/

Autarca de Vigo recusa convite para encontro com Rui Moreira

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

Abel Caballero só aceita o convite para um eventual encontro depois de o presidente da Câmara do Porto “pedir formalmente desculpa”.

O autarca de Vigo recusou o convite do presidente do Eixo Atlântico, associação de cidades do Norte de Portugal e da Galiza na qual Porto e Vigo são cruciais, para um encontro com Rui Moreira com o objetivo de pôr termo à divergência entre os dois.

Em declarações à agência Lusa, citada pelo Diário de Notícias, o presidente da associação explicou que o autarca Abel Caballero só aceita o convite depois de o presidente da Câmara do Porto “pedir formalmente desculpa”.

“Convidei os dois para um encontro, em Braga, para esclarecerem todo e qualquer mal-entendido. Até porque o presidente Rui Moreira disse-me logo que não tinha qualquer intenção de insultar Vigo ou o seu alcaide e que era preciso enquadrar as declarações no contexto que eram proferidas”, afirmou Ricardo Rio.

“O alcaide Caballero recusou, argumentando que primeiro o presidente do Porto teria que esclarecer o que disse e fazer um pedido de desculpa, por considerar que as afirmações foram de gravidade”, disse ainda o também autarca de Braga.

Recorde-se que o autarca portuense afirmou recentemente, face ao desvio de voos da TAP para essa cidade, que Vigo se sente “como a salsicha fresca na francesinha” e que o seu aeroporto é “miserável”.

O autarca galego considerou essas declarações “impróprias e indignas”, sobretudo pelo facto de terem sido proferidas por “um autarca de uma cidade que considera amiga”.

Não volto a sentar-me à mesma mesa, no Eixo Atlântico, enquanto não pedir perdão”, defendeu Caballero.

De acordo com a assessoria de imprensa de Rui Moreira, o autarca não pretende pedir desculpa ao vizinho da Galiza, recusando tecer mais comentários sobre esta guerra.

Mesmo assim, o presidente Ricardo Rio afirma que, “dentro do Eixo Atlântico”, vai continuar a esforçar-se para que ambos os autarcas de entendam.

“Não vou deixar de continuar a fazer estes contactos para que um e outro concelho continuem a participar ativamente no Eixo. Esta posição que eu assumi é partilhada por todos os concelhos, queremos continuar a ver os dois dentro do Eixo, não está em questão sair do eixo, mas queremos que Vigo continue a ter uma participação determinante na associação”, sublinhou.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.