Avião da Qantas aterra de emergência após queda de 9 mil metros

Lasse Fuss / Flickr

-

Um avião da companhia aérea australiana Qantas efetuou esta segunda-feira uma aterragem de emergência na cidade australiana de Perth depois de, rapidamente, ter descido mais de 9.000 metros, aparentemente devido a problemas com o ar-condicionado.

O avião, que realizava o voo QF2, entre o Dubai e Sydney, desceu dos 11.895 metros para os 2.745 metros em poucos minutos, revelou o canal 9 da televisão local.

O comandante da aeronave terá decidido executar uma “descida rápida controlada”, depois de terem sido detectados problemas no ar condicionado do avião, um Airbus A380.

Segundo o Sydney Herald, a aeronave encontrava-se a 800 km da costa australiana quando o comandante anunciou que iria fazer a descida rápida, dos 39.0000 aos 9.000 pés.

O avião desviou então a sua rota para o aeroporto de Perth, que lhe abriu uma “aterragem prioritária“.

Os serviços de emergência do aeroporto esperavam o avião na pista numa manobra que decorreu de forma segura.

“Uma forma interessante de começar o dia. Queda de 10.000 metros em quatro minutos. QF2, muitas pessoas a tremer. Os pilotos e a tripulação fizeram um bom trabalho”, comentou Nigel Richardson, um dos passageiros, numa mensagem publicada na hash #QF2 do Twitter, após o incidente.

@NigelRichardson / Twitter

Os passageiros do voo QF2 mantiveram a calma

Os passageiros do voo QF2 mantiveram a calma

Richardson elogiou o trabalho da tripulação, que manteve os passageiros mais nervosos informados do que se estava a passar.

“É sempre interessante, quando de repente começamos a ver a tripulação de cabine a correr de um lado para o outro…”, comentou Richardson.

ZAP / Lusa

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Exmºs Srs,
    Este texto está confuso e contraditório. Em primeiro lugar leva o leitor a entender que o avião desceu devido a problemas com o ar condicionado. Nos parágrafos seguintes relata que a descida é que causou os problemas no ar condicionado. Por fim, não explica o problema que levou à descida de 9.000 metros. Na minha opinião precisa de revisão.
    Bom trabalho.

  2. O titulo está… exagerado, o avião não “caiu”, os aviões, em regra, não “caem”, nem mesmo em muitas das vezes que chocam contra o chão. Correctamente só se pode dizer que “caem” quando deixam de voar, ou seja, quando as asas já não fornecem sustentação nem as superfícies de controlo fornecem controlo e o seu comportamento deixa de ser o de uma aeronave (que voa) para passar a ser mais parecido com o de uma pedra (que cai). Típicamente os aviões só “caem” quando se desintegram, ou, regra geral, perdem asas, ou a cauda, eventualmente quando entrem em perda tb se pode dizer que estão a “cair”.

    Uma descida rápida não é de forma nenhuma uma queda, caso contrário os caças e os aviões acrobáticos passavam uma parte razoável do seu tempo de voo a “cair”…

    🙂

    • Caro João,
      Aceitando o seu ponto de vista técnico, o título poderá estar impreciso, talvez devesse ser “descida rápida de 9.000 metros”.
      Obrigado pelo reparo

  3. É isso, pilotaço… as pedras é que caem. O titulo mais logico seria ” Avião aterra de emergência devido a avaria no ar condicionado”. Mas esse titulo não vendia como o que está…. bons voos 🙂

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …