Avião com equipa brasileira despenha-se na Colômbia: 75 mortos e 6 sobreviventes

(dr) Twitter

-

O avião com 81 passageiros, entre os quais a equipa de futebol brasileira Chapecoense, caiu na noite desta segunda-feira, quando se dirigia a Medellín, na Colômbia. O balanço oficial das autoridades aponta para 75 vítimas mortais e seis sobreviventes.

Segundo um comunicado da Aeronáutica Civil da Colômbia, “uma aeronave procedente da Bolívia da empresa Lamia, com matrícula CP2933 RJ 80 acidentou-se em Cerro El Gordo, nas proximidades do município de La Unión, Antioquia”, com 81 passageiros a bordo, entre os quais a equipa de futebol brasileira Chapecoense.

A bordo seguiam 22 futebolistas, 28 acompanhantes e equipa técnica, 22 jornalistas e nove membros da tripulação, informou a Aviação Civil em Comunicado.

O aeroporto de Medellin referiu que o avião “declarou-se em emergência” às 22h00 locais (03h00 em Lisboa) “por falhas técnicas”, segundo aquilo que transmitiu à torre de controlo.

As autoridades colombianas informaram que o avião se despenhou quando se dirigia ao aeroporto de Medellín. O último balanço oficial aponta para 75 mortos e seis sobreviventes.

Entre a lista de sobreviventes encontram-se os jogadores Alan Ruschel, Jackson Follmann e Helio Zampier Neto, a assistente de bordo Ximena Suárez, o técnico Erwin Tumiri e o jornalista Rafael Hensel.

Entretanto, o jogador Marcos Danilo Padilha, que também tinha sido encontrado com vida, não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

O ex-guarda-redes do Sporting, Marcelo Boeck, transferido para esta equipa brasileira na época passada, escapou ao acidente porque pediu dispensa do jogo para celebrar o seu aniversário.

A equipa brasileira ia disputar, na quarta-feira, com os colombianos do Atlético Nacional, a primeira mão da final da Taça Sul-Americana.

Em comunicado, a Confederação Sul-Americana de Futebol já anunciou que, “até novo aviso”, ficam suspensas todas as atividades que tutela e o seu presidente, Alejandro Domínguez, está a caminho da cidade colombinana para acompanhar a situação.

Já foi divulgado um vídeo com os membros da equipa, no interior da aeronave, pouco tempo antes da viagem começar.

O Presidente da Câmara de Medellín, Frederico Gutierrez, disse a uma rádio local que esta “é uma tragédia de grandes proporções”.

O Presidente do Brasil, Michel Temer, reagiu à notícia, prometendo acionar “todos os meios” à sua disposição para prestar auxílio.

“Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade”, escreveu no Twitter.

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, também já mostrou a sua homenagem às famílias das vítimas e com o Brasil. “Uma tragédia que nos deixa de luto”, escreveu na mesma rede social.

O Chapecoense é uma equipa de Chapecó, no município de Santa Catarina, no sul do Brasil, e estava a passar uma das melhores fases de sempre.

Vários clubes e jogadores de todo o mundo estão a prestar a sua homenagem nas redes sociais, utilizando a hashtag #ForçaChape.

ZAP / Bom Dia / Futebol 365

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente mais um acidente de avião e tantas vítimas, de lamentar é que todos os noticiários só falam praticamente dos jogadores de futebol como se os outros passageiros não fossem humanos e estou mais do que certo que este acidente não daria tanto que falar não fosse o caso da equipa de futebol como vítima.

RESPONDER

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …