Avião desaparecido teve problemas mas Interpol investiga atentado

francescoprocida / Flickr

Avião Boeing 777 da Malaysia Airlines

Avião Boeing 777 da Malaysia Airlines

O Boeing 777-200, que desapareceu com 239 pessoas a bordo, teve problemas numa das asas em 2012, mas foi completamente reparado e teve “luz verde” para voar, informou este domingo a Malaysia Airlines.

O incidente de 2012 ocorreu numa leve colisão com uma aeronave que estava na pista do Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong, segundo relatos anteriores.

“O avião tinha uma parte da asa cortada. Uma porção, possivelmente de 1 metro, foi arrancada”, disse aos jornalistas o presidente da companhia, Ahmad Jauhari, acrescentando que o problema foi reparado pela Boeing, que garantiu que o avião “estava seguro para voar”.

O Boeing 777-200, que fazia o voo MH370, de Kuala Lumpur a Pequim, desapareceu na sexta-feira. A sua última localização foi registada nas águas entre a Malásia e o Vietname.

No entanto, ainda não foram encontrados destroços, embora as autoridades do Vietname e da Malásia tenham dito que manchas de combustível detectadas no mar estavam perto do local onde foi perdido o contacto com o avião.

Parentes dos passageiros partem esta segunda-feira para Kuala Lumpur, capital malaia, onde serão assistidos pela companhia. De acordo com a Xinhua, agência oficial de notícias da China, cinco parentes de cada um dos passageiros chineses do avião desaparecido poderão seguir num voo especial, disse o porta-voz da Malaysia Airlines, Ong Ming Choy.

Segundo as autoridades malaias, é possível que os pilotos tenham tentado voltar a Kuala Lumpur, uma vez que as informações de radar indicam mudança de rota.

Avião poderá ter-se desintegrado no ar

A investigação preliminar ao desaparecimento do avião das linhas aéreas da Malásia aponta para desintegração no ar. A hipótese foi avançada pela agência Reuters, que cita fonte da investigação, dando seguimento à tese de terrorismo, que está a ser investigada depois de terem sido divulgadas informações sobre dois passageiros que viajariam com passaportes roubados na Tailândia.

Pelo menos dois passaportes – um austríaco e um italiano – estavam registados na base de dados como perdidos ou roubados. O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, afirmou que o sistema de segurança dos aeroportos do país pode ser revisto.

Os dois passaportes roubados foram usados no mesmo dia, na mesma agência, para comprar passagens para o voo MH370, reforçando a ideia de atentado terrorista.

ZAP / Lusa / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Todo o Universo primitivo pode ter estado a girar em múltiplas direções

Novas evidências sugerem que todo o Universo primitivo esteve a girar como um planeta ou uma galáxia, deixando um rasto que ainda é visível nos céus. De acordo com o New Scientist, a nova teoria baseia-se …

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …