Porto e Vigo em guerra (e a culpa é da TAP)

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

Está o caldo entornado entre as cidades do Porto e de Vigo, depois de declarações de Rui Moreira, presidente da Câmara da Invicta, terem incomodado o autarca da cidade galega, Abel Caballero. E tudo por causa da TAP.

A decisão da TAP de abandonar algumas rotas feitas a partir do Aeroporto Sá Carneiro, na Maia, continua a dar que falar, com Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, a liderar a revolta contra essa estratégia da companhia de aviação.

A notícia de que a TAP vai passar a fazer voos entre Lisboa e Vigo, nomeadamente para fazer ligações para viagens intercontinentais, deixou o autarca portuense ainda mais irritado, o que é patente numa entrevista à Visão, onde ele fala do Aeroporto da cidade galega como “miserável”.

A declaração é “um insulto para Vigo”, lamenta Abel Caballero em declarações divulgadas pelo jornal espanhol La Voz de Galicia.

O presidente da Câmara de Vigo considera as palavras de Rui Moreira “intoleráveis” e “impróprias” e exige um pedido de desculpas do autarca português.

“Esta é a minha cidade e não o vamos tolerar”, acrescenta Abel Caballero, sublinhando que respeita “os autarcas que defendem a sua cidade”, mas que “detesta os que insultam”.

O autarca galego garante também, que não voltará a tomar o seu lugar no Eixo Atlântico, organização que reúne as principais cidades do norte de Portugal e da Galiza, até que o presidente portuense peça “perdão”.

Rui Moreira ainda não reagiu à posição de Abel Caballero, mas tem considerado a decisão da TAP como “dramática” para a economia do Norte do país.

O autarca frisou, na entrevista à Visão, que a TAP pretende “deixar de lado” o Aeroporto Sá Carneiro para “favorecer o de Lisboa no que diz respeito aos passageiros galegos”, temendo os impactos que isso vai acarretar para o turismo do Porto.

Da parte da cidade espanhola, afirmou Rui Moreira, “Vigo sente-se como a salsicha fresca dentro da francesinha, mas percebeu que há um senhor americano em Lisboa que tem uns aviões a hélice parados e pode mandá-los àquele aeroporto miserável que eles lá têm e trazer uns passageiros a dormir a Lisboa”.

“Se Vigo tiver oportunidade de tirar tráfego ao porto de Leixões, também fará isso. É normal”, considera.

Considerando normal ser atacado por causa das suas posições em relação à cidade galega, Rui Moreira acrescenta que “o drama da Galiza é que está à frente do Norte de Portugal em tudo, menos nos aeroportos”. “Têm três, e não se entendem entre eles”.

Esta, no entanto, não é a primeira polémica entre autarquias (e autarcas). Há poucas semanas, relata a Visão, Abel Caballero desafiou a União Europeia a tomar uma posição sobre as pressões de Rui Moreira para que a TAP voltasse atrás na abertura da linha Vigo-Lisboa, considerando-as de uma “gravidade extrema” por alegadamente tentar condicionar o mercado.

“Até pode chamar a PIDE”, reagiu na altura o presidente da Câmara do Porto.

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Vamos lá, senhor Caballero, bem sabe que o aeroporto do Porto é francamente melhor, e que de facto o aeroporto de Vigo é miserável. Mas reconhecemos que o autarca do Porto se enganou: a ideia não é levar os galegos a Lisboa, o negócio será antes trazer o pessoal da capital a comer uns mexilhões da sua ria, muito mais digestivos que a temperada francesinha.

  2. Da TAP????
    È mais da falta de educação e de respeito dos governantes que temos….
    Já agora chamem nomes tb aos espanhóis sempre que o Douro têm cheias 😉

  3. Apesar do senhor autarca do Porto ter algumas razões de queixa em relação à decisão da TAP não me parece justo ter descarregado a sua ira desta forma sobre os galegos que certamente nada terão a ver com a decisão.

  4. De fato nós Portugueses, megalómanos temos dois Aeroportos demasiado Sumptuosos, construídos com o dinheiro que não é nosso. Chamar Aeroprto de Vigo miserável é mesmo não ter respeito pelo dinheiro dos outros . Galiza tem o Aeroporto de Vigo, Santiago e Lá Coruña e Oviedo, bem perto nas Astúrias . É um bem perto também . O do Porto. O Povo Galego está muito bem com a sua mobilidade Aérea. É nós ? Aprendamos um pouco com os outros . Nós Portugueses somos a única Nação Ibérica , com as nossas manias e que gastamos muito mal gasto nas nossas infra-estruturas . Sr Rui Moreira . Aprenda a respeitar – se, respeitando os outros . Vá … Peça desculpa à Cidade de Vigo . Sou Português , gosto muito das nossas cidades , gosto muito da Galicia também . Gosto muito da Nossa Península Ibérica . Seja HOMEM. Peça Desculpa . . .

RESPONDER

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …

Termina esta sexta-feira 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias na TAP

Termina esta sexta-feira a segunda e última fase de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. A TAP anunciou …

EDP entrega aos deputados contratos das barragens, mas pede confidencialidade

Depois do pedido de esclarecimentos de alguns deputados, a EDP enviou ao Parlamento mais de 1500 páginas de documentos sobre os negócios das barragens, mas pediu confidencialidade.  A EDP já enviou ao Parlamento a sua resposta …