Autarca de Viseu investigado por ligações ao esquema de corrupção no Turismo do Norte

ppdpsd / Flickr

Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu

Segundo o Jornal de Notícias, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, é suspeito de corrupção e viciação de contratos relacionados com o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

O ex-secretário de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional e autarca de Viseu, Almeida Henriques, é suspeito de estar envolvido no caso de corrupção e viciação de contratos em torno do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

De acordo com a edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias, a Polícia Judiciária do Porto está a investigar eventuais ligações entre o empresário José Simões Agostinho, ex-presidente do Turismo do Norte, e o autarca.

Simões Agostinho é um dos cinco detidos na semana passada no âmbito da operação Éter e existem suspeitas de que o empresário seja um testa de ferro ou sócio oculto de Almeida Henriques.

O Jornal de Notícias contactou o autarca, que disse estar “estupefacto e indignado” com estas suspeitas. Almeida Henriques negou ainda que exista algum fundo de verdade. Ainda assim, confirmou que a Polícia Judiciária efetuou, em junho passado, uma busca no seu computador, a fim de pesquisar informação sobre contratos relativos a turismo.

José Simões Agostinho – que foi detido na semana passada e libertado com uma caução de 75 mil euros, proibição de contactar com os restantes arguidos e de frequentar as instalações do TPNP – controla várias empresas que têm sido indicadas por Melchior Moreira, presidente do Turismo do Norte, aos autarcas que se mostraram interessados na implementação de lojas interativas de turismo.

O esquema de corrupção teria como principal objetivo favorecer duas empresas – a W Global Communication e a Tomi World – na adjudicação de ajustes diretos. Estas adjudicações, por ajuste de direto, poderão ser consideradas ilícitas por não respeitarem as regras da contratação pública.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E se fossem ver as restantes regiões de turismo do país, todo o portugal2020, aicep, iapmei, iefp, segurança social,… muito provavelmente nas próximas décadas o estado português só investiria em novos estabelecimentos prisionais.

  2. É só mais um, no meio de tantos, mas nada vai acontecer, Um bom Advogado a preço de ouro, resolve o problema, se fosse um Trolha, estava (Fo….) lixado da vida.

RESPONDER

Greve dos bombeiros arranca esta terça-feira e dura até janeiro

Os bombeiros profissionais vão estar em greve de quarta-feira a 2 de janeiro, com os Sapadores de Lisboa a começar a paralisação já esta noite, contra as propostas do Governo sobre estatuto e aposentação. Em Lisboa …

José Mourinho despedido do Manchester United

O técnico português José Mourinho foi esta terça-feira despedido do comando técnico do Manchester United, informou o clube britânico. A demissão, anunciada através do Twitter oficial do clube, surge após a derrota (3-1) frente ao Liverpool …

Ghosn terá desviado dinheiro para comprar casas, férias e até batatas fritas

O franco-brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, terá usado verbas da empresas para fins pessoais, para pagar desde casas a férias, até pacotes de batatas fritas, concluiu uma nova investigação. Ghosn está detido e foi oficialmente …

Afinal, os tornados não se formam como os meteorologistas pensavam

Se imaginarmos um tornado a formar-se, pensamos numa nuvem em forma de funil a descer dos céus como se fosse um dedo malicioso a tocar na Terra. No entanto, este modelo "de cima para baixo" …

Arqueólogos revelam o que se esconde debaixo do castelo do "Conde Drácula"

Os arqueólogos estudaram o conhecido castelo de Corvin na região romena de Transilvânia, onde Vlad III foi preso, e encontraram vestígios de várias estruturas desconhecidas. O castelo de Corvin, também conhecido como Castelo de Hunyadi ou …

Bola de fogo que explodiu na Gronelândia poderia ajudar-nos a estudar mundos alienígenas

Uma misteriosa bola de fogo que explodiu sobre a Gronelândia poderia ajudar-nos a estudar a estrutura de mundos alienígenas distantes e cobertos de gelo. Apesar de os primeiros dados terem demonstrado que a bola de fogo …

O interior dos buracos negros cresce (quase) para sempre

Os buracos negros são sugadores exímios, e nem a luz consegue escapar. Mas por que razão continuam a expandir-se? Agora, um dos maiores físicos do mundo apresentou uma nova explicação. Leonard Susskind propôs uma solução para …

"Animais não são prendas." Há associações que param as adoções no Natal

A apenas duas semanas do Natal, a União Zoófila fecha a porta a quem queira adotar um animal de estimação. "Nenhum animal pode ser encarado como uma prenda de Natal." Para Lurdes Pimenta, tesoureira da União …

Lojas sul-coreanas param de vender polémica máscara de beleza "Kim Jong-un"

Uma empresa de produtos de beleza da Coreia do Sul parou de vender uma máscara de beleza com uma imagem do líder norte-coreano Kim Jong-un depois de o assunto se tornar polémico. A empresa diz ter …

Alemanha indemniza sobreviventes do regime nazi retirados do país em crianças

Em crianças, foram retirados aos pais por causa do regime nazi. Agora, a Alemanha vai indemnizá-los, informou segunda-feira a organização que negoceia as compensações com o Governo alemão. A organização Conferência sobre Reivindicações Materiais Judaicas Contra …