Avião da Qantas aterra de emergência após queda de 9 mil metros

Lasse Fuss / Flickr

-

Um avião da companhia aérea australiana Qantas efetuou esta segunda-feira uma aterragem de emergência na cidade australiana de Perth depois de, rapidamente, ter descido mais de 9.000 metros, aparentemente devido a problemas com o ar-condicionado.

O avião, que realizava o voo QF2, entre o Dubai e Sydney, desceu dos 11.895 metros para os 2.745 metros em poucos minutos, revelou o canal 9 da televisão local.

O comandante da aeronave terá decidido executar uma “descida rápida controlada”, depois de terem sido detectados problemas no ar condicionado do avião, um Airbus A380.

Segundo o Sydney Herald, a aeronave encontrava-se a 800 km da costa australiana quando o comandante anunciou que iria fazer a descida rápida, dos 39.0000 aos 9.000 pés.

O avião desviou então a sua rota para o aeroporto de Perth, que lhe abriu uma “aterragem prioritária“.

Os serviços de emergência do aeroporto esperavam o avião na pista numa manobra que decorreu de forma segura.

“Uma forma interessante de começar o dia. Queda de 10.000 metros em quatro minutos. QF2, muitas pessoas a tremer. Os pilotos e a tripulação fizeram um bom trabalho”, comentou Nigel Richardson, um dos passageiros, numa mensagem publicada na hash #QF2 do Twitter, após o incidente.

@NigelRichardson / Twitter

Os passageiros do voo QF2 mantiveram a calma

Os passageiros do voo QF2 mantiveram a calma

Richardson elogiou o trabalho da tripulação, que manteve os passageiros mais nervosos informados do que se estava a passar.

“É sempre interessante, quando de repente começamos a ver a tripulação de cabine a correr de um lado para o outro…”, comentou Richardson.

ZAP / Lusa

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Exmºs Srs,
    Este texto está confuso e contraditório. Em primeiro lugar leva o leitor a entender que o avião desceu devido a problemas com o ar condicionado. Nos parágrafos seguintes relata que a descida é que causou os problemas no ar condicionado. Por fim, não explica o problema que levou à descida de 9.000 metros. Na minha opinião precisa de revisão.
    Bom trabalho.

  2. O titulo está… exagerado, o avião não “caiu”, os aviões, em regra, não “caem”, nem mesmo em muitas das vezes que chocam contra o chão. Correctamente só se pode dizer que “caem” quando deixam de voar, ou seja, quando as asas já não fornecem sustentação nem as superfícies de controlo fornecem controlo e o seu comportamento deixa de ser o de uma aeronave (que voa) para passar a ser mais parecido com o de uma pedra (que cai). Típicamente os aviões só “caem” quando se desintegram, ou, regra geral, perdem asas, ou a cauda, eventualmente quando entrem em perda tb se pode dizer que estão a “cair”.

    Uma descida rápida não é de forma nenhuma uma queda, caso contrário os caças e os aviões acrobáticos passavam uma parte razoável do seu tempo de voo a “cair”…

    🙂

    • Caro João,
      Aceitando o seu ponto de vista técnico, o título poderá estar impreciso, talvez devesse ser “descida rápida de 9.000 metros”.
      Obrigado pelo reparo

  3. É isso, pilotaço… as pedras é que caem. O titulo mais logico seria ” Avião aterra de emergência devido a avaria no ar condicionado”. Mas esse titulo não vendia como o que está…. bons voos 🙂

RESPONDER

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …

Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar

A sonda chinesa Chang'e 5 concluiu a recolha e armazenamento de rochas e detritos da superfície lunar, e prepara-se para voltar à Terra, informou esta quinta-feira a Administração Espacial Nacional da China. "Às 22 horas de …

Seca obriga Namíbia a por à venda 170 elefantes

A Namíbia, que se encontra em risco de seca, pôs à venda 170 elefantes vivos para reduzir o seu número no território, em parte devido ao crescente conflito entre humanos e animais desta espécie ameaçada …

Benfica 4 - 0 Lech Poznań | “Saco cheio” rumo ao apuramento

Um, dois, três e quatro. Foram estes os golos – apontados por Vertonghen, Darwin Núñez, Pizzi e Weigl – que o Benfica marcou na goleada que aplicou na noite desta quinta-feira ao Lech Poznań, num …

Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre. Descoberta na caverna …

Musk queria batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e …

Namíbia acaba de eleger um deputado chamado Adolf Hitler. É ativista e "anti-apartheid"

A Namíbia acaba de eleger nas eleições regionais um deputado chamado Adolf Hitler, um conhecido ativista e "anti-apartheid" em Uunona, a sua cidade natal, localizada no norte do país africano. "Adolf Hitler teve uma vitória …

Empresário de media pró-democracia preso por acusação de fraude em Hong Kong

O dono do jornal antigoverno Apple Daily, Jimmy Lai, conhecido pela luta pela democracia em Hong Kong, foi detido sem fiança, acusado de irregularidades no contrato de 'leasing' do edifício onde está o órgão de …

Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas …