Autoridade de Saúde dos Açores admite que não tem enviado dados à DGS

Tiago Petinga / Pool / Lusa

O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores admitiu hoje que não envia atempadamente dados sobre a covid-19 à Direção-Geral da Saúde, alegando que a informação fidedigna deve ser consultada nos comunicados regionais.

“Da parte da Direção Regional da Saúde houve esse esforço conjunto de preenchimento diário de uma base de dados, de maneira a que a informação fosse remetida atempadamente e não houvesse inconformidades dos dados registados, mas a partir de determinada altura, e com o avolumar de trabalho que nós tivemos, foi um processo que acabámos por descurar. Não temos enviado essa informação à Direção-Geral da Saúde”, avançou Tiago Lopes.

O responsável, que é também diretor regional da Saúde dos Açores, falava, em Angra do Heroísmo, no ponto de situação diário sobre a evolução do surto de covid-19 na região.

Questionado sobre o facto de os números apresentados no boletim diário da Direção-Geral da Saúde não coincidirem com os dados revelados diariamente pela Autoridade de Saúde Regional, Tiago Lopes admitiu que a situação “não foi devidamente conformada ao longo deste tempo”, alegando que nesta fase “não será o mais importante”.

“Os dados que nós apresentamos são apresentados diariamente, são o mais fidedigno que pode ser e haver e são esses que devem ser tidos em consideração por todos aqueles que tenham interesse em acompanhar a evolução do surto na região”, reiterou.

O boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde aponta 125 casos confirmados de covid-19 nos Açores e 12 mortes, mais quatro casos positivos face ao dia anterior, quando na região não se registam novos casos de infeção pelo novo coronavírus há sete dias.

Segundo a Autoridade de Saúde Regional, desde o início do surto foram confirmados 138 casos, 85 dos quais atualmente ativos, tendo ocorrido 40 recuperações (26 em São Miguel, oito na Terceira, cinco em São Jorge e uma no Pico) e 13 mortes (em São Miguel).

A ilha de São Miguel é a que registou mais casos (100), seguindo-se Terceira (11), Pico (10), São Jorge (sete), Faial (cinco) e Graciosa (cinco).

Hoje foram registados dois óbitos na ilha de São Miguel, elevando para 13 o número total de mortes em doentes com covid-19 na região, maioritariamente do sexo feminino e com uma média de idades de 82 anos.

Os dois utentes estavam internados no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada: uma mulher de 86 anos, que tinha sido encaminhada do lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, e um homem de 56 anos, que se encontrava já nos cuidados paliativos do hospital, que foi infetado durante o internamento.

No total, foram infetados com o novo coronavírus 33 utentes e 10 funcionários no lar do Nordeste, tendo morrido nove utentes.

Foi já realizada uma terceira ronda de testes para despiste de infeção na instituição, mas os resultados só deverão ser conhecidos na quinta-feira.

Registaram-se hoje também três novos casos de recuperação, igualmente na ilha de São Miguel, um homem de 28 anos do concelho da Ribeira Grande e um homem de 40 anos e uma mulher de 29, de Ponta Delgada, que tinham sido diagnosticados com covid-19 durante o confinamento em unidade hoteleira.

No total, são já 40 os doentes de covid-19 recuperados nos Açores, “maioritariamente do sexo feminino”, com uma “média de idades de 39 anos” e um “tempo médio de recuperação de 21 dias”.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que país é este? Respeitando, embora, toda a autonomia só a DGS responde pelo país às autoridades internacionais. Autonomia, auotnomia, mas quando se trata de dinheiro para gastar é à mesa do OE que todos se querem sentar. Esta atitude deste sr. DR devia constituir um ilícito e como tal deveria implicar uma medida sancionatória. Se o mesmo não sabe o que anda a fazer deve abandonar o cargo. Açores não é um país.

RESPONDER

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …