/

Avião com equipa brasileira despenha-se na Colômbia: 75 mortos e 6 sobreviventes

3

(dr) Twitter

-

O avião com 81 passageiros, entre os quais a equipa de futebol brasileira Chapecoense, caiu na noite desta segunda-feira, quando se dirigia a Medellín, na Colômbia. O balanço oficial das autoridades aponta para 75 vítimas mortais e seis sobreviventes.

Segundo um comunicado da Aeronáutica Civil da Colômbia, “uma aeronave procedente da Bolívia da empresa Lamia, com matrícula CP2933 RJ 80 acidentou-se em Cerro El Gordo, nas proximidades do município de La Unión, Antioquia”, com 81 passageiros a bordo, entre os quais a equipa de futebol brasileira Chapecoense.

A bordo seguiam 22 futebolistas, 28 acompanhantes e equipa técnica, 22 jornalistas e nove membros da tripulação, informou a Aviação Civil em Comunicado.

O aeroporto de Medellin referiu que o avião “declarou-se em emergência” às 22h00 locais (03h00 em Lisboa) “por falhas técnicas”, segundo aquilo que transmitiu à torre de controlo.

As autoridades colombianas informaram que o avião se despenhou quando se dirigia ao aeroporto de Medellín. O último balanço oficial aponta para 75 mortos e seis sobreviventes.

Entre a lista de sobreviventes encontram-se os jogadores Alan Ruschel, Jackson Follmann e Helio Zampier Neto, a assistente de bordo Ximena Suárez, o técnico Erwin Tumiri e o jornalista Rafael Hensel.

Entretanto, o jogador Marcos Danilo Padilha, que também tinha sido encontrado com vida, não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

O ex-guarda-redes do Sporting, Marcelo Boeck, transferido para esta equipa brasileira na época passada, escapou ao acidente porque pediu dispensa do jogo para celebrar o seu aniversário.

A equipa brasileira ia disputar, na quarta-feira, com os colombianos do Atlético Nacional, a primeira mão da final da Taça Sul-Americana.

Em comunicado, a Confederação Sul-Americana de Futebol já anunciou que, “até novo aviso”, ficam suspensas todas as atividades que tutela e o seu presidente, Alejandro Domínguez, está a caminho da cidade colombinana para acompanhar a situação.

Já foi divulgado um vídeo com os membros da equipa, no interior da aeronave, pouco tempo antes da viagem começar.

O Presidente da Câmara de Medellín, Frederico Gutierrez, disse a uma rádio local que esta “é uma tragédia de grandes proporções”.

O Presidente do Brasil, Michel Temer, reagiu à notícia, prometendo acionar “todos os meios” à sua disposição para prestar auxílio.

“Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade”, escreveu no Twitter.

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, também já mostrou a sua homenagem às famílias das vítimas e com o Brasil. “Uma tragédia que nos deixa de luto”, escreveu na mesma rede social.

O Chapecoense é uma equipa de Chapecó, no município de Santa Catarina, no sul do Brasil, e estava a passar uma das melhores fases de sempre.

Vários clubes e jogadores de todo o mundo estão a prestar a sua homenagem nas redes sociais, utilizando a hashtag #ForçaChape.

ZAP / Bom Dia / Futebol 365

3 Comments

  1. Infelizmente mais um acidente de avião e tantas vítimas, de lamentar é que todos os noticiários só falam praticamente dos jogadores de futebol como se os outros passageiros não fossem humanos e estou mais do que certo que este acidente não daria tanto que falar não fosse o caso da equipa de futebol como vítima.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.