O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar no distanciamento social.
Esta é uma forma divertida de olhar para os tempos difíceis pelos quais a Europa, e o resto do mundo, estão a passar. Como forma de alertar para o distanciamento social, os correios da Áustria resolveram usar papel higiénico (produto muito concorrido durante o período de pandemia).
O “selo corona” tem o custo de 2,75€, e traz consigo folhas de 10 cm de largura, ou seja um décimo da distância de 1 metro que o governo aconselha a população a se manter quando está em locais públicos. O novo selo austríaco é simbolizado, nas campanhas oficiais, por um elefante bebé.
Num comunicado oficial, o Österreichische Post relembrou em tom divertido que “se as pessoas colocarem 10 folhas todas unidas de uma ponta a outra, conseguem assim definir a distância de um metro – ou o comprimento de um elefante bebé. O famoso animal bebé que também está impresso no selo ”, pode ler-se no documento.
O selo é impresso em papel higiénico de três camadas, e de uma forma muito original faz referência ao açambarcamento que ocorreu no início da pandemia quando milhares de pessoas pelo mundo fora entraram numa verdadeira corrida aos supermercados para comprar papel higiénico – uma ânsia que voltou a surgir recentemente.
Como recorda o The Guardian, o Österreichische Post já tinha tratado outros assuntos, com grande impacto internacional, de uma forma irónica.
Em janeiro, o serviço postal da Áustria emitiu um selo Brexit com a data previamente destacada para a saída da Grã-Bretanha da União Europeia, que era 29 de março de 2019. Esta data aparece riscada no selo e em baixo aparece a nova data definida para a saída do país da Europa – 31 de janeiro de 2020. Uma aparente “farpa” para as negociações que se prolongaram por quase mais um ano.
Esta ideia tem também o intuito de ajudar. O “selo corona” será vendido pelo dobro do valor habitual dos selos, pois uma parte do dinheiro terá como destino instituições de caridade.