Autarca de Viseu investigado por ligações ao esquema de corrupção no Turismo do Norte

ppdpsd / Flickr

Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu

Segundo o Jornal de Notícias, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, é suspeito de corrupção e viciação de contratos relacionados com o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

O ex-secretário de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional e autarca de Viseu, Almeida Henriques, é suspeito de estar envolvido no caso de corrupção e viciação de contratos em torno do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

De acordo com a edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias, a Polícia Judiciária do Porto está a investigar eventuais ligações entre o empresário José Simões Agostinho, ex-presidente do Turismo do Norte, e o autarca.

Simões Agostinho é um dos cinco detidos na semana passada no âmbito da operação Éter e existem suspeitas de que o empresário seja um testa de ferro ou sócio oculto de Almeida Henriques.

O Jornal de Notícias contactou o autarca, que disse estar “estupefacto e indignado” com estas suspeitas. Almeida Henriques negou ainda que exista algum fundo de verdade. Ainda assim, confirmou que a Polícia Judiciária efetuou, em junho passado, uma busca no seu computador, a fim de pesquisar informação sobre contratos relativos a turismo.

José Simões Agostinho – que foi detido na semana passada e libertado com uma caução de 75 mil euros, proibição de contactar com os restantes arguidos e de frequentar as instalações do TPNP – controla várias empresas que têm sido indicadas por Melchior Moreira, presidente do Turismo do Norte, aos autarcas que se mostraram interessados na implementação de lojas interativas de turismo.

O esquema de corrupção teria como principal objetivo favorecer duas empresas – a W Global Communication e a Tomi World – na adjudicação de ajustes diretos. Estas adjudicações, por ajuste de direto, poderão ser consideradas ilícitas por não respeitarem as regras da contratação pública.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E se fossem ver as restantes regiões de turismo do país, todo o portugal2020, aicep, iapmei, iefp, segurança social,… muito provavelmente nas próximas décadas o estado português só investiria em novos estabelecimentos prisionais.

  2. É só mais um, no meio de tantos, mas nada vai acontecer, Um bom Advogado a preço de ouro, resolve o problema, se fosse um Trolha, estava (Fo….) lixado da vida.

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …