Produto pertence a uma das marcas citadas em relatório que aponta para a presença de mercúrio em atum enlatado, classificado como um “escândalo sanitário”. Auchan já contactou fornecedora e vai tomar medidas se necessário.
A Auchan questionou o seu fornecedor sobre o patê de atum Petit Navire, uma das marcas citadas no relatório de duas ONG que aponta para a presença de mercúrio no atum enlatado, assegurando que, caso se justifique, tomará medidas.
“[…] A Auchan já solicitou informação ao fornecedor sobre o produto e, caso exista uma medida anunciada por parte da Agência de Segurança Alimentar Europeia, tomará as devidas precauções”, indicou, em resposta à Lusa.
Contudo, a Auchan esclareceu que o único produto da marca Petit Navire que tem à venda é um patê de atum “e não de atum em posta ou pedaços em conserva, nem fresco”.
“As rillettes de atum da Petit Navire são feitas com atum de alta qualidade e são cuidadosamente preparadas para proporcionar um sabor autêntico”, lê-se no site do supermercado, nas informações do produto em causa.
“Estas rillettes de atum são uma opção prática para desfrutar de uma refeição saborosa a qualquer momento. Podem ser consumidas como pasta para barrar, em tostas ou fatias de baguete”, segundo a informação de marketing do produto — o único da marca Petit Navire à venda no Auchan.
“Também podem ser utilizadas como recheio de sanduíches ou como molho para massas, adicionando um toque de sabor marinho aos pratos”, lê-se ainda.
As organizações não-governamentais (ONG) Bloom e Foodwatch divulgaram, no final de outubro, um relatório que indica que o atum enlatado está, em grande parte, contaminado com mercúrio.
Estamos diante de “um autêntico escândalo sanitário“, referiu a presidente da organização não-governamental BLOOM, Claire Nouvian, em declarações ao jornal francês Le Monde.
Esta análise tem por base um estudo que analisou 148 latas de cinco países. Portugal não está incluído, mas a marca Petit Navire, comercializada em Portugal, nomeadamente no Auchan, foi citada no mesmo relatório.
ZAP // Lusa