Governo esclarece: afinal, aumentos da função pública são de 0,3% em 2020

António Pedro Santos / Lusa

Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública

Ao final da tarde desta quarta-feira, o Ministério das Finanças esclareceu que os salários vão aumentar 0,3% no próximo ano, depois de a Fesap ter dito que os aumentos seriam iguais aos das pensões.

“O Governo apresentou hoje em reunião de negociação coletiva com as estruturas sindicais a proposta de atualização salarial para 2020 e 2021. A proposta considera como referencial para aumentos salariais de 2020 a taxa de inflação observada até novembro de 2019 (de 0,3%, para todos os trabalhadores)”, esclareceu esta quarta-feira o Ministério das Finanças em comunicado.

“Para 2021, o Governo propõe que a atualização salarial seja igual à taxa de inflação de 2020 inscrita no OE 2020. De forma a proteger o poder de compra dos trabalhadores, no caso em que a taxa de inflação em 2020 se situe acima desta previsão, o aumento corresponderá à taxa efetivamente observada”, indica o gabinete de Mário Centeno.

“Com este aumento da tabela salarial, a vigorar já em 1 de janeiro de 2020, o aumento médio da despesa com pessoal em 2020 ascenderá assim a 3,2%“, conclui a mesma nota, citada pelo Diário de Notícias.

O esclarecimento surge depois de José Abrãao, secretário-geral da Fesap, ter dito que a atualização dos salários da administração pública seria feita com a fórmula utilizada para as pensões.

Isto significa que, em vez de os salários mais baixos aumentarem 0,7% e dos mais altos ficarem congelados, o Governo vai optar por aumentos nominais de 0,3% para todos os trabalhadores do Estado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …

"Quando o PS é oposição, os sindicalistas são valiosos. Quando é poder, empecilhos"

José Abraão, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, deixou duras críticas ao Governo por não se sentir incluído no processo das decisões políticas. Para José Abraão, o Partido Socialista não valoriza o papel dos sindicatos. …

Governo admite gratuitidade em creches para 40 mil crianças

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social confirmou, esta quarta-feira, a intenção de criar sete mil novos lugares de creches e admitiu a gratuitidade da frequência para 40 mil crianças. Ana Mendes Godinho falava hoje …

Esta semana podem "chover" iguanas congeladas na Florida

Esta semana, o Serviço Nacional de Meteorologia da Florida (NWS), nos Estados Unidos, alertou para chuva e frio - e para as iguanas que podem cair das árvores. As iguanas são répteis e têm sangue frio. …

The Strokes são a nova confirmação do NOS Alive

O NOS Alive anunciou, esta quarta-feira, que a banda norte-americana The Strokes vai atuar na edição deste ano do festival, no dia 11 de julho. Os The Strokes são a mais recentemente confirmação do NOS Alive 2020. A …

Jóias de ouro e prata cheias de plástico. Alegada fraude da Tous investigada

A justiça espanhola está a investigar uma alegada fraude com as jóias de ouro e prata da marca Tous que tem lojas em Portugal, depois da denúncia de uma Associação de Consumidores que avança que …

Bagão Félix do lado de Francisco Rodrigues dos Santos na corrida à liderança do CDS

O ex-ministro das Finanças, António Bagão Félix, está do lado do líder da Juventude Popular, Francisco Rodrigues dos Santos, na corrida à liderança do CDS-PP. Francisco Rodrigues dos Santos é um dos favoritos do congresso do …

Isabel dos Santos constituída arguida em Angola

A empresária angolana foi constituída arguida, anunciou, esta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República de Angola. O anúncio foi feito pelo procurador-geral, Heldér Pitta Grós, em conferência de imprensa em Luanda, capital de Angola. Isabel dos Santos …

Oficiais de justiça começam greve parcial até ao final do ano

O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) inicia uma greve, esta quarta-feira, que se prolonga até 21 de dezembro e contempla as horas de almoço e após a conclusão do horário diário. A greve, em moldes …

Arménio Carlos sai da CGTP em fevereiro. Sucessor é escolhido no congresso

Arménio Carlos deixa a CGTP em fevereiro, mas ainda não se sabe quem será o próximo secretário-geral, mantendo-se a dúvida até ao congresso. O secretário-geral da Intersindical, Arménio Carlos, completou 64 anos em junho e, por isso, …