Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

Florian Wieser / EPA

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ.

Kurz arrisca ver-se afastado do Governo e o país ficar entregue a um governo de gestão até à tomada de posse do Executivo que sair das eleições antecipadas marcadas para setembro.

A moção foi apresentada pelo mais pequeno partido com assento parlamentar (o ecologista de esquerda Jetzt (Já), com sete lugares em 183, na sequência da saída dos ministros do partido de extrema-direita que governava há 17 meses com Kurz.

O FPÖ caiu em desgraça após a divulgação, na sexta-feira passada, de um vídeo em que o seu líder e vice-chanceler, Heinz-Christian Strache, foi apanhado a discutir formas de contornar a lei de financiamento dos partidos em troca de potenciais contratos públicos inflacionados a uma suposta milionária russa, e ainda meios para controlar os media na Áustria.

A divulgação das imagens de parte da conversa provocou um enorme sentimento de vergonha e protestos espontâneos em Viena. O chanceler, Sebastian Kurz, quebrou a coligação e pediu eleições antecipadas. Está a ser muito criticado por ter formado governo com o FPÖ, por não ter desistido da coligação mais cedo depois de sinais de alarme.

O Presidente, que é quem demite membros do Governo, seguiu a recomendação de Kurz e afastou esta terça-feira o ministro do Interior, Herbert Kickl. Os restantes ministros do partido demitiram-se em protesto pelo afastamento de Kickl, o dos Transportes, Norbert Hofer e ainda os titulares da Defesa e Assuntos Sociais.

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Karin Kneissl, independente mas nomeada pelo FPÖ, mantém-se no cargo. Kneissl é uma as protagonistas da proximidade do partido com a Rússia: o FPÖ tem um acordo de cooperação formal com o partido Rússia Unida, no Governo russo.

Antes de sair, o ministro do Interior ainda assinou um regulamento impondo um limite máximo de 1,5 euros por hora para renumeração de trabalho voluntário feito por requerentes de asilo.

Os ministros vão ser substituídos por técnicos, e falando aos jornalistas ao lado do chanceler, o Presidente, Alexander Van der Bellen, aconselhou serenidade no meio da tempestade política na Áustria.

Quanto a Kurz, o seu destino na segunda-feira, o dia após as eleições europeias, poderá ser definido pelo Partido Social-Democrata (SPÖ). Tirando a extrema-direita, que já anunciou que votará a favor da moção, os social-democratas e os liberais ainda não disseram o que planeiam fazer. O SPÖ tem criticado Kurz e apoiado a ideia de um governo de transição novo até às eleições. Três meses com um governo deste género seria uma situação sem precedentes no país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …