Aumentar salário mínimo só se for para mil euros por mês, diz ex-ministro da Economia

(dr) Clube dos Pensadores

O ex-ministro da Economia, Daniel Bessa

O ex-ministro da Economia, Daniel Bessa, defendeu que “aumentar o salário mínimo não vai ajudar nada”, a não ser que seja de mil euros por mês.

Em entrevista ao Público e à Renascença, o ex-ministro afirmou igualmente que não se revê na solução governativa liderada por António Costa, defendendo que “é necessário criar uma alternativa ao PS”, que “passa por Rui Rio”.

“O pior dos momentos para aumentar o salário mínimo é aquele em que o desemprego tende a explodir, porque se o desemprego tende a explodir, e isso é um problema, aumentar o salário mínimo não vai ajudar nada”, referiu.

O ex-ministro sugeriu ainda que se aumente o salário mínimo para mil euros por mês, “porque deve ser maior” o impacto, referindo-se ao argumento do efeito positivo deste aumento no crescimento económico.

No início do mês, o ministro das Finanças, João Leão, voltou a defender um aumento do salário mínimo nacional “com significado”, mas falou numa subida “equilibrada”. Em entrevista à RTP, o ministro adiantou que o Governo de António Costa tem intenções de “prosseguir com o aumento do salário mínimo” em 2021. 

Porém, João Leão avisou que “o mundo mudou em março” quando questionado sobre se será possível repetir o aumento posto em prática este ano (35 euros).

Em agosto, o Governo deixou cair a promessa de aumentos de 1,1% para todos os funcionários, priorizando a contratação de mais pessoal, mas assegurando a subida do salário mínimo nacional, que deverá dar “um impulso” às remunerações da Função Pública.

A União Geral de Trabalhadores (UGT) pretende um aumento de pelo menos 35 euros e a CGTP reitera a proposta de que chegue aos 850 euros num curto espaço de tempo.

António Costa arrancou a nova legislatura com uma meta: fazer o salário mínimo atingir os 750 euros em 2023 – mais 115 euros do que atualmente.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Este Bessa é mais um mamão e que pensa ter um estômago diferente da classe trabalhadora, pois sobretudo nunca viveu com o salário minimo.

  2. Grande economista que me saíste.
    Um aumento de 57% em plena crise era para estourar grande quantidade de empresas, comércios , etc.
    ideias como estas costuma ter o Nicolas Maduro. Basta ver o resultado.

  3. Devia existir um salário mínimo pelo menos em igualdade com a vizinha Espanha, e não vejo mal nenhum nisso. Porém, a base de tributação para empresas e funcionários também deveria ser reformulada nos mesmos moldes. A carga fiscal Portuguesa é um abuso, uma exploração.

    • “Porém, a base de tributação para empresas e funcionários também deveria ser reformulada nos mesmos moldes”
      E qual é a diferença??

  4. Melhor que aumentar o salário mínimo era fazer render o salário que já têm, diminuindo IVA e outras taxas. Aumentar o salário mínimo vai criar um aumento óbvio nessas taxas e impostos.

  5. Os salários médios é que precisam de ser actualizados e por tabela legal, nada de arbitrariedade patronal. Se não qualquer dia está toda a gente a ganhar o salário mínimo…

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …