Mais de 12.000 km sem escalas. Ave pulveriza recorde mundial depois de voar do Alasca à Nova Zelândia

Uma ave bateu um novo recorde mundial depois de voar mais de 12.200 quilómetros do Alasca à Nova Zelândia sem qualquer escala.

O percurso do pássaro foi rastreado pela Global Flyway Network, um grupo de conservação que estuda aves migratórias de longa distância, conta o portal IFL Science.

A ave pertence ao grupo Limosa, segundo os especialistas, que detalharam que o pássaro tem uma estrutura aerodinâmica de um “caça a jato”, característica que lhe permitiu partir do noroeste da América a 16 de setembro e chegar à Oceânia 11 dias depois.

A velocidade de voo foi de até 88 quilómetros por hora.

O espécime, um macho, tinha um dispositivo de monitorização de satélite colocado na parte inferior das costas para acompanhar o seu regresso, juntamente com outras quatro aves que deixaram o Alasca juntas, onde passaram dois meses a alimentar-se.

“[Estes animais] parecem ter uma certa habilidade em saber onde estão no mundo. Não podemos realmente explicar, mas parecem ter um mapa a bordo“, disse Jesse Conklin, especialista da Global Flyway Network, em declarações ao jornal britânico The Guardian.

O peso padrão de uma Limosa pode oscilar entre 190 e 400 gramas.

Contudo, antes de um voo, a espécie é capaz de duplicar o seu tamanho, mas tem ainda a capacidade de encolher os seus órgão internos para aliviar a carga.

O especialista disse também que estas aves “têm uma taxa de conversão de combustível em energia incrivelmente eficiente”, comparando a estrutura do seu corpo a um avião de combate com “asas longas e pontiagudos” que lhes dá “grande potencial aerodinâmico”.

Suspeita-se que os pássaros não durmam durante a viagem, onde na maioria das vezes batem as asas. O antigo recorde do voo sem escalas mais longo já registado por um pássaro foi de 11.680 quilómetros em 2007.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …