Vice-chanceler austríaco demite-se após ser filmado a oferecer contratos a troco de financiamento partidário russo

Heinz-Christian Strache, vice-chanceler austríaco e líder do Partido da Liberdade (FPÖ, extrema-direita), demitiu-se este sábado após terem sido publicados vídeos nos quais prometer a adjudicação de contratos públicos inflacionados a uma suposta milionária russa, a troco de apoio financeiro e mediático à sua formação política.

O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, encontrou-se com Heinz-Christian Strache, pelas 11h00 (hora local, menos uma hora em Portugal Continental). Este sábado, o vice-chanceler apresentou a sua demissão.

Os vídeos revelados pela revista alemã Der Spiegel e pelo diário germânico Süddeutsche Zeitung remontam a julho de 2017 — três meses antes das eleições legislativas austríacas — e mostram um encontro numa moradia de luxo em Ibiza, Espanha. Estiveram neste encontro Strache, número dois do Governo austríaco; o colega de partido Johann Gudenus — à altura vereador da Câmara de Viena — e Tajana, mulher de Gudenus.

O trio encontrou-se com uma mulher que lhes tinha sido apresentada como Alyona Makarova, supostamente sobrinha do oligarca russo Igor Makarov, um empresário próximo do presidente Vladimir Putin. A mulher estava acompanhada por um interprete.

Makarova revelava-se interessada em investir centenas de milhões de euros na Áustria e procurava oportunidades de investimento em colaboração com o FPÖ. A suposta investidora tinha um plano: adquirir 50% do tablóide austríaco Kronen Zeitung, o jornal mais vendido na Áustria, e usá-lo como órgão de apoio ao partido de extrema-direita.

Por várias vezes, o interprete que acompanhava Alyona deixou claro que a origem da fortuna da russa “não era inteiramente legal”, e que os acordos seriam “desafiantes” do ponto de vista jurídico.

Apesar destes avisos, os políticos austríacos não recuaram. Em troca deste apoio mediático, o vice-chanceler da Áustria prometeu adjudicar contratos públicos — com valores inflacionados — a qualquer empresa criada pela investidora russa​.

Sugeriram ainda a atribuição de donativos a uma associação ligada ao partido, afirmando que seria uma prática habitual entre milionários austríacos — apesar de poder constituir um ato de financiamento partidário ilegal. Strache mostrou-se particularmente entusiasmado com a possibilidade de o maior jornal austríaco poder ser controlado por um aliado, afirmando mesmo querer construir no país “um panorama de imprensa como o de Orbán” na Hungria. O encontro em Ibiza durou mais de seis horas, registadas na íntegra.

Os homens admitiram que o encontro registado em vídeo tinha mesmo acontecido — garantindo, porém, que o partido “não recebeu quaisquer benefícios destas pessoas”. O Süddeutsche Zeitung escreve ainda que os homens disseram que “muito álcool tinha sido consumido à medida que a noite avançou”, que existia “uma grande barreira linguística” e que não havia “nenhum intérprete profissional”.

Ao que foi apurado por ambos os órgãos de comunicação social, a mulher apresentada como Alyona Makarova não tem na verdade qualquer relacionamento familiar com o oligarca russo Igor Makarov. A publicações germânicas concluem que a reunião terá sido encenada por alguém que quis testar a recetividade do partido em aceitar propostas menos lícitas.

O Partido Popular Austríaco (ÖVP, conservador) de Sebastian Kurz, que foi o mais votado nas últimas eleições legislativas, assinou um acordo de Governo com o FPÖ que permitiu construir uma coligação de direita entre os dois partidos, que obtiveram 31,5% e 20% dos votos, respectivamente. A relação entre Kurz e Strache era tensa e, na noite de sexta-feira, a imprensa austríaca dava como provável o fim da coligação.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …

Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais. A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a …

Shakhtar derrota Real Madrid. Em Espanha, comparam Zidane a Lopetegui

O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro, surpreendeu e venceu o Real Madrid, por 2-3, no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os ucranianos chegaram a estar a vencer por três …

Se OE for chumbado, portugueses acreditam que a culpa é da esquerda

Se o Orçamento do Estado para 2021 for chumbado, os portugueses acreditam que a esquerda terá responsabilidades, segundo uma sondagem da Intercampus. De acordo com a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios, CM e …

Em Itália, a pandemia volta a estar "fora de controlo". Recolher obrigatório começa hoje

Itália teve ontem o maior número diário de novos casos de infeção registado no país desde o início da pandemia do novo coronavírus, totalizando 15.199, além de 127 mortes nas últimas 24 horas, valor que …

FC Porto arrasa arbitragem e Conceição explica desaguisado com Guardiola

O FC Porto perdeu 3-1 com o Manchester City, com a atuação da arbitragem a estar no centro das atenções. Conceição e Guardiola desentenderam-se durante o encontro e o técnico portista explicou porquê. Através da sua …

Novas linhas ferroviárias de alta velocidade. Porto-Lisboa vai fazer-se em 1h15 (e Porto-Vigo em apenas 1h)

O Governo anunciou, esta quinta-feira, o Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, que tem como um dos principais focos uma nova linha ferroviária de alta velocidade para ligar Lisboa-Porto num hora e 15 minutos. O jornal …

Arqueólogos descobrem esqueleto que acreditam pertencer a guerreiro anglo-saxão

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um esqueleto que parece ter pertencido a um guerreiro anglo-saxão. Os especialistas dizem que a descoberta lança uma nova luz sobre a ascensão e queda das tribos locais. O esqueleto foi …

Ana Rita Cavaco ataca plano de inverno (e duvida que Marcelo "tenha ficado mais sossegado")

Ana Rita Cavaco reuniu-se com Marcelo Rebelo de Sousa, mas duvida que o Presidente tenha ficado mais tranquilo após ter ouvido os representantes do setor da Saúde, no Palácio de Belém. Ana Rita Cavaco, presidente da …