Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o “PEV do PSD”

Rodrigo Antunes / Lusa

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos já fazem antecipar a morte do partido.

A preparação das eleições autárquicas e o resultado que a atual direção vai obter no outono vão ser o primeiro sinal para o CDS, ainda que poucos acreditem que as eleições locais sejam decisivas para definir a continuidade da atual liderança.

A oposição interna entende que as coligações com o PSD são a prova de que Francisco Rodrigues dos Santos “está disposto a vender o partido em todo o lado com a expectativa de que Rui Rio o compense com uma coligação pré-eleitoral nas legislativas e que o impeça de ir a votos e ficar sem grupo parlamentar”, diz uma fonte democrata-cristã ao Expresso.

Nos corredores, comenta-se que o CDS poderá vir a ser uma espécie de “PEV do PSD“. Apesar dos rumores, o semanário sabe que a direção centrista não põe de lado uma coligação pré-eleitoral com o PSD nas legislativas.

A tese de que o CDS está a colar-se ao PSD para que seja a sua “tábua de salvação” é rejeitada pela direção centrista. “Ninguém faz coligações por caridade”, alega. As coligações que estão a acontecer são porque o CDS “conta”.

Tudo depende da continuidade de Rui Rio e de Francisco Rodrigues dos Santos ao leme das lideranças. Há quem acredite piamente que o destino de um está cada vez mais ligado ao destino do outro – a confirmar-se, será a “morte” disfarçada do CDS, escreve o Expresso.

Prova disso são os confrontos que a direção assumiu com algumas estruturas. Guarda, Coimbra e Marco de Canaveses não queriam coligações, mas a direção bateu o pé. Depois de ter dado Lisboa de bandeja aos sociais-democratas, fala-se em “diluir o resultado em coligações”.

O ex-líder da distrital da Guarda, Henrique Monteiro, diz ao Expresso que o CDS “claudicou” perante o PSD. “Vendeu-se barato”, afirma outra fonte, que critica o facto de, em concelhos importantes de áreas metropolitanas (como Lisboa ou até Almada), o CDS não ir a votos sozinho.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ferro Rodrigues arrasado após pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …

Canon obriga funcionários na China a sorrir para irem trabalhar

Os funcionários do escritório de Pequim da multinacional japonesa são avaliados por um sistema de inteligência artificial que determina se estão felizes o suficiente para trabalhar. A medida foi criticada por invadir a privacidade dos …

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020 (atrás de um belga e de um italiano)

O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. …

John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de …

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em "modo de segurança" depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho. A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou …

Relatório: Lisboa enviou dados para o Irão, Arábia Saudita e (27 vezes) para a Rússia

O Relatório interno da Câmara de Lisboa sobre o caso do envio de dados de ativistas a embaixadas de países estrangeiros desculpabiliza Fernando Medina, mas revela que a CML enviou dados para o Irão, a …