Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se “sem objetivos militares”, mas China sente-se ameaçada

Getty Images / AFP

Reunião do Quad, com Narendra Modi (E), Joe Biden (C), Scott Morrison e Suga Yoshihide.

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está “fadado ao fracasso”.

Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira reunião presencial do chamado “Diálogo Quadrilateral para a Segurança”, conhecido como Quad. Além dos Estados Unidos, o grupo conta ainda com Austrália, Japão e Índia.

Depois do AUKUS, um pacto na área da Defesa e Tecnologia que une os Estados Unidos, a Austrália e o Reino Unido, esta é uma nova tentativa de Biden combater o peso da China na região do Indo-Pacífico, escreve o Expresso.

“Estamos aqui juntos, na região do Indo-Pacífico, uma região que queremos ver sempre livre de coerção, onde os direitos soberanos de todas as nações são respeitados e onde as disputas são resolvidas pacificamente e de acordo com o direito internacional”, disse o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, no início da reunião.

“Temos um compromisso inabalável com um Indo-Pacífico livre e aberto”, disse, por sua vez, o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga.

A China já sentiu o cheiro a ameaça e não tardou a reagir à criação do Quad através do porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros, Zhao Lijian.

“Um grupo fechado e exclusivo cujo objetivo é opor-se a outros vai contra o ar dos tempos e contra as aspirações regionais de vários países. Não encontrará apoio e está fadado ao fracasso”, disse, sem nunca referir o nome do grupo.

No seu discurso na 76.ª Assembleia Geral da ONU, Joe Biden realçou que não quer uma nova Guerra Fria. E um porta-voz da Casa Branca sublinhou que o encontro do Quad é “informal” e não contém “nem uma dimensão militar nem uma dimensão securitária”.

Entre outros assuntos, falou-se sobre a criação de um programa de bolsas de estudo para abrir as principais universidades norte-americanas a estudantes indianos, australianos e japoneses; a criação de uma rede verde para o transporte de mercadorias; e a produção, na Índia, de mil milhões de doses de vacina contra a covid-19.

Os países do Quad não querem hostilizar a China — nem podem —, muito menos agora que a nova Rota da Seda vai trazer um investimento chinês em dezenas de países subdesenvolvidos da região.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …

Professores deixam as salas de aula para se tornarem fabricantes de caixões low-cost

Quando a covid-19 obrigou ao encerramento das escolas no Uganda, Livingstone Musaala abriu mão do seu trabalho como professor de matemática para se dedicar à construção de caixões de valor acessível - numa altura em …

Casos de covid-19 entre os alunos mais novos não aumentaram no primeiro mês de aulas

Um mês depois do início do ano letivo, não se registou um aumento de casos de covid-19 entre os alunos mais novos. De acordo com o jornal Público, o regresso ao ensino presencial não se refletiu …

Imagem procurava mostrar que "Portugal e Espanha são mais fortes quando estão juntos", disse Vox a Ventura

O líder do Chega afirmou hoje que o Vox lhe transmitiu que, ao partilhar uma imagem da dinastia filipina onde mostra Portugal anexado por Espanha, pretendia mostrar que os dois países “são mais fortes quando …

Em La Palma, empresas usam drones para alimentar animais isolados pela lava

Duas empresas espanholas utilizam drones para alimentar os animais que estão encurralados no meio da lava lançada pelo vulcão de La Palma. Numa altura em que a lava se estende pela ilha a um ritmo muito …

CDS acusa Governo de comprar voto do PAN no OE com medida sobre as touradas

A deputada do CDS-PP Cecília Meireles acusou esta quinta-feira o Governo de estar a comprar o voto do PAN no Orçamento do Estado para 2022 com a proibição das touradas para menores de 16 anos. Na …

Se for eleita, Le Pen irá desmantelar as turbinas eólicas

A candidata à presidência francesa Marine Le Pen disse que, se for eleita presidente no próximo ano, acabará com todos os subsídios destinados às energias renováveis e derrubará as turbinas eólicas. Marine Le Pen, candidata do …

Sonae admite ser "inevitável" aumento de custos devido à subida do preço dos combustíveis

O administrador da Sonae MC Miguel Águas afirmou hoje que "é inevitável" que haja aumentos de custos ao longo da cadeia devido à subida do preço do combustível, mas trabalha para que "impacto não seja …