Autarca da Bolívia foi arrastada pelas ruas descalça e coberta de tinta vermelha

Jorge Abrego / EPA

Patricia Arce, autarca de uma pequena cidade na Bolívia, foi esta quarta-feira arrastada pelas ruas descalça por manifestantes que a cobriram tinta vermelha e a obrigaram a assinar uma carta de demissão.

A Bolívia, recorde-se, enfrenta uma onda de protestos por causa dos resultados da eleições presidenciais de 20 de outubro. Esta quarta-feira, foi confirmada a terceira vítima mortal.

Segundo o relato da BBC, Patricia Arce foi arrastada durante um protesto anti-Governo na cidade de Vinto, na região de Cochabamba, onde é autarca.

Um grupo de manifestantes, precisa a emissora britânica, estava a bloquear uma ponte na cidade quando surgiram rumores de que dois dois outros manifestantes haviam sido mortos numa zona próxima por apoiantes do presidente Evo Morales.

Perante os rumores, o grupo de opositores foi até à Câmara Municipal da cidade, onde encontrou a autarca, a a quem acusou de convencer os apoiantes do presidente da Bolívia a desbloquear a ponte e de ser responsável pelas duas mortes.

Enquanto alguns gritavam “assassina”, um grupo de homens com máscaras no rosto arrastaram a autarca descalça até à ponta, conta a emissora britânica, dando conta que Patricia Arce foi obrigada a ajoelhar-se. Depois, os manifestantes cortaram-lhe o cabelo, cobriram-na de tinta vermelha e obrigaram-na a assinar uma carta de demissão.

“Não tenho medo de dizer a verdade. Estou num país livre. Não me vou calar. Se me querem matar, que me matem. Como já disse antes, por este processo de mudança [forma pela qual o partido no poder apelida o movimento que levou Evo Morales ao poder em 2006], darei a minha vida“, disse Patricia Arce, citada pela agência EFE.

De acordo com os média locais, citados pela Time, os manifestantes, que estavam armados com madeira e pedras, também incendiaram parte da Câmara Municipal.

Horas depois, Patricia Arce foi entregue às autoridades e levada para o hospital.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Não vai haver tinta para tantos. Só para os autarcas a Robbialac, a Dyrup e por aí fora teriam de triplicar a produção. O stock que têm ia logo todo no primeiro dia.

  1. Pois quanto a mim seria uma boa medida a tomar por cá em relação a grande parte dos autarcas e da quadrilha que os apoia. Ainda há poucas horas passei frente a uma Câmara Municipal que esta semana deu que falar na televisão devido à poluição incontrolável de que esse município sofre há muitos anos devido há indústria e não só e tal foi o meu espanto que encontrei na parede frontal do edifício um cartaz bastante grande em pano dizendo mais ou menos isto, POR UM BOM MEIO AMBIENTE E SAÚDE PÚBLICA, até dei uma gargalhada sozinho sabendo eu as falcatruas que por lá se têm feito até nas próprias “ETARes” que servem as aldeias do município as quais poluem mais do que anteriormente sem elas, dinheiro que vem dos contribuintes e da UE e que é “gasto” em vigarices de obras, para onde se passa o resto?

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …