Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional.

Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram que a China foi responsável pelos ataques informáticos de fevereiro, que afetaram a rede interna do parlamento e os três maiores partidos políticos do país. A informação é avançada esta quarta-feira pela Reuters, que cita cinco fontes ligadas ao processo de investigação.

Segundo o CanalTech, a autoria do ciberataque é atribuída ao Ministério de Segurança do Estado chinês, tendo o relatório, que também contou com dados do Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano, sido entregue em março.

O documento recomendava que o resultado da investigação não fosse divulgado para não criar problemas diplomáticos entre a Austrália e a China. Apesar do sigilo, o relatório foi partilhado com os Estados Unidos e com o Reino Unido, países considerados aliados da Austrália.

O gabinete do primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, já reagiu, recusando comentar os ataques e as conclusões do relatório. Segundo a Exame Informática, o silêncio estende-se também aos serviços secretos.

Por sua vez, o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês nega o envolvimento do país nos ataques. “Quando se investiga e determina a natureza de incidentes online é necessário haver provas dos factos, caso contrário criam-se apenas rumores e difamação, atribuindo-se rótulos às pessoas de forma indiscriminada. Gostaríamos de reforçar que a China também é alvo de ataques pela internet.”

Os ataques informáticos aconteceram em fevereiro, três meses antes das eleições federais que tiveram como objetivo eleger os representantes políticos para o parlamento australiano.

No caso dos partidos atacados, houve acesso a documentos relacionados com temas como impostos e política externa, assim como a e-mails. No entanto, não há provas de que a informação acedida tenha sido usada para influenciar o processo eleitoral.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois… anjinhos – só olham para o dinheiro e esquecem-se de como são os manhosos/mafiosos dos asiáticos…
    A ver se serve de lição à Europa que já deixou a China comprar sectores estratégicos, como 30% dos portos europeus, etc, etc…

RESPONDER

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …