Autocaravanas novas vão pagar mais 10 mil euros ao Estado (sem contar com o IVA)

5

As autocaravanas novas vão pagar mais 10 mil euros ao Estado, em média, sem contar com o IVA de 23%.

A proposta do Governo para o aumento do Imposto Sobre Veículos (ISV), de 30% para 100% foi aprovada na passada sexta-feira, na generalidade, apenas com votos favoráveis do PS. PCP, BE e Chega votaram contra, enquanto PSD, IL e PAN abstiveram-se.

A aprovação final é garantida, uma vez que basta o PS votar a favor para o decreto-lei ser aprovado na especialidade, escreve o Diário de Notícias.

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) estudou o impacto do agravamento deste imposto no negócio do caravanismo e nos setores do turismo e da restauração. Os resultados serão apresentados esta quinta-feira, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.

“Neste momento, em média, um cidadão que compre uma autocaravana paga de ISV cerca de três mil euros, com o agravamento do imposto, tal como está, esse valor vai aumentar em mais de 10 mil euros”, disse Hélder Pedro, secretário geral da ACAP, em declarações ao Dinheiro Vivo, suplemento do DN.

“Para os comerciantes, estima-se um custo adicional que poderá rondar os 600 mil euros caso decidam absorver esse aumento no preço a cobrar ao cliente final”, acrescenta o responsável da ACAP.

Hélder Pedro considera “excessiva esta mudança na cobrança do imposto, que passa de 30% para 100%” e pede que os deputados discutam “outras formas de redução do benefício”.

ZAP //

5 Comments

  1. O saque fiscal continua a todo o gás. Seria interessante que o Ministro das Finanças em vez de roubar o povo explicasse o que fez enquanto autarca de Lisboa. Isso sim, seria interessante para o povo português.

  2. Grande PCP e bloco…
    Só perde o país tal como foi o caso dos sacos de plástico…
    Em vez de novo compra-se usado e assim não se paga nada…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.