Autarca da Bolívia foi arrastada pelas ruas descalça e coberta de tinta vermelha

Jorge Abrego / EPA

Patricia Arce, autarca de uma pequena cidade na Bolívia, foi esta quarta-feira arrastada pelas ruas descalça por manifestantes que a cobriram tinta vermelha e a obrigaram a assinar uma carta de demissão.

A Bolívia, recorde-se, enfrenta uma onda de protestos por causa dos resultados da eleições presidenciais de 20 de outubro. Esta quarta-feira, foi confirmada a terceira vítima mortal.

Segundo o relato da BBC, Patricia Arce foi arrastada durante um protesto anti-Governo na cidade de Vinto, na região de Cochabamba, onde é autarca.

Um grupo de manifestantes, precisa a emissora britânica, estava a bloquear uma ponte na cidade quando surgiram rumores de que dois dois outros manifestantes haviam sido mortos numa zona próxima por apoiantes do presidente Evo Morales.

Perante os rumores, o grupo de opositores foi até à Câmara Municipal da cidade, onde encontrou a autarca, a a quem acusou de convencer os apoiantes do presidente da Bolívia a desbloquear a ponte e de ser responsável pelas duas mortes.

Enquanto alguns gritavam “assassina”, um grupo de homens com máscaras no rosto arrastaram a autarca descalça até à ponta, conta a emissora britânica, dando conta que Patricia Arce foi obrigada a ajoelhar-se. Depois, os manifestantes cortaram-lhe o cabelo, cobriram-na de tinta vermelha e obrigaram-na a assinar uma carta de demissão.

“Não tenho medo de dizer a verdade. Estou num país livre. Não me vou calar. Se me querem matar, que me matem. Como já disse antes, por este processo de mudança [forma pela qual o partido no poder apelida o movimento que levou Evo Morales ao poder em 2006], darei a minha vida“, disse Patricia Arce, citada pela agência EFE.

De acordo com os média locais, citados pela Time, os manifestantes, que estavam armados com madeira e pedras, também incendiaram parte da Câmara Municipal.

Horas depois, Patricia Arce foi entregue às autoridades e levada para o hospital.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Não vai haver tinta para tantos. Só para os autarcas a Robbialac, a Dyrup e por aí fora teriam de triplicar a produção. O stock que têm ia logo todo no primeiro dia.

  1. Pois quanto a mim seria uma boa medida a tomar por cá em relação a grande parte dos autarcas e da quadrilha que os apoia. Ainda há poucas horas passei frente a uma Câmara Municipal que esta semana deu que falar na televisão devido à poluição incontrolável de que esse município sofre há muitos anos devido há indústria e não só e tal foi o meu espanto que encontrei na parede frontal do edifício um cartaz bastante grande em pano dizendo mais ou menos isto, POR UM BOM MEIO AMBIENTE E SAÚDE PÚBLICA, até dei uma gargalhada sozinho sabendo eu as falcatruas que por lá se têm feito até nas próprias “ETARes” que servem as aldeias do município as quais poluem mais do que anteriormente sem elas, dinheiro que vem dos contribuintes e da UE e que é “gasto” em vigarices de obras, para onde se passa o resto?

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …