Vice-chanceler austríaco demite-se após ser filmado a oferecer contratos a troco de financiamento partidário russo

Heinz-Christian Strache, vice-chanceler austríaco e líder do Partido da Liberdade (FPÖ, extrema-direita), demitiu-se este sábado após terem sido publicados vídeos nos quais prometer a adjudicação de contratos públicos inflacionados a uma suposta milionária russa, a troco de apoio financeiro e mediático à sua formação política.

O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, encontrou-se com Heinz-Christian Strache, pelas 11h00 (hora local, menos uma hora em Portugal Continental). Este sábado, o vice-chanceler apresentou a sua demissão.

Os vídeos revelados pela revista alemã Der Spiegel e pelo diário germânico Süddeutsche Zeitung remontam a julho de 2017 — três meses antes das eleições legislativas austríacas — e mostram um encontro numa moradia de luxo em Ibiza, Espanha. Estiveram neste encontro Strache, número dois do Governo austríaco; o colega de partido Johann Gudenus — à altura vereador da Câmara de Viena — e Tajana, mulher de Gudenus.

O trio encontrou-se com uma mulher que lhes tinha sido apresentada como Alyona Makarova, supostamente sobrinha do oligarca russo Igor Makarov, um empresário próximo do presidente Vladimir Putin. A mulher estava acompanhada por um interprete.

Makarova revelava-se interessada em investir centenas de milhões de euros na Áustria e procurava oportunidades de investimento em colaboração com o FPÖ. A suposta investidora tinha um plano: adquirir 50% do tablóide austríaco Kronen Zeitung, o jornal mais vendido na Áustria, e usá-lo como órgão de apoio ao partido de extrema-direita.

Por várias vezes, o interprete que acompanhava Alyona deixou claro que a origem da fortuna da russa “não era inteiramente legal”, e que os acordos seriam “desafiantes” do ponto de vista jurídico.

Apesar destes avisos, os políticos austríacos não recuaram. Em troca deste apoio mediático, o vice-chanceler da Áustria prometeu adjudicar contratos públicos — com valores inflacionados — a qualquer empresa criada pela investidora russa​.

Sugeriram ainda a atribuição de donativos a uma associação ligada ao partido, afirmando que seria uma prática habitual entre milionários austríacos — apesar de poder constituir um ato de financiamento partidário ilegal. Strache mostrou-se particularmente entusiasmado com a possibilidade de o maior jornal austríaco poder ser controlado por um aliado, afirmando mesmo querer construir no país “um panorama de imprensa como o de Orbán” na Hungria. O encontro em Ibiza durou mais de seis horas, registadas na íntegra.

Os homens admitiram que o encontro registado em vídeo tinha mesmo acontecido — garantindo, porém, que o partido “não recebeu quaisquer benefícios destas pessoas”. O Süddeutsche Zeitung escreve ainda que os homens disseram que “muito álcool tinha sido consumido à medida que a noite avançou”, que existia “uma grande barreira linguística” e que não havia “nenhum intérprete profissional”.

Ao que foi apurado por ambos os órgãos de comunicação social, a mulher apresentada como Alyona Makarova não tem na verdade qualquer relacionamento familiar com o oligarca russo Igor Makarov. A publicações germânicas concluem que a reunião terá sido encenada por alguém que quis testar a recetividade do partido em aceitar propostas menos lícitas.

O Partido Popular Austríaco (ÖVP, conservador) de Sebastian Kurz, que foi o mais votado nas últimas eleições legislativas, assinou um acordo de Governo com o FPÖ que permitiu construir uma coligação de direita entre os dois partidos, que obtiveram 31,5% e 20% dos votos, respectivamente. A relação entre Kurz e Strache era tensa e, na noite de sexta-feira, a imprensa austríaca dava como provável o fim da coligação.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …