“Festa do Avante!”. Normas da DGS permitem concertos como o PCP quer

Mário Cruz / Lusa

Uma das exigências da DGS para os concertos da “Festa do Avante!” não consta nas normas atualmente existentes para a “utilização de equipamentos culturais”.

A faltarem apenas dez dias para começar a “Festa do Avante!”, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Partido Comunista Português (PCP) ainda não acordaram a totalidade das regras sanitárias para o evento.

A DGS quer que os concertos se façam com plateias obrigatoriamente sentadas. No entanto, as atuais normas da DGS que atualmente existem para a “utilização de equipamentos culturais” ditam que este tipo de espetáculos ao ar livre devem realizar-se com plateias “preferencialmente” sentadas.

Assim, a DGS recomenda que as pessoas estejam sentadas, sem que faça disto uma obrigação, escreve o Diário de Notícias.

“Os lugares devem estar previamente identificados (ex. cadeiras, marcação no chão, outros elementos fixos), dando preferência a lugares sentados, cumprindo um distanciamento físico entre espetadores de 1,5 metros”, lê-se no ponto 53 das normas da DGS.

A “Festa do Avante!” vai ter lugar na Quinta da Atalaia, em Setúbal, onde as marcas já estão assinaladas na relva, à frente do maior palco, para marcar o sítio onde cada pessoa terá de ficar. Será mantida uma distância de um metro e meio entre cada pessoa.

Esta segunda-feira, Carlos Valente, presidente do Palmelense Futebol Clube entregou, no tribunal do Seixal, uma providência cautelar para tentar travar a realização da “Festa do Avante!”.

Na argumentação que consta na providência cautelar entregue para travar a realização da “Festa do Avante!”, há referências à questão política, mas apenas à manutenção de uma atividade económica que está vedada a outros.

Em reação à providência cautelar, o PCP diz que a iniciativa “é desprovida de qualquer fundamento só justificável pelo que visa de animação artificial da campanha reacionária”.

Em comunicado citado pelo Público, o PCP afirma que “a invocação de que os ‘festivais estão proibidos’, ainda que recorrentemente repetida, é absolutamente falsa, como aliás se pode constatar com os inúmeros eventos que se estão a realizar por todo o país”.

Os comunistas afirmam que se impõe “que cada um dos que não prescindem do exercício de direitos políticos e liberdades, faça da sua presença numa festa onde estão garantidas condições de segurança e tranquilidade a resposta a essa operação antidemocrática contra a liberdade, a cultura e os direitos dos trabalhadores e do povo”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Liveblog Autárquicas. PS reconquista Valença ao PSD 12 anos depois

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Primeiras projeções nas eleições autárquicas na Figueira da Foz dão a vitória a Pedro Santana Lopes, com 41 a 46% dos votos e 4 a 5 mandatos. Segundo a projeção da RTP, na Figueira da Foz, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …

Autárquicas: Coimbra muda de mãos com maioria absoluta de José Manuel Silva

Segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD, José Manuel Silva conquista a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável Segundo a projeção SIC, José Manuel Silva obterá …

Autárquicas: Rui Moreira reeleito no Porto, mas com maioria em risco

A sondagem ICS-ISCTE, divulgada pela SIC, projeta uma vitória confortável de Rui Moreira no Porto. A sondagem indica que o atual autarca terá entre 39,2 e 44,2%. De acordo com as primeiras projeções, o resultado obtido …

Autárquicas: Sondagens dão empate entre Medina e Moedas em Lisboa

As primeiras projeções da SIC dão um empate entre o presidente da Câmara, Fernando Medina, e o candidato do PSD, Carlos Moedas. O resultado é ainda incerto. Também a projeção RTP/Universidade Católica dá resultados muito próximos …

Ummu tem 25 anos e é rosto das negociações com o Boko Haram

Com a Nigéria a enfrentar uma crise de raptos, Ummu Kalthum é uma das mais jovens — e mais bem-sucedidas — mediadoras a negociar acordos para libertar reféns do Boko Haram no país. Na última década, …