Aumenta risco de guerra entre Ucrânia e Rússia

MATEUS_27:24&25 / Flickr

Tanques blindados T-90 do Exército da Rússia

Tanques blindados T-90 do Exército da Rússia

O risco de uma guerra entre a Ucrânia e a Rússia aumenta, advertiu hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Andrii Dechtchitsa, que denunciou a concentração de tropas russas na fronteira oriental do país.

“Eles aumentam, estão cada vez maiores”, disse o chefe da diplomacia ucraniana, numa entrevista ao canal norte-americano ABC sobre os “riscos” de haver um conflito militar entre Kiev e Moscovo.

“A situação é ainda mais explosiva do que há uma semana”, alertou Andrii Dechtchitsa, que falou em diferido a partir da capital ucraniana.

“Atualmente, se as tropas russas invadirem a Ucrânia a partir das regiões orientais, seria difícil pedir aos ucranianos que lá vivem para não responderem a esta invasão militar”, acrescentou.

Dechtchitsa assegurou que Kiev irá recorrer a “todas as medidas diplomáticas e outras sanções económicas e financeiras para parar os russos”, mas acrescentou que a Ucrânia “não sabia que o Presidente russo, Vladimir Putin tinha em mente e que iria decidir”.

Milhares de ucranianos vieram hoje manifestar-se em Kiev contra o receio da Rússia repetir no país a sua operação na Crimeia.

As tropas russas estão prontas para atacar a Ucrânia “a qualquer momento”, afirmou o secretário do Conselho de Segurança Nacional e de Defesa, Andrii Paroubii, que falava na Praça da Independência, em Kiev.

Quase ao mesmo tempo, o ministro da Defesa russo declarou que Moscovo “respeita todos os acordos internacionais sobre a limitação do número de militares nas zonas fronteiriças da Ucrânia”.

Sergei Shoigu tinha assegurado, numa reunião com o seu homólogo norte-americano, Chuck Hagel, que Moscovo não iria invadir a Ucrânia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Comité Judiciário aprovou os dois artigos para destituição de Trump

Os dois artigos de impeachment foram votados favoravelmente pela maioria Democrata na Câmara de Representantes, por uma margem de 23 votos contra os 17 votos da oposição dos deputados Republicanos. O Comité Judiciário da Câmara …

Portugueses são dos que mais confiam nas notícias (mas confiança tem vindo a baixar)

Portugal é um dos países que mais confiam nas notícias, ocupando a segunda posição numa lista de 38 países analisados no âmbito do Reuters Digital News Report 2019. “Portugal destaca-se em 2019, mais uma vez, como …

Angela Merkel eleita (pela nona vez) a mulher mais poderosa do mundo

A chanceler alemã conquistou, esta quinta-feira, o título de mulher mais poderosa do mundo. É a nona vez que a revista Forbes lhe concede o primeiro lugar da lista. A revista Forbes anunciou, esta quinta-feira, o …

Ator e encenador Tiago Rodrigues vence Prémio Pessoa 2019

O ator, encenador e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, é o vencedor do Prémio Pessoa 2019. Tiago Rodrigues, ator, encenador, dramaturgo e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, é …

Portugal não vai ter de devolver verbas a Bruxelas

Todos os programas operacionais ultrapassam em mais de 100% a meta definida para 2019, pelo que Portugal não terá de devolver qualquer verba a Bruxelas. Cada programa operacional tem de dividir a sua dotação por sete …

Nova ponte sobre o Douro não vai estar concluída em 2022

As câmaras do Porto e Gaia admitiram esta quinta-feira que a nova ponte sobre o rio Douro "dificilmente" vai estar pronta em 2022, como estava previsto, apontando para 2020 o lançamento do concurso público. O ponto …

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …