Avaliação dos oito anos de Costa é positiva; Marcelo já só pode contar com os apoiantes do PSD

4

Tiago Petinga / Lusa

Legado de Costa foi positivo para 41% dos portugueses — mas 48% acredita que o primeiro-ministro não deve participar na campanha para as próximas eleições. Avaliado negativamente, Marcelo só conta com os sociais-democratas.

Apesar de ter protagonizado uma crise política significativa no último par de meses, António Costa parece ter recuperado parte da sua popularidade desde então.

O primeiro-ministro encerra o seu mandato de oito anos com uma avaliação positiva entre os portugueses.

O seu governo foi avaliado positivamente por 41% dos inquiridos em sondagem da Axigame para o DN, JN e TSF. Já 36% avaliaram-no negativamente.

O apoio a Costa é mais forte entre os eleitores mais velhos — especialmente na região sul e nas Ilhas — e socialistas, enquanto os mais jovens e os que votam à direita — com destaque para a Área Metropolitana do Porto e Centro — tendem a ser mais críticos do primeiro-ministro ainda em gestão.

O legado que Costa deixa será um fator importante nas próximas eleições. 39% dos inquiridos acreditam que o seu desempenho terá um impacto positivo nos resultados do Partido Socialista (PS) — mas 48% acham que Costa não deve participar na campanha.

Este legado de oito anos terá uma influência positiva no resultado eleitoral do PS nas próximas eleições, dizem 39% dos inquiridos face aos 30% que apostam em repercussões negativas.

Marcelo só tem o PSD para se agarrar

E se Costa tem avaliação positiva, o Presidente da República — muito afetado pelo caso das gémeas luso-brasileiras — enfrenta uma queda de popularidade: teve saldo negativo na avaliação dos portugueses, com uma maior perda de apoio entre as mulheres e nas regiões do Centro e Porto.

Com 45% dos eleitores a considerarem negativo o desempenho do chefe de Estado, apenas 7% o considerou “muito bom”. Os que consideraram “muito mau” o mandato (19%) foram quase tantos como os que o classificaram como “bom” (21%). 26% acredita que foi “mau”, enquanto 24% se mantêm neutros — “nem bom nem mau”.

O único grupo que ainda apoia Marcelo Rebelo de Sousa são os eleitores do PSD — um apoio que, no entanto, também desceu.

ZAP //

4 Comments

  1. Avaliação dos 8 anos positiva????!! FOI UMA DESGRAÇA!! Só escãndalos, corrupção , demissões, empobrecimento , toda a Europa a ultrapassar nos, etc, etc, e avaliação positiva?? É de bradar aos céus….. O Marcelo nem comento…

  2. Positiva ? É para rir ……,
    Escandalos não faltaram , em 8 anos deixam o SNSde rastos, a educação uma vergonha, habitação igual .
    Em oito anos com dinheiro em barda a vida dos portugueses só piorou .
    Claro que a máquina PS tenta dar a volta .

  3. Pergunto-me a quem fizeram este inquérito. De positivo estes anos nada tiveram. A sondagem deve ter sido feita na sede do PS, só pode! 😉

  4. Desconfiada, essa sondagem parece que foi feita no laranjal, eu sei que faz muita dor de cotovelo, mas paciençia tem que engolir mais um SAPO.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.