/

Audições do inquérito ao Novo Banco só deverão arrancar no final de janeiro

1

A mesa da comissão de inquérito ao Novo Banco reuniu-se esta terça-feira e ficou acordado entre os deputados que as audições às diversas personalidades só vão realizar-se depois de se receber toda a documentação solicitada.

De acordo com o jornal ECO, as entidades terão dez dias para enviar ao Parlamento os documentos pedidos, pelo que as primeiras audições só acontecerão dentro de três a quatro semanas.

Em relação à lista de pessoas que serão ouvidas, nenhum dos nomes requeridos pelos partidos foi rejeitado. Além disso, não foi vetaa qualquer documentação solicitada.  Esta semana deverão seguir os pedidos às instituições para que enviem os documentos no prazo máximo de dez dias úteis (duas semanas).

As audições terão lugar às terças-feiras durante todo o dia (abrindo-se a porta a duas audições) e nas tardes de quinta e sexta-feira.

A comissão de inquérito ao Novo Banco, presidida por Fernando Negrão, visa apurar as perdas registadas pelo banco e que foram imputadas ao Fundo de Resolução. Os trabalhos vão prolongar-se durante quatro meses e as conclusões deverão ser conhecidas antes de o Fundo de Resolução fazer uma nova transferência para o Novo Banco.

O PSD foi o partido com a maior lista de personalidades e entidades que querem ouvir – 76. Entre elas está o atual ministro das Finanças, João Leão, mas também o anterior e atual Governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, a ex-ministra do Governo PSD/CDS, Maria Luís Albuquerque, e ainda o ex-Secretário de Estado Adjunto, Tesouro e Finanças, Ricardo Mourinho Félix.

Quanto a personalidades ligadas ao BdP, os sociais-democratas pretendem ouvir em comissão ex-Governador, Carlos Costa, e Pedro Duarte Neves, ex-Vice-Governador do BdP, responsável pela área da Supervisão e ex-Presidente da Comissão Diretiva do Fundo de Resolução.

O atual Presidente do Fundo de Resolução, Luís Máximo dos Santos, é um dos nomes que também consta da lista, ao qual se junta a Presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias, e o Presidente do Conselho de Administração Executivo do NB, António Ramalho.

A nível europeu, o PSD quer ouvir Christine Lagarde, atual Presidente do Banco Central Europeu e ainda o seu antecessor, Mário Draghi.

Na longa lista estão também incluídos os presidentes das comissões executivas da Caixa Geral de Depósitos, Millenium BCP e BPI e vários economistas, entre eles, Francisco Louçã.

O Bloco de Esquerda também divulgou a lista com os nomes de 18 personalidades que pretende ouvir: os ex-administradores do BES/Novo Banco, Vítor Bento e José Honório, para além de João Costa Pinto, ex-presidente do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal; João Filipe Soares da Silva Freitas, diretor do Departamento de Resolução (DRE), e José Brito Antunes, ex-diretor do Departamento de Serviços Jurídicos.

A nível europeu, o Bloco convocou Ger Jan Koopman e Peer Ritter, da Comissão Europeia, respetivamente vice-diretor-geral da Concorrência e responsável pelas ajudas de Estado ao setor financeiro.

O partido quer também ouvir Nuno Vasconcellos, ex-administrador e sócio da Ongoing, e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, pelas suas ligações à empresa Promovalor.

Na lista entregue pelo PAN, composta por 32 entidades, estão também nomes como o do presidente do Conselho Geral e de Supervisão do Novo Banco, Byron Haynes. No entanto, o nome que mais se destaca é o do hacker Rui Pinto.

Maria Campos, ZAP //

1 Comment

  1. Porque razão não liquidaram o banco? Ou então vender o banco mas com os activos tóxicos à tal empresa americana. Desta forma estão os portugueses a pagar por um banco que não dá lucro e que afinal vai ficar nas mãos da tal empresa americana. Já existem tantos bancos em Portugal. alguns bancos estrangeiros já foram embora, porque o mercado português não dava lucro e ainda insistem com este banco. O dinheiro injectado neste banco já dava para reformar antecipadamente todos os funcionários do banco.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.