Autoeuropa bate todos os recorde de produção (e fica aquém do objetivo)

Mário Cruz / Lusa

Em 2018, a fábrica da Volkswagen (VW) em Portugal produziu 224 mil carros, registando um aumento de 103% face à produção de 2017, ficando, contudo, aquém do objetivo de 240 mil carros, que o construtor germânico tinha estipulado para a unidade de Palmela.

A notícia é avançada nesta sexta-feira pelo Público, que teve acesso aos dados provisórios. De acordo com o matutino, o número final será apurado dentro de dias, quando a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) divulgar os dados da produção de dezembro.

Tal como esperado, a fábrica de Palmela bateu todos os recordes de fabricação de automóveis em Portugal. Em 2017, tinha construído 110,256 mil viaturas – número que no fim de junho de 2018 tinham já tinha sido ultrapassada. A estimativa da VW para 2018 apontava para uma produção de 183 mil T-Roc.

No final de agosto, mês marcado por várias paragens, a Autoeuropa já tinha ultrapassado um recorde de produção anual que vigorava desde 1998​.

Os três períodos de paragem forçada foram, segundo apurou o Público, a razão pela qual a empresa ficou aquém do objetivo de produção dos 2040 mil carros. De acordo com os cálculos do diário,, foram 27 dias de paragem: o primeiro coincidiu com o período da Páscoa (em Março/Abril, dez dias de paragem); o segundo aconteceu no final de Outubro/início de Novembro (oito dias de paragem); e o terceiro abarcou o período do Natal e do Ano Novo (Dezembro/Janeiro 2019, nove dias de paragem).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …

Países Baixos vão abater mais de 10 mil visons após suspeita de transmissão

As autoridades holandesas ordenaram o abate, a partir desta sexta-feira, de mais de 10 mil visons em unidades que fazem criação, depois da suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas. No passado dia 28 de …

"Resposta à crise da pandemia tem que responder também à crise climática", diz BE

O Bloco de Esquerda (BE) defendeu esta sexta-feira que a resposta à crise pandémica também tem de ter soluções para a crise climática, considerando que a alternativa passa por criar emprego que responda às necessidades …

Desconfinamento do turismo. Costa anuncia abertura de fronteiras e novas rotas a 15 de junho

15 de junho é a data em que o turismo vai começar a desconfinar, com a reabertura de fronteiras e a reativação de rotas aéreas nos aeroportos portugueses. Esta sexta-feira, o primeiro-ministro anunciou que, no dia …

Legalização da prostituição discutida no Parlamento. Há "raparigas que ganham 500 euros por dia"

Uma petição que defende a legalização da prostituição foi, nesta quinta-feira, discutida no Parlamento. Os deputados ouviram as duas primeiras signatárias, uma das quais detém duas casas onde há mulheres a prestarem serviços sexuais e …