Autarca de Viseu investigado por ligações ao esquema de corrupção no Turismo do Norte

ppdpsd / Flickr

Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu

Segundo o Jornal de Notícias, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, é suspeito de corrupção e viciação de contratos relacionados com o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

O ex-secretário de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional e autarca de Viseu, Almeida Henriques, é suspeito de estar envolvido no caso de corrupção e viciação de contratos em torno do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

De acordo com a edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias, a Polícia Judiciária do Porto está a investigar eventuais ligações entre o empresário José Simões Agostinho, ex-presidente do Turismo do Norte, e o autarca.

Simões Agostinho é um dos cinco detidos na semana passada no âmbito da operação Éter e existem suspeitas de que o empresário seja um testa de ferro ou sócio oculto de Almeida Henriques.

O Jornal de Notícias contactou o autarca, que disse estar “estupefacto e indignado” com estas suspeitas. Almeida Henriques negou ainda que exista algum fundo de verdade. Ainda assim, confirmou que a Polícia Judiciária efetuou, em junho passado, uma busca no seu computador, a fim de pesquisar informação sobre contratos relativos a turismo.

José Simões Agostinho – que foi detido na semana passada e libertado com uma caução de 75 mil euros, proibição de contactar com os restantes arguidos e de frequentar as instalações do TPNP – controla várias empresas que têm sido indicadas por Melchior Moreira, presidente do Turismo do Norte, aos autarcas que se mostraram interessados na implementação de lojas interativas de turismo.

O esquema de corrupção teria como principal objetivo favorecer duas empresas – a W Global Communication e a Tomi World – na adjudicação de ajustes diretos. Estas adjudicações, por ajuste de direto, poderão ser consideradas ilícitas por não respeitarem as regras da contratação pública.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E se fossem ver as restantes regiões de turismo do país, todo o portugal2020, aicep, iapmei, iefp, segurança social,… muito provavelmente nas próximas décadas o estado português só investiria em novos estabelecimentos prisionais.

  2. É só mais um, no meio de tantos, mas nada vai acontecer, Um bom Advogado a preço de ouro, resolve o problema, se fosse um Trolha, estava (Fo….) lixado da vida.

RESPONDER

Museu de Nova Iorque devolve ao Egito "caixão dourado" roubado em 2011

O Museu Metropolitan (MET) de Nova Iorque vai devolver ao Egito um sarcófago roubado em 2011, durante as manifestações da chamada "Primavera Árabe", anunciou este domingo a instituição nova-iorquina. Construído em ouro para o sacerdote Nedjemankh, …

Quase um terço da população chinesa terá mais de 65 anos em 2050

Trinta por cento da população chinesa terá mais de 65 anos, dentro de três décadas, informou hoje um jornal chinês, ilustrando o rápido envelhecimento do país, apesar de ter abolido a política de filho único. “O …

Trump pede à Europa que julgue os seus "jihadistas" (ou os EUA terão de os libertar)

O presidente dos Estados Unidos apelou aos países europeus, nomeadamente o Reino Unido, a França e a Alemanha, para repatriarem e julgarem os seus combatentes do Estado Islâmico feitos prisioneiros na Síria. Caso contrário, aponta …

Depois de 11 mortes e 1800 condenações, franceses querem o fim dos Coletes Amarelos

A maioria dos franceses defende que devem parar os protestos nas ruas dos “coletes amarelos”, três meses após o início das primeiras manifestações que fizeram 11 vítimas mortais, noticia esta segunda-feira a agência France Presse. Uma …

Uma tese de doutoramento levou Marcelo à capa do El País

A tese de doutoramento sobre Marcelo Rebelo de Sousa é de autoria de uma professora universitária e jornalista da RTP. O tema já chegou ao jornal espanhol El País. O jornal percorre as provas de popularidade …

Seguros de saúde sobem para 2,6 milhões com crise no SNS

No primeiro semestre de 2018 o número de contratos de seguros de saúde aumentou 3%, em termos homólogos, para 2,6 milhões, escreve esta segunda-feira o Jornal de Notícias na sua edição impressa. Os dados, da Autoridade …

PSP usa critérios étnicos para avaliar risco de bairros problemáticos

Apesar de a recolha de dados étnico-raciais não ser permitida em Portugal, a PSP utiliza ainda critérios étnicos na avaliação do grau de risco de zonas urbanas sensíveis (ZUS), avança o jornal Público esta segunda-feira. Segundo …

Pyongyang fala em “momento decisivo” em vésperas de nova cimeira com Washington

O principal diário norte-coreano, Rodong Sinmun, escreve esta segunda-feira que o país enfrenta "um momento decisivo", em termos de desenvolvimento económico, a pouco mais de uma semana da cimeira entre o líder norte-coreano e dos …

OCDE quer tribunais especiais para julgar a corrupção

Portugal precisa de fortalecer os mecanismos de prevenção da corrupção, defende a OCDE, que sugere a criação de tribunais especializados e a redução das possibilidades de recurso dos arguidos.  O retrato da análise da corrupção …

Costa "está a colocar todos os potenciais sucessores no palco”

No seu habitual espaço de comentário político semanal na SIC, Luís Marques Mendes falou sobre as recentes alterações no Governo, a moção de censura do CDS que "não faz sentido" e a "crise anunciada" da …