Autoridades russas invadem mosteiro e detêm monge que nega existência da covid-19

As forças especiais da polícia russa invadiram um mosteiro para deter um monge que repreendeu o Kremlin e a liderança da Igreja Ortodoxa Russa e negou a existência do coronavírus.

Durante a detenção, as autoridades entraram em confronto com os apoiantes do monge Sergiy, que se encontrava no mosteiro Sredneuralsk, nos montes Urais. Este foi levado de avião para Moscovo, acusado de incitar ações suicidas nos seus sermões, nos quais exortava os crentes a “morrerem pela Rússia”. Este negou as acusações.

Quando o coronavírus chegou à Rússia, no início do ano, o monge de 65 anos negou a sua existência e classificou os esforços do governo para conter a pandemia como o “acampamento eletrónico de Satanás”, afirmando que as vacinas contra a covid-19 fazem parte de um plano global para controlar as pessoas através de chips, noticiou o Guardian.

Sergiy, que pediu aos seguidores que desobedecessem às medidas de contenção do governo, se escondeu no mosteiro perto de Ekaterinburg, que o próprio fundou. Dezenas de voluntários, incluindo veteranos do conflito separatista no leste da Ucrânia, ajudaram a fazer cumprir as suas ordens.

O monge repreendeu o Presidente russo, Vladimir Putin, considerando-o um “traidor da pátria”, que está a servir um “governo mundial” satânico. Repreendeu também o chefe da Igreja Ortodoxa Russa, o Patriarca Kirill, bem como outros clérigos, indicando que se tratam de “hereges” e que deviam ser “expulsos”.

A Igreja Ortodoxa Russa retirou Sergiy do seu posto de abade em julho, por quebrar as regras monásticas, mas este rejeitou a decisão e ignorou a intimação das autoridades.

Centenas de apoiantes de Sergiy continuaram a se manifestar no mosteiro, horas depois que este ter sido foi levado.

Sergiy, que nasceu Nikolai Romanov, foi agente das autoridades durante a era soviética. Depois de deixar o cargo, foi condenado por roubo e agressão e sentenciado a 13 anos de prisão. Após ser libertado, se juntou a uma escola da igreja e mais tarde se tornou monge.

O monge se tornou conhecido pelos seus esforços para abrir novas igrejas e mosteiros nos montes Urais. Nos seus sermões, denunciou supostas conspirações do “governo mundial” e glorificou o último czar da Rússia, Nicolau II, morto pelos bolcheviques junto com a sua família, em Ekaterinburg, no ano de 1918.

Sergiy é um dos clérigos ultraconservadores que desafiam a liderança da Igreja Ortodoxa Russa, com as suas ações a contestar a autoridade do Patriarca Kirill.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Mosteiro medieval abriga o mais completo museu do circo da Europa

Nos salões de um mosteiro medieval na pitoresca localidade de Besalú, em Girona, alojou-se o Circusland - Palácio Internacional do Circo, o primeiro museu profissional da Europa que se dedica ao circo. O espaço conta com …

Livro de estreia de José Saramago publicado em castelhano pela primeira vez

O livro “Terra do Pecado”, que marcou a estreia na ficção de José Saramago, em 1947, vai ser lançado em Espanha na quinta-feira, no que é a primeira vez que a obra está disponível em …

A Citroën concebeu um skate inspirado na mobilidade urbana

O Citroën Skate é uma plataforma de veículos elétricos, totalmente autónoma, que pode ser equipada com diferentes tipos de cápsulas. A plataforma Citroën Skate quer revolucionar o transporte em meio urbano sem que seja necessário um …

Bebeu demais na noite anterior? Não é aconselhado tomar um parecetamol

A combinação de álcool e este tipo de medicação pode sobrecarregar o fígado e provocar danos hepáticos, refere uma especialista. Muitas das vezes cometem-se excessos com o álcool e, tendencialmente, os sintomas de desconforto surgem no …

Portugal 5-0 Luxemburgo | Manita com três de Cristiano

Goleada das grandes. Portugal recebeu o Luxemburgo e não permitiu as mesmas dificuldades do jogo da primeira volta. Aos 17 minutos a formação das “quinas” já vencia por 3-0, com duas grandes penalidades a ajudar, e …

Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack - a cor preta mais preta do mundo. Nenhuma cor - ou, melhor …

Itália vai exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores a partir de sexta-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, assinou hoje um decreto com as normas sobre a obrigatoriedade de os funcionários públicos exibirem o passe sanitário a partir de 15 de outubro nos locais de trabalho, medida que …

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …