/

Autoeuropa pára uma semana devido à falta de semicondutores

Mário Cruz / Lusa

A fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela, vai suspender a produção de 22 a 28 de março devido à “escassez de semicondutores”, que se traduz na “perda de 5.700 automóveis”, anunciou hoje a empresa do grupo Volkswagen.

“A distribuição condicionada de semicondutores na indústria automóvel, que não tinha até ao momento provocado qualquer interrupção na atividade da fábrica de Palmela, obriga agora a cancelar todos os turnos de produção entre os dias 22 e 28 de março”, refere um comunicado da fábrica da Autoeuropa, em Palmela, distrito de Setúbal.

A fábrica de Palmela recorda que o Grupo Volkswagen criou uma ‘task force’ no último trimestre de 2020, precisamente com o objetivo de minimizar o impacto da escassez global de semicondutores nas suas fábricas.

No comunicado, a Volkswagen Autoeuropa refere ainda que iniciou este ano de 2021 a operar na sua máxima capacidade, tendo apenas ajustado os turnos de produção durante duas semanas em função do anúncio do encerramento dos estabelecimentos de ensino.

A empresa prevê retomar a produção no turno da noite, às 00:00 horas do dia 29 de março.

A pandemia de covid-19 agravou a escassez de microchips semicondutores – fundamentais para a maioria dos equipamentos eletrónicos, como computadores e telemóveis -, com impacto significativo na indústria automóvel.

Cerca de 80% da produção mundial de chips está na Ásia, havendo somente duas empresas a oferecer a tecnologia mais moderna possível – a Samsung, na Coreia do Sul, e a TSMC, em Taiwan.

Segunda uma reportagem do Expresso, divulgada esta segunda-feira, os Estados Unidos (EUA) estão a ficar sem reservas destes microchips, feitos a partir de silício, com o Presidente Joe Biden a declarar que o país precisa “de cadeias de fornecimento resilientes, diversas e seguras para assegurar a nossa prosperidade económica e a segurança social”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.