Auditora que não viu problemas do BES representou concorrentes na venda do Novo Banco

Tiago Petinga / Lusa

O Banco de Portugal suspeita da existência de um conflito de interesses pelo facto de a empresa KPMG, a mesma que auditou o BES, não identificando os seus problemas financeiros, ter estado envolvida, enquanto consultora da Anbang e da Fosun, no processo de venda do Novo Banco.

Os contornos do processo de venda do Novo Banco, que foi cancelado pelo Banco de Portugal, são revelados pelo Público que constata que a KPMG deu assessoria financeira a dois concorrentes no processo, respectivamente o Anbang e a Fosun.

Circunstância que gera “controvérsia no meio financeiro e em certos círculos ligados ao Banco de Portugal”, salienta o jornal.

É que, além de haver um “potencial conflito de interesses“, o Público relembra que a KPMG auditou o BES de 2002 a 2014, bem como o BES Angola e outras sociedades do Grupo Espírito Santo, sem ter detectado no seu devido tempo os problemas financeiros que acabaram por levar ao colapso do conglomerado financeiro.

“Não há qualquer conflito de interesse. A KPMG Portugal esteve a apoiar a Fosun e a KPMG Londres esteve do lado do Anbang e ambas as instituições tinham conhecimento do facto e não colocaram obstáculos”, destaca uma fonte oficial da empresa citada pelo Público.

No entanto, continuam a existir suspeitas de que os dois concorrentes chineses “possam ter actuado de modo coordenado“, destaca o jornal.

A KPMG Portugal continua actualmente como auditora do BES “tóxico” e de outros Bancos sob supervisão do Banco de Portugal, apesar de a instituição governada por Carlos Costa ter imputado à empresa responsabilidades e falhas na fiscalização do ex-BES.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Qualquer acção no desempenho de funções da parte de qualquer quadro vincula a empresa… Acções de âmbito profissional, técnico ou do foro criminal vincula os dois. E uma empresa espalhada pelo mundo não perde credibilidade nas suas competências porque uma ou 2 ou 3 equipas suas não detectaram o ‘reboliço’ criminoso das constas “dos BES” como posteriormente se veio a verificar por outro auditor independente contratado pelo BP a suscitar a intervenç0ão do M.Público.

RESPONDER

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …