Autarquias nunca cobraram tantos impostos. Lisboa é a que mais dinheiro arrecadou

Jerome Dahdah / Flickr

Edifício da Câmara Municipal de Lisboa

No ano passado, as câmaras municipais arrecadaram 3.470,2 milhões de euros em impostos e taxas. O valor é o mais elevado de sempre.

Esta quinta-feira, o Jornal de Negócios avança que as câmaras municipais arrecadaram, em 2018, 3.470,2 milhões de euros em impostos e taxas. O matutino analisou os dados divulgados no Anuário Financeiro dos Municípios, divulgado esta quarta-feira pela Ordem dos Contabilistas.

Este é o valor mais elevado de sempre, ao mesmo tempo que as receitas fiscais continuam a representar a maior fatia das receitas municipais.

Relativamente a 2017, registou-se um aumento de 4,2% no montante gerado por estes impostos, um crescimento inferior ao verificado há dois anos (11,2%), quando se ultrapassou pela primeira vez os 3 milhões de euros. O peso dos impostos e taxas nas receitas das câmaras também subiu.

De acordo com o Negócios, estes representam, atualmente, 40,6% do dinheiro arrecadado pelos municípios, mais 7,8% do que o registado há 15 anos.

Este valor é o reflexo do facto de as autarquias terem reforçado as receitas próprias, promovendo a sustentabilidade financeira. No ano passado, as receitas geradas pelos impostos superaram o total das transferências em 311,3 milhões de euros, a maior diferença dos últimos dez anos.

Em relação aos empréstimos, o dinheiro gerado desceu, com 173 autarquias a não apresentarem qualquer valor neste campo “porque prescindiram do recurso ao crédito bancário, ou porque não tiveram condições de acesso ao mesmo”.

Segundo o relatório, Lisboa é a autarquia que mais dinheiro arrecadou em impostos no ano passado, com um valor que ultrapassa os 513 milhões de euros. Portimão é o município que mais depende das receitas ficais – quase 73% do dinheiro gerado vem de impostos e taxas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. … o IMI é o imposto mais absurdo que existe, principalmente sobre prédios devolutos, a fiscalização sobre casos de aproveitamento económico deveria ser feita de outra forma que incluísse os rendimentos reais, e não penalizar a grande maioria dos casos que são de quem não tem qualquer hipótese de rentabilizar as habitações nem no seu próprio interesse. Não existe qualquer controlo sobre as autarquias que se aproveitam ao máximo desta situação. É absolutamente revoltante.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …