/

Autarca da Bolívia foi arrastada pelas ruas descalça e coberta de tinta vermelha

3

Jorge Abrego / EPA

Patricia Arce, autarca de uma pequena cidade na Bolívia, foi esta quarta-feira arrastada pelas ruas descalça por manifestantes que a cobriram tinta vermelha e a obrigaram a assinar uma carta de demissão.

A Bolívia, recorde-se, enfrenta uma onda de protestos por causa dos resultados da eleições presidenciais de 20 de outubro. Esta quarta-feira, foi confirmada a terceira vítima mortal.

Segundo o relato da BBC, Patricia Arce foi arrastada durante um protesto anti-Governo na cidade de Vinto, na região de Cochabamba, onde é autarca.

Um grupo de manifestantes, precisa a emissora britânica, estava a bloquear uma ponte na cidade quando surgiram rumores de que dois dois outros manifestantes haviam sido mortos numa zona próxima por apoiantes do presidente Evo Morales.

Perante os rumores, o grupo de opositores foi até à Câmara Municipal da cidade, onde encontrou a autarca, a a quem acusou de convencer os apoiantes do presidente da Bolívia a desbloquear a ponte e de ser responsável pelas duas mortes.

Enquanto alguns gritavam “assassina”, um grupo de homens com máscaras no rosto arrastaram a autarca descalça até à ponta, conta a emissora britânica, dando conta que Patricia Arce foi obrigada a ajoelhar-se. Depois, os manifestantes cortaram-lhe o cabelo, cobriram-na de tinta vermelha e obrigaram-na a assinar uma carta de demissão.

“Não tenho medo de dizer a verdade. Estou num país livre. Não me vou calar. Se me querem matar, que me matem. Como já disse antes, por este processo de mudança [forma pela qual o partido no poder apelida o movimento que levou Evo Morales ao poder em 2006], darei a minha vida“, disse Patricia Arce, citada pela agência EFE.

De acordo com os média locais, citados pela Time, os manifestantes, que estavam armados com madeira e pedras, também incendiaram parte da Câmara Municipal.

Horas depois, Patricia Arce foi entregue às autoridades e levada para o hospital.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

 

 

 

3 Comments

    • Não vai haver tinta para tantos. Só para os autarcas a Robbialac, a Dyrup e por aí fora teriam de triplicar a produção. O stock que têm ia logo todo no primeiro dia.

  1. Pois quanto a mim seria uma boa medida a tomar por cá em relação a grande parte dos autarcas e da quadrilha que os apoia. Ainda há poucas horas passei frente a uma Câmara Municipal que esta semana deu que falar na televisão devido à poluição incontrolável de que esse município sofre há muitos anos devido há indústria e não só e tal foi o meu espanto que encontrei na parede frontal do edifício um cartaz bastante grande em pano dizendo mais ou menos isto, POR UM BOM MEIO AMBIENTE E SAÚDE PÚBLICA, até dei uma gargalhada sozinho sabendo eu as falcatruas que por lá se têm feito até nas próprias “ETARes” que servem as aldeias do município as quais poluem mais do que anteriormente sem elas, dinheiro que vem dos contribuintes e da UE e que é “gasto” em vigarices de obras, para onde se passa o resto?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.