/

Autarca de Viseu investigado por ligações ao esquema de corrupção no Turismo do Norte

2

ppdpsd / Flickr

Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu

Segundo o Jornal de Notícias, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, é suspeito de corrupção e viciação de contratos relacionados com o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

O ex-secretário de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional e autarca de Viseu, Almeida Henriques, é suspeito de estar envolvido no caso de corrupção e viciação de contratos em torno do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

De acordo com a edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias, a Polícia Judiciária do Porto está a investigar eventuais ligações entre o empresário José Simões Agostinho, ex-presidente do Turismo do Norte, e o autarca.

Simões Agostinho é um dos cinco detidos na semana passada no âmbito da operação Éter e existem suspeitas de que o empresário seja um testa de ferro ou sócio oculto de Almeida Henriques.

O Jornal de Notícias contactou o autarca, que disse estar “estupefacto e indignado” com estas suspeitas. Almeida Henriques negou ainda que exista algum fundo de verdade. Ainda assim, confirmou que a Polícia Judiciária efetuou, em junho passado, uma busca no seu computador, a fim de pesquisar informação sobre contratos relativos a turismo.

José Simões Agostinho – que foi detido na semana passada e libertado com uma caução de 75 mil euros, proibição de contactar com os restantes arguidos e de frequentar as instalações do TPNP – controla várias empresas que têm sido indicadas por Melchior Moreira, presidente do Turismo do Norte, aos autarcas que se mostraram interessados na implementação de lojas interativas de turismo.

O esquema de corrupção teria como principal objetivo favorecer duas empresas – a W Global Communication e a Tomi World – na adjudicação de ajustes diretos. Estas adjudicações, por ajuste de direto, poderão ser consideradas ilícitas por não respeitarem as regras da contratação pública.

ZAP //

2 Comments

  1. E se fossem ver as restantes regiões de turismo do país, todo o portugal2020, aicep, iapmei, iefp, segurança social,… muito provavelmente nas próximas décadas o estado português só investiria em novos estabelecimentos prisionais.

  2. É só mais um, no meio de tantos, mas nada vai acontecer, Um bom Advogado a preço de ouro, resolve o problema, se fosse um Trolha, estava (Fo….) lixado da vida.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.