas de …

-

Portugal goleia Nova Zelândia em jogo de muitas poupanças

Portugal assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo A e a passagem às meias-finais da Taça das Confederações de futebol após golear a Nova Zelândia, por 4-0, num encontro em que correu quase tudo bem …

-

Pelo menos 27 edifícios no Reino Unido têm revestimento inflamável

Os inspetores identificaram pelo menos 27 edifícios de propriedade municipal no Reino Unido que não cumprem os requisitos de segurança anti-incêndios por estarem revestidos com material inflamável, informou este sábado o Governo. O Ministério que tutela …