Vice-chanceler austríaco demite-se após ser filmado a oferecer contratos a troco de financiamento partidário russo

Heinz-Christian Strache, vice-chanceler austríaco e líder do Partido da Liberdade (FPÖ, extrema-direita), demitiu-se este sábado após terem sido publicados vídeos nos quais prometer a adjudicação de contratos públicos inflacionados a uma suposta milionária russa, a troco de apoio financeiro e mediático à sua formação política.

O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, encontrou-se com Heinz-Christian Strache, pelas 11h00 (hora local, menos uma hora em Portugal Continental). Este sábado, o vice-chanceler apresentou a sua demissão.

Os vídeos revelados pela revista alemã Der Spiegel e pelo diário germânico Süddeutsche Zeitung remontam a julho de 2017 — três meses antes das eleições legislativas austríacas — e mostram um encontro numa moradia de luxo em Ibiza, Espanha. Estiveram neste encontro Strache, número dois do Governo austríaco; o colega de partido Johann Gudenus — à altura vereador da Câmara de Viena — e Tajana, mulher de Gudenus.

O trio encontrou-se com uma mulher que lhes tinha sido apresentada como Alyona Makarova, supostamente sobrinha do oligarca russo Igor Makarov, um empresário próximo do presidente Vladimir Putin. A mulher estava acompanhada por um interprete.

Makarova revelava-se interessada em investir centenas de milhões de euros na Áustria e procurava oportunidades de investimento em colaboração com o FPÖ. A suposta investidora tinha um plano: adquirir 50% do tablóide austríaco Kronen Zeitung, o jornal mais vendido na Áustria, e usá-lo como órgão de apoio ao partido de extrema-direita.

Por várias vezes, o interprete que acompanhava Alyona deixou claro que a origem da fortuna da russa “não era inteiramente legal”, e que os acordos seriam “desafiantes” do ponto de vista jurídico.

Apesar destes avisos, os políticos austríacos não recuaram. Em troca deste apoio mediático, o vice-chanceler da Áustria prometeu adjudicar contratos públicos — com valores inflacionados — a qualquer empresa criada pela investidora russa​.

Sugeriram ainda a atribuição de donativos a uma associação ligada ao partido, afirmando que seria uma prática habitual entre milionários austríacos — apesar de poder constituir um ato de financiamento partidário ilegal. Strache mostrou-se particularmente entusiasmado com a possibilidade de o maior jornal austríaco poder ser controlado por um aliado, afirmando mesmo querer construir no país “um panorama de imprensa como o de Orbán” na Hungria. O encontro em Ibiza durou mais de seis horas, registadas na íntegra.

Os homens admitiram que o encontro registado em vídeo tinha mesmo acontecido — garantindo, porém, que o partido “não recebeu quaisquer benefícios destas pessoas”. O Süddeutsche Zeitung escreve ainda que os homens disseram que “muito álcool tinha sido consumido à medida que a noite avançou”, que existia “uma grande barreira linguística” e que não havia “nenhum intérprete profissional”.

Ao que foi apurado por ambos os órgãos de comunicação social, a mulher apresentada como Alyona Makarova não tem na verdade qualquer relacionamento familiar com o oligarca russo Igor Makarov. A publicações germânicas concluem que a reunião terá sido encenada por alguém que quis testar a recetividade do partido em aceitar propostas menos lícitas.

O Partido Popular Austríaco (ÖVP, conservador) de Sebastian Kurz, que foi o mais votado nas últimas eleições legislativas, assinou um acordo de Governo com o FPÖ que permitiu construir uma coligação de direita entre os dois partidos, que obtiveram 31,5% e 20% dos votos, respectivamente. A relação entre Kurz e Strache era tensa e, na noite de sexta-feira, a imprensa austríaca dava como provável o fim da coligação.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …

Governo já contratou 4300 profissionais de saúde para reforçar SNS

Cerca de 4300 profissionais de saúde foram contratados para garantir a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "às diferentes fases da pandemia", anunciou, esta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde. "Temos feito …

Líder de corrente conservadora no CDS deixa partido e adere ao Chega

O militante do CDS-PP, da corrente não formalizada "CDS XXI", anunciou, esta sexta-feira, que se desfiliou do partido, com críticas à direção, e manifestou-se disponível para aderir ao Chega. "Em virtude das declarações dadas pelo presidente …

Rui Pinto vai ser libertado

O pirata informático, que estava em prisão domiciliária desde abril, em instalações da PJ em Lisboa, vai ser libertado ainda esta sexta-feira. De acordo com a SIC Notícias, Rui Pinto vai ser libertado esta sexta-feira. A …