Autarca de Viseu investigado por ligações ao esquema de corrupção no Turismo do Norte

ppdpsd / Flickr

Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu

Segundo o Jornal de Notícias, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, é suspeito de corrupção e viciação de contratos relacionados com o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

O ex-secretário de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional e autarca de Viseu, Almeida Henriques, é suspeito de estar envolvido no caso de corrupção e viciação de contratos em torno do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

De acordo com a edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias, a Polícia Judiciária do Porto está a investigar eventuais ligações entre o empresário José Simões Agostinho, ex-presidente do Turismo do Norte, e o autarca.

Simões Agostinho é um dos cinco detidos na semana passada no âmbito da operação Éter e existem suspeitas de que o empresário seja um testa de ferro ou sócio oculto de Almeida Henriques.

O Jornal de Notícias contactou o autarca, que disse estar “estupefacto e indignado” com estas suspeitas. Almeida Henriques negou ainda que exista algum fundo de verdade. Ainda assim, confirmou que a Polícia Judiciária efetuou, em junho passado, uma busca no seu computador, a fim de pesquisar informação sobre contratos relativos a turismo.

José Simões Agostinho – que foi detido na semana passada e libertado com uma caução de 75 mil euros, proibição de contactar com os restantes arguidos e de frequentar as instalações do TPNP – controla várias empresas que têm sido indicadas por Melchior Moreira, presidente do Turismo do Norte, aos autarcas que se mostraram interessados na implementação de lojas interativas de turismo.

O esquema de corrupção teria como principal objetivo favorecer duas empresas – a W Global Communication e a Tomi World – na adjudicação de ajustes diretos. Estas adjudicações, por ajuste de direto, poderão ser consideradas ilícitas por não respeitarem as regras da contratação pública.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E se fossem ver as restantes regiões de turismo do país, todo o portugal2020, aicep, iapmei, iefp, segurança social,… muito provavelmente nas próximas décadas o estado português só investiria em novos estabelecimentos prisionais.

  2. É só mais um, no meio de tantos, mas nada vai acontecer, Um bom Advogado a preço de ouro, resolve o problema, se fosse um Trolha, estava (Fo….) lixado da vida.

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …