Autoridade de Saúde dos Açores admite que não tem enviado dados à DGS

Tiago Petinga / Pool / Lusa

O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores admitiu hoje que não envia atempadamente dados sobre a covid-19 à Direção-Geral da Saúde, alegando que a informação fidedigna deve ser consultada nos comunicados regionais.

“Da parte da Direção Regional da Saúde houve esse esforço conjunto de preenchimento diário de uma base de dados, de maneira a que a informação fosse remetida atempadamente e não houvesse inconformidades dos dados registados, mas a partir de determinada altura, e com o avolumar de trabalho que nós tivemos, foi um processo que acabámos por descurar. Não temos enviado essa informação à Direção-Geral da Saúde”, avançou Tiago Lopes.

O responsável, que é também diretor regional da Saúde dos Açores, falava, em Angra do Heroísmo, no ponto de situação diário sobre a evolução do surto de covid-19 na região.

Questionado sobre o facto de os números apresentados no boletim diário da Direção-Geral da Saúde não coincidirem com os dados revelados diariamente pela Autoridade de Saúde Regional, Tiago Lopes admitiu que a situação “não foi devidamente conformada ao longo deste tempo”, alegando que nesta fase “não será o mais importante”.

“Os dados que nós apresentamos são apresentados diariamente, são o mais fidedigno que pode ser e haver e são esses que devem ser tidos em consideração por todos aqueles que tenham interesse em acompanhar a evolução do surto na região”, reiterou.

O boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde aponta 125 casos confirmados de covid-19 nos Açores e 12 mortes, mais quatro casos positivos face ao dia anterior, quando na região não se registam novos casos de infeção pelo novo coronavírus há sete dias.

Segundo a Autoridade de Saúde Regional, desde o início do surto foram confirmados 138 casos, 85 dos quais atualmente ativos, tendo ocorrido 40 recuperações (26 em São Miguel, oito na Terceira, cinco em São Jorge e uma no Pico) e 13 mortes (em São Miguel).

A ilha de São Miguel é a que registou mais casos (100), seguindo-se Terceira (11), Pico (10), São Jorge (sete), Faial (cinco) e Graciosa (cinco).

Hoje foram registados dois óbitos na ilha de São Miguel, elevando para 13 o número total de mortes em doentes com covid-19 na região, maioritariamente do sexo feminino e com uma média de idades de 82 anos.

Os dois utentes estavam internados no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada: uma mulher de 86 anos, que tinha sido encaminhada do lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, e um homem de 56 anos, que se encontrava já nos cuidados paliativos do hospital, que foi infetado durante o internamento.

No total, foram infetados com o novo coronavírus 33 utentes e 10 funcionários no lar do Nordeste, tendo morrido nove utentes.

Foi já realizada uma terceira ronda de testes para despiste de infeção na instituição, mas os resultados só deverão ser conhecidos na quinta-feira.

Registaram-se hoje também três novos casos de recuperação, igualmente na ilha de São Miguel, um homem de 28 anos do concelho da Ribeira Grande e um homem de 40 anos e uma mulher de 29, de Ponta Delgada, que tinham sido diagnosticados com covid-19 durante o confinamento em unidade hoteleira.

No total, são já 40 os doentes de covid-19 recuperados nos Açores, “maioritariamente do sexo feminino”, com uma “média de idades de 39 anos” e um “tempo médio de recuperação de 21 dias”.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que país é este? Respeitando, embora, toda a autonomia só a DGS responde pelo país às autoridades internacionais. Autonomia, auotnomia, mas quando se trata de dinheiro para gastar é à mesa do OE que todos se querem sentar. Esta atitude deste sr. DR devia constituir um ilícito e como tal deveria implicar uma medida sancionatória. Se o mesmo não sabe o que anda a fazer deve abandonar o cargo. Açores não é um país.

RESPONDER

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …