Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado.

De acordo com a CNN, o Google Maps hospeda várias fotografias enviadas por utilizadores do topo da famosa rocha sagrada Uluru, tiradas antes da proibição entrar em vigor, bem como um caminho do Street View registado por um alpinista em 2018.

No entanto, Parks Australia, que trata dos tesouros naturais do país, pediu à gigante tecnológica para retirar as fotografias enviadas por utilizadores após reclamações do povo aborígine Anangu, os proprietários tradicionais de Uluru.

Os turistas foram proibidos de atravessar o local sagrado no final de 2019, depois de o povo Anangu dizer que estava a ser destruído por visitantes, que erodiam a sua superfície, deixavam lixo e poluiam poços de água próximos.

O Google “apoia este pedido e está em processo de remoção do conteúdo“, disse a Parks Australia, em comunicado. “A Parks Australia alertou o Google Australia sobre as imagens geradas por utilizadores no Uluru que foram publicadas na sua plataforma de mapeamento e solicitou que o conteúdo fosse removido de acordo com os desejos de Anangu, os proprietários tradicionais de Uluru, e as Diretrizes de Filmagem e Fotografia do parque nacional”

Em declarações à 7News, um porta-voz do Google disse que “entendemos que o Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta é profundamente sagrado para o povo Anangu. Assim que a Parks Australia levantou as suas preocupações sobre a contribuição do utilizador, removemos as imagens.”

Dezenas de milhares de turistas escalaram o local, anteriormente conhecido como Ayers Rock, todos os anos até que foi fechado em outubro de 2019.

No entanto, o uso da rocha há muito que enfurece a população local que pediu a proibição da escalada desde que o Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta foi colocado nas suas mãos em 1985.

Uluru, Património Mundial da UNESCO, fica a 450 quilómetros a oeste de Alice Springs.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …