/

Autoeuropa bate todos os recorde de produção (e fica aquém do objetivo)

Mário Cruz / Lusa

Em 2018, a fábrica da Volkswagen (VW) em Portugal produziu 224 mil carros, registando um aumento de 103% face à produção de 2017, ficando, contudo, aquém do objetivo de 240 mil carros, que o construtor germânico tinha estipulado para a unidade de Palmela.

A notícia é avançada nesta sexta-feira pelo Público, que teve acesso aos dados provisórios. De acordo com o matutino, o número final será apurado dentro de dias, quando a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) divulgar os dados da produção de dezembro.

Tal como esperado, a fábrica de Palmela bateu todos os recordes de fabricação de automóveis em Portugal. Em 2017, tinha construído 110,256 mil viaturas – número que no fim de junho de 2018 tinham já tinha sido ultrapassada. A estimativa da VW para 2018 apontava para uma produção de 183 mil T-Roc.

No final de agosto, mês marcado por várias paragens, a Autoeuropa já tinha ultrapassado um recorde de produção anual que vigorava desde 1998​.

Os três períodos de paragem forçada foram, segundo apurou o Público, a razão pela qual a empresa ficou aquém do objetivo de produção dos 2040 mil carros. De acordo com os cálculos do diário,, foram 27 dias de paragem: o primeiro coincidiu com o período da Páscoa (em Março/Abril, dez dias de paragem); o segundo aconteceu no final de Outubro/início de Novembro (oito dias de paragem); e o terceiro abarcou o período do Natal e do Ano Novo (Dezembro/Janeiro 2019, nove dias de paragem).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.